• FEED

Nadia Cozzi

A Lista dos 10 piores alimentos para o ser humano

27 jun 2011 - Por em Saúde e Alimentação

Recebi um email sobre “Os 10 piores alimentos para o Ser Humano” e concordei com tudo o que foi escrito, mas fiquei pensando, como as pessoas que não tem o conhecimento das trocas que se pode fazer a favor de uma alimentação mais saudável, agiriam, provavelmente com pessimismo e com a famosa frase: “Ah se eu for pensar nisso não como mais nada”.

Mas não se deixe contaminar pelo pessimismo, criei dicas bem fáceis e criativas para você transformar estes alimentos em versões mais saudáveis e saborosas.Conheça o abaixo a lista feita pela nutricionista Michel Schoffro Cook e “soluções” para transforma-los.

10º lugar: Sorvete.

Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e de saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.

Solução: Pois bem, que tal um delicioso sorvete caseiro feito de inhame? Isso mesmo Inhame, dá a consistência perfeita, a liga, não tem sabor, portanto se harmoniza muito facilmente. Além disso, tem grandes propriedades nutricionais. Vale a pena experimentar, é muito fácil de fazer!

Sorvete de Inhame, ingredientes:

  • 500gr de inhame cozido e descascado
  • 01 lata de leite condensado e 01 de leite fresco
  • 01 garrafinha de creme de leite fresco
  • 01 colher de chá de baunilha
  • Modo de Preparar:
  • Bater tudo no liquidificador, a base do sorvete está pronta.

Colocando o sabor:
Baunilha: Acrescente no liquidificador 1 colher de café de baunilha
Chocolate: Acrescente no liquidificador 2 colheres de sopa de cacau em pó. Se quiser fazer o gênero Chocolate Chique, coloque amêndoas picadinhas , nozes, pedacinhos de chocolate amargo, ou o que preferir.
Frutas: acrescente à mistura do liquidificador 1 copo do suco da fruta de sua preferência.

9º lugar: Salgadinho de milho

Desde o surgimento dos alimentos transgênicos, a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ela aponta que esse alimento pode causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor ganho de peso e irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.

Solução: É verdade o milho está quase todo transgênico, mas ainda temos a pipoca orgânica. Promova uma deliciosa rodada de pipoca de verdade, aquela da panela que faz barulho e convide a criançada para participar. Garanto que os salgadinhos serão esquecidos, pois o cheirinho e o carinho são muito mais irresistíveis.

8º lugar: Pizza

Nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas com farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.
Solução: Ah também tenha dó pizza congelada,ninguém merece. Peça uma quentinha na pizzaria mais próxima (é menos prejudicial e bem mais gostosa) ou faça a sua própria massa e chame todo mundo para colocar o recheio favorito.

Aproveite e desvende novos sabores, tenha várias cumbucas com ingredientes diferentes: mussarela ralada, azeitonas pretas picadas, alho poro refogado, cogumelos no azeite, muito tomate orgânico temperado, folhinhas de rúcula e manjericão, ricota temperada, mussarela de búfala, e tudo o mais que a sua imaginação for capaz de criar. Aproveite e faça umas doces também: bananas ou maçãs cozidas com açúcar e canela, brigadeiro, goiabada e queijo branco.


7º lugar: Batatas fritas

Contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, mas também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas.

Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.

Solução: Começo a pensar que o problema maior não são os industrializados, e sim os hábitos das famílias. Já que as crianças amam batatas fritas porque não usar batatas orgânicas fritas em óleo de girassol, feitas em casa lógico?

Conhecem as falsas batatas fritas? Aí vai a receita: Cozinhar ligeiramente as batatas cortadas em cubinhos, escorrer, salpicar sal marinho e jogá-las em óleo bem quente apenas para dourar. Pode ser feito com mandioquinha e mandioca também. É fritura, sim, mas bem menos perversa.

6º lugar: Salgadinhos de batata

Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.
Solução: O conselho do 5º lugar aqui também é válido.

5º lugar: Bacon

O consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.


4º lugar: Cachorro-quente

Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, também nos EUA, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal.

Solução para o 5º e 4º lugares: As carnes em geral são repletas de promotores de crescimento, às processadas ainda se acrescentam os aditivos químicos. Troque tudo isso por um lindo pão caseiro feito com linhaça e gergelim, aberto ao meio, coloque um ovo caipira frito na manteiga, rodelas de tomate temperado com azeite extra virgem, sal marinho e orégano. Acrescente fatias de mussarela ou queijo branco. Leve ao forno para derreter o queijo. Depois de tirar do forno acrescente 1 ou 2 folhas de alface. Coloque num prato bem bonito. Duvido que alguém reclame. Não gosta de ovo? Faça só com queijo.

3º lugar: Donuts (rosquinhas fritas)

Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans – o pior tipo de gordura que você pode ingerir. Essas substâncias estão relacionadas a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contêm, em média, 300 calorias cada.
Solução: Um bolo caseiro substitui muito bem essas rosquinhas horrorosas, puro açúcar. Temos como opção um bolo de chocolate, preferência nacional, mas pode ser de fubá, cenoura, laranja, baunilha.

2º lugar: Refrigerante

De acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola (www.mercola.com), uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos. Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

1º lugar: Refrigerante Diet

É o pior alimento de todos os tempos. Além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte. Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio.

Solução para o 2º e 1º lugares: Sucos, sucos e sucos de frutas. Vitaminas com leite e frutas, banana e chocolate. Deixe seu filho conhecer novos sabores, ofereça, coloque em copos e jarras chamativos, canudos, guardanapos engraçados, mesas enfeitadas. Pense bem, as propagandas e as embalagens são muito mais gostosas que a bebida ou a comida em si, será que não está faltando charme em sua mesa? Será que o belo não está sendo esquecido em função da praticidade? Comemos primeiro pelos olhos, sempre. Capricho, carinho e atenção são os melhores condimentos.

Lembrando: a Natureza cobra, e somos parte dela, nossa natureza é um alimento puro, vivo, com a energia do carinho na escolha, na preparação e no servir.Reveja seus valores nutricionais, converse com seu filho sobre os problemas causados pelo alimento no Ser Humano e no Meio Ambiente. Vale dedicar um pouco mais de tempo para o alimento, o resultado aparece na Saúde e na Consciência.

Fotos: Michael Boone | Sugar Stacks

Sobre o Autor: Nadia Cozzi ( @nadiacozzi | G+ )

Nadia Cozzi

* Consultora de Alimentação Consciente e Desenvolvimento Pessoal. * Pesquisa desde 1994 a Agricultura livre de Agrotóxicos e o Ato de se alimentar e a Consciência de quanto ele interfere na Saúde Física, Emocional e Mental do Ser Humano e os efeitos da produção de alimentos para o Meio Ambiente. * Idealizadora do Instituto Pedro Cozzi - Espaço DAR VIDA – (institutopedrocozzi.blogspot.com.br) * Livros sobre uma nova consciência ecológica: (http://alimentopuro.synthasite.com/livros.php) * Blogs: Alimento Puro: alimentopuro.blogspot.com Bio Culinária: bioculinaria.blogspot.com

Site: http://alimentopuro.synthasite.com - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • anael

    Boto fé não, mestrando em nutrição diser que quem diz “diet tem os mesmos problemas do normal” não tem nenhum erro só pode ser porque não leu direito..E o açucar, não é o inimigo dos nutricionistas??????????

  • NadiaCozzi

    Vc já ouviu falar de aspartame e aditivos químicos> são os componentes dos refrigerantes light, assim como o açúcar e os também aditivos químicos são os problemas dos refrigerantes convencionais. Agora, vc está no site Coletivo Verde que fala e se preocupa com a sustentabilidade, só por isso já valeria a pena não tomar refrigerante. Agora se quiser dados científicos e pesquisas precisará pesquisar por conta própria ou pagar um consultor de alimentação.

  • NadiaCozzi

    Já que vc está discutindo tanto poderia me dizer a sua formação?

  • anaela

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, é piada né???

  • NadiaCozzi

    O Representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), Leonardo Melgarejo avalia que o País está liberando variedades transgênicas numa velocidade que a ciência não consegue responder sobre a segurança da tecnologia.
    Melgarejo diz que, dentro da CTNBio – órgão responsável pela autorização de pesquisa e comercialização dos organismos geneticamente modificados –, o grupo de pesquisadores que defende mais cautela na liberação tem sido sistematicamente voto vencido.
    O gestor destaca que a maioria dos estudos sobre transgênicos é patrocinada por empresas do setor, os quais apontam a ausência de risco. Mas levantamentos independentes, segundo ele, indicam dúvidas.

    Provoca câncer?
    Um dos estudos mais recentes, coordenado pelo professor Gilles-Eric Séralini, da Universidade de Caen, na França, relaciona a incidência de câncer em ratos que se alimentaram do milho geneticamente modificado NK 603.
    “Gostaríamos muito que a maioria estivesse certa e que preocupações que nós enxergamos se mostrassem não significativas no futuro”, afirmou Melgarejo. “Infelizmente, o que vem acontecendo é que mais e mais surgem indícios de problema e esse trabalho do professor Séralini é o primeiro com demonstração de problema sobre a saúde. Problemas ambientais temos muitos.
    ”http://aspta.org.br/2012/11/meio-ambiente-deve-criar-subcomissao-para-avaliar-transgenicos-no-brasil/

  • Ana Celia

    Amava quando eu era criança que morava no interior. nossa alimentação era totalmente saudável, primeiro o fogo era a lenha, feijão cozido na panela de barro, a carne alem de ser criação nossa era cozida na panela de ferro, o leite era das vacas que meu criava, Saudades

  • Rubecy Ferreira de Oliveira

    As propostas de alternativas apesar de serem interessantes ainda estao longe de ser saudaveis. Ainda propoe alimentos muito danosos comonpor exemplo leite consensado e suco de frutas que tem excesso de frutose. Recomwndo quenquem esrivwr realmente interessado em mudar bejanos videos no youyube do Dr Lair Ribeiro e Dr. Ivandelio Sanctus, dentre outros. A lista esta perfeita. A solução porem ainda esta longe de ser eficaz. Dr Rubecy Oliveira

  • Rubecy Ferreira de Oliveira

    Amplie mais os teus estudos. Ouça os videos do Dr Lair Ribeiro e Dr Ivandelio Sanctus do Youtube. Se eu fosse falar por exemplo do Viox, um edicamemto antiinflamatoroo que matou mais de 100 000 pessoas no mundo diria que ele.fora liberado pelas autoridades americanas e FDA apos décadas de estudos. E daí? Pelo amor de Deus nao seja ingenua. Vc e vitima. Esta na base da cadeia de consumidores. Os carnívoros da industria devoram pessoas como vc. Leia e estude mais. Conselho de amigo.

  • Rubecy Ferreira de Oliveira

    Digamos que eu nao vi estudos, nao estava la e nao acredito quw Ninguem pagou por eles. E seguro como o Viox. Rsrs

  • chris

    Quer dizer que vc acha que o bacon é um alimento saudável!!! Gente quanta grosseria…. Estou pasma com comentários tão explosivos. Hoje se faz guerra por qualquer coisa, incrível, até quando falamos de saúde. Talvez estejamos todos com nosso organismo realmente em chamas, resultado de tamanhas explosões.

  • Viva a Vida…rs..

    Se a pessoa tiver que morrer, vai morrer de qualquer jeito, tenha hábitos saudáveis ou não. A cada dia aparecem estudos sobre alimentos e a cada dia eu vejo um resultado diferente. Ja vi pessoas que tiveram hábitos saudáveis que morreram com menos de 30 anos e pessoas de mais de 90 que comeram de tudo a vida inteira. Não acredito em mais nada.

  • Daniel

    Coma com moderação, faça exercícios físicos, tenha pensamentos positivos, ajude os necessitados, trabalhe, estude, ame, pratique a fé e siga a Vida sem ficar com a Mente preocupada, de forma exagerada, com substâncias químicas, qtde, calorias, etc.. Só evite comer comida estragada..

  • Anônimo

    O corpo humano é muito resiliente. Mas os índices de cãncer na Alemanha são muito altos. Tem uma taxa média de 282 casos para cada 100.000 habitantes. Estes número está próximo dos EUA que tem uma taxa de 300( uma das maiores do mundo) e tb são grandes consumidores de alimentos embutidos e processados.
    O corante vermelho da salsicha é um dos mais cancerígenos que existem.
    O câncer é uma doença multifatoral que está relacionada principalmente com hábitos de vida, alimentação e meio ambiente. Existe tb um fator genético mas ele não responde pela maioria dos casos.
    Mas se isso não foi suficiente para te convencer, assista o vídeo ” Como são feitas as salsichas” e busque no google quais são os ingredientes e como são feitas, antes de ir ao banheiro vomitar

  • Lbal9

    Médicos entendem pouco de nutrição, segundo um médico eles só tem 6hs de de aula sobre nutrição durante os 6 anos de curso portanto…

  • Lúcio Ferreira Soares

    O sorvete artesanal, não faz tão mal assim, o único problema é o açúcar. Conheço uma sorveteria em Santos que faz o verdadeiro sorvete italiano que se fazia há 60 anos atrás…uma delicia, e sem gordura hidrogenada.
    Tenho medo de comer carne, porque todas as carnes estão contaminadas. Os peixes dos mares e rios, estão contaminados pelos esgotos das industrias das cidades e dos portos, as aves são criadas em confinamento e recebem várias químicas, como antibióticos e hormônios para o crescimento e também outros remédios, da mesma forma os gados. As verduras, frutas, hortaliças, e outros itens da agricultura são modificados geneticamente, são adubados quimicamente, e são cheios de agrotóxico. Ufa!!! vou morrer de fome.
    Já ouvi falar muito bem do leite, e também mal, da mesma forma do ovo(que pode causar aumento do colesterol). Já ouvi dizer que vitaminas e suplementos quimicamente sintéticos, ou melhor, artificial pode ser prejudicial a saúde, e o contrário também. E a nossa água que é contaminada com o flúor, que não se sabe ainda para o que serve. Como posso então me nutrir de forma certa? Quem pode me ajudar!?

  • NadiaCozzi

    Oi Lúcio, isso é o que as indústrias alimentícias e de remédios querem nos fazer acreditar, mas existem sim muitas alternativas saudáveis, nutritivas e saborosas. Frutas, verduras, legumes, grãos, ovos e cereais orgânicos estão aí à nossa disposição nas feiras orgânicas que são muitas e com preços normais. Temos os agricultores que entregam em casa. Eles podem também dar dicas de leite, carne, frango e peixes sem contaminação. A informação é que está dificultada pelo marketing alimentício, mas um nutricionista funcional pode lhe ser útil ou uma consultoria de alimentação consciente também.

  • Cristiano Dias de Sá

    Aqui em casa comíamos muita fritura. Compramos a fritadeira de ar quente e percebemos a diferença. Emagreci uns 4 Kg e minha esposa uns 2 Kg. Não só a perda de peso é notada, mas parece q a saúde melhora também, a comida não pesa. Mas quando comemos algo frito no óleo, dependendo do que e onde, nos sentimos até mal.

  • Rafael

    Os frangos em confinamento passam por processos de melhoramento genético e são criados de forma que convertam o máximo de consumo possível para construção muscular (carne), além de estarem em ambiente em que muitos fatores são contrados para favorecer o desenvolvimento do animal, por isso se desenvolvem com tanta agilidade. Hoje em dia, um frango é abatido às vezes em 42 dias, tempo tão curto que não justificaria a utilização de hormônios que nem teriam tempo de agir. Essa história de hormônio em frango é uma grande bobagem que pessoas ignorantes saem dizendo por aí, sem antes se informar devidamente a respeito. Preciso falar alguma coisa em relação a possibilidade de hormônios em bovinos? Acho que não, né? Obrigado

  • NadiaCozzi

    Bonita história, que tal assistir a este vídeo?institutopedrocozzi.blogspot.com.br/2012/04/o-atave-foi-selecionado-para-exibicao.html

  • Daniel

    A verdade surgirá com o tempo… Daqui a 40 anos existirá alguém com idade avançada (tipo… uns 70) aparentando ter muito menos (tipo.. uns 45). Quando essa pessoa surgir, perguntem os hábitos alimentares e estilo de vida dessa pessoa. Isso sim é pesquisa em longo prazo!

  • junior

    Morri

  • Luiza

    Concordo em parte, mas quanto ao excesso de leite e queijos sugeridos nas “soluções”, acho que não vale querer resolver um problema criando outro. Este sorvete de nhame pode ser gostoso e não ter trans, mas nem por isso é saudável. Um monte de creme de leite e leite condensado num só alimento…só mesmo comendo uma única colher para não fazer mal.

  • Luiza

    Nossa, com certeza ingerir a carne de um animal que passa a vida confinado e torturado como são os frangos deve ser muito saudável… Só a quantidade de toxinas que estes bichos devem gerar por causa do sofrimento já seria um motivo para não comer. Isso se você estiver pensando só nos seres humanos, mas se tiver uma mente um pouco mais ampla e conseguir ter compaixão por outras espécies, jamais achará uma boa ideia o consumo de frango industrial.

  • Luiza

    Nadia, o problema é que a indústria do leite, que você recomenda amplamente, também não é nada “bonita”. Sei que as pessoas mudam gradualmente, mas não sou eu quem vai recomendar que elas tomem leite de vaca.

    https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=jszYceaoA8o

  • NadiaCozzi

    Luiza eu não sou nem um pouco a favor do leite mas tb não acredito em mudanças radicais, então as sugestões são o primeiro degrau da mudança. Se você ler os outros artigos escritos por mim aqui verá sugestões de leites vegetais e verá minha opinião pessoal sobre o leite.

  • NadiaCozzi

    Luiza vou explicar novamente que não podemos querer mudanças radicais, trocando a enorme quantidade de gordura vegetal e aditivos químicos existentes nos sorvetes industrializados por leite condensado e creme de leite, com certeza você estará ganhando. Além é claro das propriedades existentes no inhame.

  • Gilmar Dias

    Vc (dona do site) diz que recebeu um email sobre “Os 10 piores alimentos para o Ser Humano” e disse que concordou com tudo o que foi escrito”. Agora eu lhe pergunto, vc verificou se cientificamente houve comprovação dessas informações? A suposta veracidade dessa informção está amparadas em que? Em um e-mail que vc não explica nem de onde veio e nem quem é o autor? Só pode estar de brincadeira.

  • NadiaCozzi

    Gilmar Dias a lista foi feita pela nutricionista Michel Schoffro Cook conforme foi citado no texto e essa listagem foi amplamente divulgada nas redes sociais, sites e Blogs de alimentação saudável.
    Não existe a menor necessidade de se verificar a comprovação de dados tão batidos e rebatidos. Todo mundo sabe que gorduras, açúcares, aditivos químicos fazem mal á saúde, se vc tem dúvidas quanto a isso faça uma pesquisa básica ou consulte uma nutricionista.

Mais em Saúde e Alimentação (46 de 60 artigos)
comendo