• FEED

Acessórios de Thiana Santos unem a sofisticação do mundo fashion à consciência da sustentabilidade

23 nov 2010 - Por em Arte e Design

Pet na moda ou na decoração. A reciclagem é a saída para diminuir o impacto do lixo gerado e desprezado inconseqüentemente no meio ambiente. O que seria “lixo”, nas mãos de Thiana Santos, artista plástica de Recife, torna-se um trabalho arrojado, cheio de estilo, design moderno e sofisticado, com sua assinatura forte, distinta e, cheio de suas convicções.

Peças de um bom gosto tão absurdo que levam àqueles que não acreditam na reciclagem ou reuso com beleza e classe, a refletirem sobre seus conceitos (principalmente os de consumo). Thiana nos deu uma entrevista linda tempos atrás. O resultado de seu trabalho que une sustentabilidade, moda e arte realmente é encantador.

Ela cursou Belas Artes, fez cursos de pintura em porcelana, textura em parede, ourivesaria, porém, afirma que se realizou ao descobrir habilidade para desenvolver produtos, a partir da reutilização de materiais. Ela define sua arte como conseqüência de seu objetivo de re-significar a reutilização de garrafas pet para o desenvolvimento de produtos artesanais, promovendo um resultado sofisticado e inovador. Tanto consegue que já ganhou diversas revistas, mídias significativas e, o Fashion Rio. Thiana também defende que o designer tem um papel importante nesse processo de conscientização do consumidor responsável e, por isso, tem o dever de desenvolver produtos de qualidade, aliado ao compromisso com as questões ambientais.

Thiana nos explica seu processo criativo: “Foi através de experimentações, que adaptei as ferramentas que usava para produzir as jóias artesanais, passando a usar nas garrafas, descobri que é possível modificar a forma e a textura, dando uma nova “cara” ao pet. Desenvolvi diversas texturas como: Fosca, Cristal e Névoa, aplicadas com uma máquina semi-profissional. A técnica do “sanduiche” de Pet, utilizada em alguns produtos me possibilita interferir com outros materiais como as sobras de tecidos, filetes de pet, palha entre outros.

Diversas técnicas de queima também são utilizadas, pois o pet reage de forma diferente a várias ferramentas, por exemplo, o calor através da vela é diferente do calor através de uma chapa quente. Estou sempre pesquisando, experimentando ferramentas que possam trazer um resultado diferente, um acabamento perfeito, sem utilizar produtos que possam vir a modificar a essência do material, não uso produtos químicos ou tóxicos, como as colas, tintas e vernizes, que possam prejudicar o ciclo do produto. As peças podem ainda seguir para uma empresa recicladora. O produto que faço NÃO é reciclado, e SIM reciclável. Os produtos são desenvolvidos a partir da REUTILIZAÇÃO de garrafas pet.”

Entendemos cada peça da artista plástica como uma expressão de amor à moda, à arte e ao meio ambiente. Que sirva de inspiração para todos nós. Estilo e sofisticação são totalmente possíveis na reciclagem.

Mais: Blog: Thiana Santos Blog | Entrevista para Duas Moda e Arte
Endereço: Atelier Tiana Santos – Rua Aurora 533 – 2º andar, Boa Vista, Recife – PE

Sobre o Autor: Lu Jordão ( @lupjordao | G+ )

Site: http://www.duasmodaearte.com.br - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • Pingback: Tweets that mention Acessórios de Thiana Santos unem a sofisticação do mundo fashion à consciência da sustentabilidade | Coletivo Verde - Produtos Ecológicos -- Topsy.com()

  • Glauce Borges

    As peças dela são lindas e, realmente, sofisticadas! Parabéns à Thiana pelo trabalho digno de inspiração!
    PS: reciclado não é reutilizado? reciclável não é o que pode ser reutilizado?

  • Oi Glauce reciclado é reutilizado sim. Porém, nem tudo o que foi reciclado, pode ser reutilizado SEM PREJUÍZOS AO MEIO AMBIENTE. Quando a artista plástica afirma que não usa tintas, colas que agridem ao meio ambiente é justamente para que, após a reciclagem feita por ela, este produto ainda possa ser reutilizado ou, reciclado porque respeitou critérios rigorosos para isso. Resumindo: o ciclo de aproveitamento pode continuar. A reciclagem com critérios. Um beijo grande e vamos trocando!!

  • FANTASTICO! Fico admirada com tanta criatividade! Ainda mais se usada a favor do meio ambiente como neste caso… sem comentários! D+! Parabéns à Thiana… pela atitude, pela idéia e pelas belas peças que produz!

  • Mariana Piccoli

    Esta é uma clássica confusão de termos. Pelo que estudei para meu trabalho de conclusão (um móvel multifuncional feito a partir da reutilização de resíduos industriais) posso definir reutilização como: reuso do material sem que seu estado original seja modificado. Ou seja, não há reprocessamento nem mudanças químicas no material. Já reciclagem é o ato de recuperar a parte útil dos resíduos e reintroduzi-los no ciclo de produção, de modo que eles voltem a atuar como matéria-prima.

    Ou seja, o que a Thiana faz é reutilização!
    E parabéns ao trabalho dela, muito interessante.