• FEED

Dan Lima e Carol Guilen

6 motivos ambientais para você parar de fumar cigarros

30 ago 2012 - Por em Vida Verde

campanha tabagismo 2012

O governo Federal através do INCA – Instituto Nacional de Câncer, está promovendo a campanha Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta. Ontem, dia 29/8, foi o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Eu não fumo, e faço de tudo para combater esse vício entre as pessoas que conheço. Até hoje eu sempre apresentava para as pessoas informações sobre os malefícios do cigarro para a saúde: diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, dentre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo.

Mas até hoje eu não havia pensado na faceta ambiental da questão. Quando vi as informações da campanha tomei um susto e reforcei ainda mais a minha luta contra o tabaco. Para nós que acreditamos em um mundo melhor e mais sustentável, definitivamente o cigarro não tem lugar.

Quando se analisa a cadeia de produção do tabaco, encontramos um enorme passivo ambiental até então desconhecido pela maioria da sociedade. Confira aí os principais:

embalagens de agrotóxicos

  1. Desmatamento: Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é queimada. Cada 15 maços de cigarro que chegam ao mercado sacrificam uma árvore. As folhas de fumo de onde se extrai o tabaco são secas em fornos e estufas aquecidos pela queima de madeira. Será que toda a madeira utilizada provem de reflorestamento? Será que o cigarro produzido ilegalmente utiliza madeira certificada e com origem comprovada? SEJA INTELIGENTE, PARE DE FUMAR.
  2. Uso de agrotóxicos: O uso de agrotóxicos é um problema muito sério na agricultura brasileira. Na produção de fumo não é diferente. Infelizmente nessa cultura o uso destes venenos é indiscriminado. Pesquisas do Governo Federal apontam que, na cultura do fumo, a maioria das embalagens de agrotóxico são descartadas de forma inadequada, e os trabalhadores não utilizam nenhum tipo de equipamento de proteção, ficando expostos aos efeitos nocivos desses venenos. AGROTÓXICO E FUMO MATAM!!
  3. Agricultores doentes: O contato prolongado e contínuo com os agrotóxicos é causa direta de problemas de saúde dos trabalhadores, causando dores de cabeça constantes, vômitos, além do desenvolvimento de alterações comportamentais, que podem evoluir para depressão e até suicídio.  EVITE DOENÇAS. PARE DE FUMAR.incendio
  4. Incêndios: estima-se que 25% dos incêndios tem origem no lançamento de bitucas de cigarro acesa. CIGARRO, APAGUE ESSA IDÉIA.
  5. Poluição do ar: a fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, dentre elas arsênico, amônia, CO2, substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Este monte de tranqueira é liberada no ar a cada tragada. Você já imaginou o quanto o ar é poluído em um dia com os milhões de fumantes espalhados pelo mundo? E O QUE FALAR DE SEUS PULMÕES!
  6. Poluição do solo e da água: uma bituca de cigarro leva 5 anos para se decompor. Estima-se que, de todo o lixo descartado irregularmente em praias, ruas e rodovias, 25% são bitucas de cigarro. Além de poluir, os filtros de cigarro são ingeridos por peixes, animais marinhos e aves levando muitos a morte. JOQUE FORA O CIGARRO, MAS DE UMA VEZ POR TODAS.

bituca no chão

Imagens: Wiki Notícias / Jangadeiro / MCL

Sobre o Autor: Dan Lima e Carol Guilen ( @carol_guilen | G+ )

Dan Lima e Carol Guilen

Ele, advogado, ela, bióloga. Um casal de consultores em Sustentabilidade: dentro de casa é que começa o exemplo!

Site: http://donossoquintal.wordpress.com - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário