Nadia Cozzi

Água Aromatizada – Alternativa saudável aos refrigerantes

28 fev 2012 - Por em Saúde e Alimentação

Verão, calor, sol. Que tal aproveitar cores, sabores e perfumes desta estação iluminada?

Nosso paladar pede coisas leves, buscando uma sensação de frescor. Janelas abertas deixando entrar aquela brisa suave que nos envolve e revitaliza. Queremos enfeitar a casa com flores do campo, ver o mar, cair numa piscina ou até mesmo entrar embaixo de um chuveiro geladinho. Nosso paladar muda, frutas, verduras e legumes entram com prazer em nosso cardápio e água… Muita água!

Uma ótima dica para essa época são as águas aromatizadas naturalmente. Hidratantes, diuréticas, favorecem a eliminação de toxinas, e permitem os mais extraordinários sabores. São tão lindas que enfeitam a mesa e agradam os olhos e o paladar.

As águas aromatizadas são novas por aqui, mas vem sendo utilizadas para vários fins há muito tempo. Aromatizadas com rosas, laranja, anis eram as bebidas favoritas em locais com restrições ao álcool feitas pelo Alcorão. Egípcios, gregos e romanos as usavam na limpeza das mãos em jantares de gala, pois ainda não conheciam os talheres. Ainda usamos as tigelinhas com lavanda em jantares mais formais, herança dessa época.

Dicas na preparação de águas aromatizadas naturalmente

Vamos à algumas dicas na preparação de águas aromatizadas para amenizar o calor e hidratar nosso corpo. Sempre utilize água filtrada ou mineral bem gelada, fica bem legal adicionar alguns cubinhos de gelo. Deixe por volta de 1 hora para conseguir acentuar o sabor:

  • 2 ou mais galhinhos da erva de sua preferência (hortelã, alecrim, manjericão, capim limão, etc). Pode  misturar várias.
  • Rodelas de limão, laranja, estrelinhas de carambola, sementes de romã. Pode usar cascas em espirais para decorar, desde que sejam orgânicas.
  • Especiarias como gengibre, cravo, anis-estrelado ou canela em pau. Experimente água com mel, manjericão e nozes.
  • Pétalas de rosas (sem agrotóxicos) com umas gotinhas de água de rosas (encontrada em lojas árabes e supermercados)
  • Crie sua própria água misturando alguns dos itens acima: laranjas ou limões com cravos espetados. Misture ervas de sua preferência. Fica lindo numa jarra de vidro transparente.
  • Outra idéia é colocar pedacinhos de ervas ou especiarias dentro da água que vai fazer o gelo, combinando com o sabor que escolheu. Um pouco de licor de menta na água do gelo também vai dar um efeito bem especial.

Não se esqueça de comparar com as industrializadas e ganhe em saúde e sabor fazendo a água do seu jeitinho.

Água aromatizada industrializada não é saudável. Compare!

Refrigerante de Citrus de Baixa Caloria H2OH Garrafa – 500ml

Ingredientes: Água gaseificada, suco de limão concentrado, vitaminas: B3, B5, B6, aromatizantes: aroma natural, de limão e aroma natural de grapefruit, acidulante ácido cítrico, conservadores: benzoato de sódio e sorbato de potássio, edulcorantes: aspartame (21mg/100ml) e acessulfame de potássio (8,5mg/100ml), sequestrante EDTA cálcio dissódico. Não contém gluten.

Fonte: Pão de Açucar

Água de coco é uma ótima opção!

Outra dica para o verão é a água de coco. Preferência nacional em todas as praias do país. Rica em nutrientes e sais minerais, considerada um isotônico natural, contém vitaminas C e do complexo B. Saborosa, refrescante e um excelente reidratante.

Mas tudo isso é a água de coco natural, aquela que vem do coco mesmo, uando industrializada já vem acompanhada de alguns aditivos químicos não muito saudáveis. Além do sabor à La Sabão de coco, característico dessas bebidas em caixinhas. Compare!

Água de Coco DUCOCO 1 Litro

Ingredientes:Água de coco, frutose (menos de 1% para correção de brix) e conservador INS 223. Não contém gluten.

Fonte: Pão de Açucar

Água de Coco TAEQ 200ml

Ingredientes:Água de coco, frutose (máximo 1%) e conservador metabissulfito de sódio. Não alcoólico, não fermentado. Não contém gluten.

Fonte: Pão de Açucar

Fotos: b12patch / sheknows / nancycreative

Sobre o Autor: Nadia Cozzi ( @nadiacozzi | G+ )

Nadia Cozzi

* Consultora de Alimentação Consciente e Desenvolvimento Pessoal. * Pesquisa desde 1994 a Agricultura livre de Agrotóxicos e o Ato de se alimentar e a Consciência de quanto ele interfere na Saúde Física, Emocional e Mental do Ser Humano e os efeitos da produção de alimentos para o Meio Ambiente. * Idealizadora do Instituto Pedro Cozzi - Espaço DAR VIDA – (institutopedrocozzi.blogspot.com.br) * Livros sobre uma nova consciência ecológica: (http://alimentopuro.synthasite.com/livros.php) * Blogs: Alimento Puro: alimentopuro.blogspot.com Bio Culinária: bioculinaria.blogspot.com

Site: http://alimentopuro.synthasite.com - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • http://www.facebook.com/flor.baez Flor Baez

    Fiquei apaixonada por isso! Vou fazer hoje mesmo! 
    Gratidão,

  • Pingback: Águas aromatizadas… « … é o novo preto

  • http://www.tudosobreplantas.com.br/blog Anderson Porto

    Publicação muito boa! Excelentes e valiosas informações, meus parabéns! Com sua permissão, gostaria de divulgar lá no blog que coordeno. Abraço!

  • http://www.facebook.com/pamela.barbosa.9674 Pâmela Barbosa

    adorei as receitas e as dicas,são importantíssimas pra mim e todos nós

  • http://www.facebook.com/pamela.barbosa.9674 Pâmela Barbosa

    adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiii as dicas nota 10 para a saúde!

  • Pingback: Necessaire – Água aromatizada: refrescante e super natural

  • marly brito

    sou cardiaca e nao gosto muito de tomar agua por isso gostaria de estar recebendo dias saudaveis

  • Cristina Grava Neves

    Nossa é muito interessante essa matéria !!!!
    Nosso planeta;está muito poluído,e precisamos urgentemente nos alimentar de produtos naturais,sem agrotôxicos.
    Gostaria de saber;como prepará-los.
    Abraços

  • Wander

    Mas não usem a carambola. Uma recente pesquisa científica apontou uma substância na carambola que prejudica os rins.

  • Edu

    Falta uma lei que obrigue aos estabelecimentos que oferecem refeições, a disponibilização de água filtrada, seja em jarras ou bebedouros. Isto já é feito em alguns países da Europa. Existe uma cultura da necessidade de se beber algo com sabor durante as refeições, e geralmente se empurra algum refrigerante ou assemelhado. Não é oferecido chá, ou água natural ou aromatizada, pois o lob das distribuidoras de bebidas é poderoso.

  • Denyze Venturini

    Aqui,se vc não pedir um refrigerante durante a refeição,o garçom vem 10 vezes perguntar,até a gente se sentir expulsa do mesmo…é mole????

  • GEAN

    ADOREI A IDEIA!!!

  • Gilmar Gonçalves da Silva

    Não entendi a propaganda?

  • Roberto Santos

    O dia que todos cairem na real e pararem de levar refrigerantes (VENENO) para casa, todos as famigeradas fábricas sucumbirão. Água de coco em caixinhas não prestam, tem que ser embalada no coco mesmo. O terceiro melhor alimento do mundo. Tem o poder de acabar com qualquer infecção que se inicia, como a candidíase e cândida albicans dentre inúmeras outras. Deve-se consumir água de coco a vida toda.

Mais em Saúde e Alimentação (23 de 60 artigos)