• FEED

Nadia Cozzi

11 Dicas de alimentação saudável para você ficar mais bonita(o)

15 mar 2012 - Por em Saúde e Alimentação

Seu corpo é como um edifício, seu bem estar depende da solidez na construção de seus alicerces. Reveja seus hábitos alimentares”. Do livro Beleza e Personalidade de Verônica Dengel.

Um livro antigo, mas com conselhos maravilhosos para a saúde e a beleza. Tenho assistido muitas transformações se operarem por esta simples correção. O primeiro passo é valorizar a preparação das refeições da família, o sucesso dela depende do material de construção que você fornece em cada refeição.

A aparência externa do corpo é um reflexo do que se passa internamente, por isso a necessidade de alimentos com grau de pureza cada vez maior.Cultivar a beleza começa por uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes e cereais sem agrotóxicos ou aditivos antinaturais.

Precisamos da força total do alimento, com todos os seus nutrientes para que essa máquina fabulosa chamada corpo humano trabalhe com toda a sua perfeição. Que tal conhecer um pouco mais sobre os alimentos e sua influência em nosso organismo e claro resolver uns probleminhas que tanto incomodam?

Olheiras


Podem ser por noites mal dormidas, alergia a determinados alimentos ou rins que não funcionam bem. A Quinua estimula o funcionamento dos rins e mantém os hormônios equilibrados. Outros alimentos importantes: trigo integral, feijão e brotos.

Varizes e Vasinhos

Causados por deficiências hormonais ou problemas no fígado. Reforçar o consumo da Vitamina E e do Selênio podem ajudar a resolver o problema. Que tal apostar nas castanhas, no abacate e nas amêndoas?

Unhas quebradiças

Pode ser falta de cálcio, zinco e magnésio presentes nas sementes de abóbora e girassol. Brócolis, couve de Bruxelas, lentilha, repolho, feijões e cereais integrais orgânicos também são excelentes fontes desses minerais.

Gordura localizada

Se combate com frutas diuréticas como melancia e abacaxi, que ajudam a eliminar as toxinas do organismo. Mudar hábitos alimentares investindo nas verduras e cereais integrais orgânicos aumentam a ingestão de fibras e levam o intestino a funcionar melhor é um bom caminho. Outros alimentos a serem inseridos em nossa alimentação são chuchu, tomate, aspargo, alcachofra, alface, espinafre, manga, pêssego, morango, pêra, melão, uva e chá claro. Que tal este suquinho? Bata 2 fatias de melão com a semente + 1 copo grande de chá de erva doce no liquidificador, coe e sirva em seguida.

Lábios rachados

Abuse dos vegetais orgânicos verdes escuros como a rúcula, almeirão, couve e escarola. Pode ser falta da vitamina B2.

Cabelos bonitos

Invista em boas fontes de proteínas como ovos, iogurtes, queijos, leguminosas e grãos integrais orgânicos. Perdendo cabelo? Brócolis, nozes, feijão, banana, aveia orgânicos. Para deixá-los brilhantes é a vez das algas, brotos, cereais e sementes orgânicas. Frutas vermelhas como o morango, framboesa, amora, romã melhoram a circulação sanguínea no couro cabeludo, favorecendo a chegada dos nutrientes.

Pele bonita e rejuvenescida?

Folhas ou frutas de cor roxa como mirtilo, cereja, berinjela, uva, alface e repolho roxos, potentes na remoção dos radicais livres que envelhecem a pele. Outro segredo está na vitamina C, essencial para a formação do colágeno, prevenindo a flacidez. Lembrando que se deve consumir o alimento logo após descascar a fruta ou preparar o suco, pois o nutriente oxida muito rápido.

Tanto o mamão quanto a cenoura são ricos em vitamina A, importante para a recuperação e regeneração do tecido celular e fundamental para a saúde dos cabelos, pele e unhas. Em tempo de verão o caroteno é excelente para garantir maior permanência do bronzeado. Uma boa vitamina pela manhã com suco de laranja, mamão e cenoura, alimenta, faz bem para a pele e garante aquela corzinha por mais tempo.

Combater o Estresse

Castanha do Pará tem alto teor de selênio que evita os efeitos produzidos pelas situações estressantes, além de atuar no equilíbrio da tireoide.

Compulsão por doces

Gérmen de trigo misturado às sopas, vitaminas, iogurtes ou frutas. Sem sabor, contém cromo cuja carência leva à compulsão por doces, fast-foods e gorduras.

Celulite

Ômega-3 nela. Facilita a saída de gordura do organismo, alivia a TPM e diminui a inflamação das células. O salmão é apontado como um grande campeão de ômega 3, por isso criaram-se grandes criadouros de salmão e encontramos problemas como promotores de crescimento nos peixes, visando mais lucro em menos tempo. O atum sofre por estar em processo de extinção, temos então as pequenas, saborosas e populares, sardinhas, que abrigam o famoso ômega-3 e tem um preço bem acessível. A semente de linhaça também é uma boa opção.

Perdendo o peso e a barriga

Para a perda de peso a grande estrela é a maçã, com alto teor de pectina em sua casca. A pectina é uma fibra que se transforma em gel no estômago e envolve parte da gordura ingerida, que é eliminada sem ser absorvida pelo organismo. Para perder a barriga, coma abacate. Já foi vilão no passado, mas hoje se sabe que ele é rico em gorduras monoinsaturadas e que também combate o acúmulo de gordura no abdômen e a vontade de comer doces.

Resumindo a ópera, para se ter saúde e beleza temos que cuidar bem de nossa alimentação, escolhendo alimentos de qualidade, orgânicos e fazer um prato bem saudável e colorido.

Esses alimentos têm também espaço garantido nos tratamentos de beleza, quem é que já não ouviu de uma tia ou avó truques e receitinhas de beleza usando ingredientes da cozinha? Os sais que limpam a aura, os aromas das ervas e temperos que relaxam e dão prazer no banho, a viscosidade dos óleos que amaciam a pele, a refrescância das frutas nutrindo os cabelos.

Não há quem não goste de se sentir cuidada. Banhos, esfoliações, massagens, aumentam a consciência do nosso corpo, melhoram nossa autoestima e, consequentemente, a relação com o mundo à nossa volta. Mas isso é tema para o nosso próximo artigo.

Pesquisa: Elle / Boa Forma
Fotos: somadjinn / Egahen 2 / african_fi / african_fi / januszek

Sobre o Autor: Nadia Cozzi ( @nadiacozzi | G+ )

Nadia Cozzi

* Consultora de Alimentação Consciente e Desenvolvimento Pessoal. * Pesquisa desde 1994 a Agricultura livre de Agrotóxicos e o Ato de se alimentar e a Consciência de quanto ele interfere na Saúde Física, Emocional e Mental do Ser Humano e os efeitos da produção de alimentos para o Meio Ambiente. * Idealizadora do Instituto Pedro Cozzi - Espaço DAR VIDA – (institutopedrocozzi.blogspot.com.br) * Livros sobre uma nova consciência ecológica: (http://alimentopuro.synthasite.com/livros.php) * Blogs: Alimento Puro: alimentopuro.blogspot.com Bio Culinária: bioculinaria.blogspot.com

Site: http://nadiacozzi.yolasite.com - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • Pingback: Alimente-se bem! 15 dicas para uma vida mais saudável… | eco-oking.com.br()

  • Carina Abreu

    Que dicas interessantes! Vou tentar utilizar gérmen de trigo para controlar a minha fúria por doces! :)

  • Gostei muito das dicas, buscarei aplicar no dia-a-dia =)

  • Lucilda

    Maravilhoso!!!
    Otimas dicas de alimentação e enfatizando sempre a excelência do seu cultivo orgânico.
    Sou produtora de kiwi orgânico e tenho um espaço exclusivo dedicado a comercialização de orgânicos.
    Acredito de copo e alma na natureza e sua alquimia.
    As plantas e seus frutos são o elo que nos liga a mãe terra e promovem a saúde docorpo e da alma.
    Obrigado por estuda-las e nos transmtir seu conhecimento.
    Abraços.
    Lucilda.

  • Ola Lucilda que bacana!!
    Parabéns por sua empresa, como ela chama e aonde fica? Conte mais, ficamos curiosos =)
    Abraços

  • Andrea

    Nossa!!
    Essas dicas são realmente muito interessantes, principalmente a dica sobre compulsão por doces =D.

    Preciso melhor isso.

    Andrea Nascimento
    http://www.saudeamesa.com.br

  • Nossa, nossa, amei as dicas…  Mesmo mesmo, no fundo nós sabemos, mas com a correria do dia dia acabamos por descuidar da alimentação, mas procurarei usar todas as dicas! =)

  • NadiaCozzi

    Que legal Talita aproveite bem então, bjos.

  • Talita Souza.

    muito bom adorei,fala sobre tudo que precisamos saber..

  • genilda

    amei o artigo

  • NadiaCozzi

    Obrigada querida