• FEED

Clovis Akira

Agricultura Natural: o que o Japão pode ensinar ao mundo em relação a práticas agrícolas

05 jul 2012 - Por em Saúde e Alimentação

Os japoneses possuem a maior média de expectativa de vida do mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das Nações Unidas (ONU). O Japão, inclusive, é um dos países onde se concentra o maior número de pessoas centenárias, cerca de 40 mil.

Um dos fatores ligados a essa longevidade certamente é a alimentação, muito mais natural e saudável do que em países ocidentais. O histórico que os japoneses têm, por sua vez, em relação aos cuidados com a agricultura é exemplar.

Mokiti Okada e a agricultura natural

Muito antes de alguns termos como sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e alimentação natural entrarem em voga, o filósofo japonês Mokiti Okada (1882-1955), ainda na década de 30, instituiu no Japão um programa de agricultura natural, como ficou posteriormente conhecida esta prática.

Desenvolvida respeitando-se alguns princípios naturais definidos por Okada, a agricultura natural parte da tese de que o espírito é inerente não somente aos seres humanos, mas aos animais, aos vegetais e a todos os outros seres sencientes. Além disso, há uma ênfase especial ao solo, considerado como organismo vivo.

Saiba mais

A ideia é bem interessante e merece uma atenção especial. Separamos, a seguir, alguns trechos do site MegaAgro e da Fundação Mokiti Okada, a respeito da filosofia em que baseia-se este conceito de agricultura natural:

“Sendo o solo o maior organismo vivo do planeta, é de se considerar a importância do respeito que a ele se deve ter para a preservação da vida humana, em níveis espirituais e materiais, razão por que a Agricultura Natural centra, nele, a base de seu trabalho.”

“O atual excesso de alimentos contaminados por agrotóxicos lançados nas plantas e no solo tem resultado no aumento crescente de doenças, o que contribui para a elevação do índice de pobreza e de conflitos na vida humana. Isso requer uma responsabilidade consciente para a produção e o abastecimento de alimentos verdadeiros e sadios, indispensáveis para a criação de uma sociedade saudável, próspera e pacífica.”

Sobre o Autor: Clovis Akira ( @clovisakira | G+ )

Clovis Akira

Contabilista, Consultor em sustentabilidade , Articulista do Jornal Sete e admirador da cultura japonesa.

Site: http://clovisakira.blogspot.com - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • NadiaCozzi

    Oi Clóvis, parabéns por seu post. Todo o meu trabalho na área da alimentação consciente é baseado no trabalho desse Mestre. Há 17 anos que estudo seus ensinamentos e compartilho com meus alunos e seguidores. Abraços

  • Olá Nadia, obrigado pelo comentário. Toda minha familia é adepta da filosofia Messiânica, do qual o seguem os ensinamentos de Mokiti Okada. E o exemplo da alimentação natural eu tenho em casa. Obrigado

  • Pingback: Agricultura natural: caminho para uma alimentação saudável | CONTEM()

  • Caroldaemon

    Muito bom, Clovis, sou fã da Korin tb.

  • Raulsales

    Olá Clóvis, sou estudante de Agronomia e gostaria de saber que fontes, como e onde eu posso estudar melhor essa técnica pois acredito que no futuro fará muita diferença!
    Desde já agradeço e parabéns pelo post!

  • Olá você pode acessar  o site  http://fmo.org.br lá  você encontrará maiores informações, e obrigado  por prestigiar nosso trabalho

  • Andson Boasorte

    parabéns pela postagem, gostei muito.

  • helves

    Eu desejaria muito saber como agia e pensava Mokiti Okada no inicio da agricultura Natural, tanto no japão como no Brasil. Se ele teve parceiros,como plantava e colhia,as pessoas plantavam e seguiam suas informações,quais  os resultados?
    Agradeço muito as informações.Pode enviar para helves_france@hotmail.com
    @hotmail:disqus 

  • Kenji Tinhoso Ateu

    Sinto saudades das plantações de arroz do Japão, como é lindo.

  • Marcos

    tenho que apresenta na escola, um trabalho, que fala,agricultura natural.Tem jeito de voce me ajuda ai.?

  • Yvan Agrônomo

    Curso agronomia em uma universidade que trabalha o social, e na agricultura prioriza a agricultura familiar e camponesa, vendo esse exemplo do Japão fico ainda mais embasado na possibilidade de se trabalhar agroecologicamente!

  • Diendis Rogers

    conheça agora a empresa Moa uma empresa de origem do Japão que esta tentando compartilha esse conhecimento com o Brasil,lembrando que o Japão tem os índices de câncer são muito poucos http://www.moa.org.br/