• FEED

Nadia Cozzi

12 Dicas de alimentação saudável e natural para gestantes

28 nov 2011 - Por em Saúde e Alimentação


Há algum tempo ando ensaiando para escrever este post para as gravidinhas. Qual a alimentação saudável para elas? O que devem ou não comer?

Fui então dar uma pesquisada com algumas amigas especialistas no assunto e reuni algumas dicas que podem ser úteis.

Dicas

Enjôo? O limão é um santo remédio. Pode ser um picolé de limão, uma limonada ou água gelada com gotinhas de limão. Gelados com sabor cítrico são ótimos para melhorar enjôo. Aliás, o limão deve estar sempre presente, pois além da Vitamina C ajuda a digestão. Limão é ótimo para temperar saladas verdes e de preferência cruas que devem ser consumidas em grandes quantidades e mais do que nunca orgânicas, não dá para aceitar agrotóxicos para o nosso bebezinho.

Não fique muito tempo sem se alimentar: quando for se ausentar de casa por períodos mais prolongados, carregue biscoitos caseiros, frutas (banana, maçã ou pêra, por exemplo) ou barrinhas de cereais.

Evite: bebidas cafeinadas, adoçantes artificiais e doces. Não tome bebida alcoólica.

Sal: em excesso provoca inchaço e pressão alta. Abuse dos temperos naturais como cebola, salsinha e ervas variadas – sálvia, manjericão, hortelã e orégano dão um sabor bem especial aos alimentos.

Esqueça: frituras, embutidos e enlatados. Prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos.

Azeite extra virgem ou óleo de girassol: nunca margarina, que é um aglomerado de aditivos químicos. A manteiga pode ser consumida em pequenas quantidades.

Prefira: frutas, legumes e verduras no lugar de produtos industrializados. Fuja dos corantes e conservantes.

Saboreie os alimentos: coma devagar em pequenas quantidades, sem pressa, curta o momento, você está alimentando seu bebezinho também.

Água e sucos naturais à vontade: Temos muitas opções de sucos orgânicos no Supermercado, caso não possa fazer seu suco na hora. Iogurte caseiro é excelente, batido com frutas então fica uma delícia e alimenta. Água de coco natural também é uma boa pedida, nada de caixinhas.

Intestino: Para melhorar seu funcionamento, abuse dos cereais integrais orgânicos, verduras orgânicas cruas, mamão, laranja com bagaço, ameixas pretas secas (coloque em um vidro com água filtrada, deixe na geladeira e beba essa água todas as manhãs).

Grãos: Deixe os grãos para a hora do almoço, à noite eles são um pouco indigestos.

Energia saudável: Cereais integrais orgânicos (arroz, trigo, aveia, centeio, milho) os tubérculos (batatas) e raízes (aipim, inhame, cará) são poderosas fontes de energia. Os cereais integrais orgânicos, além de energia, são ricos em minerais e vitaminas B1, B2 e E.

Tem mais dúvidas a respeito da gravidez? Saiba quem pode te ajudar!

Mas eu sei que conforme a gravidez vai evoluindo e também depois que o bebezinho nasce surge uma série de dúvidas e perguntas. Assim quero indicar pessoas muito especiais que dedicam seu tempo para orientar as mamães.

Dúvida quanto ao Parto? Gisele Leal, doula, bióloga, ativista do Parto do Princípio, ativista e membro fundadora do MAHPS (Movimento de Apoio à Humanização do Parto em Sorocaba) e autora do blog Mulheres Empoderadas.

Adriana Zamblerna do site Webfilhos.

Simone de Carvalho autora do livro Na pele de Jó e responsável pelo AMS Aleitamento Materno Solidário, uma página no Facebook muito ativa, onde mamães mais experientes ajudam outras iniciantes. O AMS, a Lente Materna fotografia e o site Webfilhos estão com um projeto na Catarse, chamado “Há cura em suas mamas” para incentivar o aleitamento materno e estimular as mães a se cadastrarem como doadoras e assim, ampliar o estoque de leite para distribuição às crianças hospitalizadas que não podem ser alimentadas diretamente pelas mães. Participe do projeto clicando aqui!

Agora se você tem dúvidas sobre ser mãe leia “Quero mesmo ser mãe?” de Maristela Tesseroli e mais 2 autoras, que fazem uma reflexão embasada em entrevistas com especialistas da área, como pediatras, obstetras, psicólogos e sociólogos.

SOCORRO! SOU MÃE DE 1ª VIAGEM

Quer falar pessoalmente com todas essas mulheres maravilhosas? Elas vão participar de um bate papo delicioso chamado SOCORRO! SOU MÃE DE 1ª VIAGEM, na próxima 4ª. feira, dia 30 de novembro às 19,30hs, na Livraria Saraiva do Shopping Ibirapuera. Vou estar lá como mediadora esperando por vocês.

Agora vamos lá para as nossas receitinhas:

Sorvete de Limão Caseiro

Ingredientes:

  • 4 claras tipo caipira em neve
  • 2 colheres (sopa) de açúcar orgânico
  • A medida de 1 lata de creme de leite fresco
  • 1 lata de leite condensado
  • Suco de 2 limões orgânicos
  • Raspinhas de limão

Modo de Preparar
Bata as claras em neve. Acrescente o açúcar. Deixe gelar por aproximadamente 1 hora. Acrescente o creme de leite, o leite condensado, o suco de limão e as raspas de limão. Leve ao freezer ou congelador. Sirva com raspinhas de chocolate meio amargo para enfeitar.

Sorvete de Inhame e limão

Ingredientes:

  • 500gr de inhame cozido e descascado
  • 01 lata de leite condensado
  • 01 lata de leite fresco
  • 01 garrafinha de creme de leite fresco
  • 01 colher de chá de baunilha
  • 01 xícara de suco de limão

Modo de Preparar:
Bater tudo no liquidificador, se precisar coloque um pouco mais de leite fresco. Prontinho!

Crumble de Frutas

Ingredientes:

  • 2 bananas picadinhas
  • 2 maçãs picadinhas
  • 1 xícara de farinha de trigo orgânica
  • 1 xícara de farinha de trigo integral orgânica
  • ½ xícara de açúcar demerara orgânico
  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 1 xícara de farinha de castanha do Pará
  • 1 colher de sopa de canela
  • 1 pitadinha de noz moscada
  • ½ pacote de manteiga

Modo de Preparar:
Misture as farinhas com a manteiga formando uma farofinha. Em um refratário coloque as frutas picadinhas e cubra com a farofa. Leve ao forno e deixe assar por 30 minutos em forno 180 graus.

Sobre o Autor: Nadia Cozzi ( @nadiacozzi | G+ )

Nadia Cozzi

* Consultora de Alimentação Consciente e Desenvolvimento Pessoal. * Pesquisa desde 1994 a Agricultura livre de Agrotóxicos e o Ato de se alimentar e a Consciência de quanto ele interfere na Saúde Física, Emocional e Mental do Ser Humano e os efeitos da produção de alimentos para o Meio Ambiente. * Idealizadora do Instituto Pedro Cozzi - Espaço DAR VIDA – (institutopedrocozzi.blogspot.com.br) * Livros sobre uma nova consciência ecológica: (http://alimentopuro.synthasite.com/livros.php) * Blogs: Alimento Puro: alimentopuro.blogspot.com Bio Culinária: bioculinaria.blogspot.com

Site: http://alimentopuro.synthasite.com - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário