• FEED

Zilah Rodrigues

O Feliz ano novo do Coletivo Verde

03 jan 2012 - Por em Coletivo Verde

Hoje eu resolvi fazer um texto diferente, a fim de transformá-lo em um diálogo de ínicio de ano e falar um pouco sobre 2011, sobre pensamentos e atitudes (isso é muito importante) para um 2012 melhor, mais solidário, mais tolerante e cheio de amor.

O ano de 2011 foi muito gratificante, nele pude aprender muito através do trabalho, mudar conceitos e atitudes, e sem dúvidas o Coletivo Verde foi ingrediente indispensável a esta mudança. Cada artigo escrito funcionou como uma auto reflexão, a cada tema escolhido aumentei o meu conhecimento e pude compartilhar com vocês minhas conquistas, meus anseios e algumas mudanças que vivi e que almejo através do meu trabalho.

Acompanhar os colegas daqui também foi uma experiência marcante, o simples fato de ver cada qual com seu ponto de vista sobre o que é sustentabilidade e como colocá-la em prática no dia a dia, mudou muito minha percepção em diferentes aspectos. Juntos, mesmo que à distância, formamos um grupo coeso, que ao longo do ano de 2011 compartilhou com os leitores informações valiosíssimas. Informações estas que sempre tiveram algo em comum: a busca de um mundo melhor através de atitudes simples, que tomadas no dia a dia, só vêm a contribuir com a melhoria da qualidade de vida e da consciência de cada um enquanto “ser” humano.

A Nádia Cozzi nos forneceu um amplo material sobre alimentação saudável, que no meu caso, me fez repensar alguns hábitos e valorizar melhor a forma como alimento meu corpo e principalmente, a forma como alimento a minha família. Estou em plena transformação graças aos textos da Nádia.

Já a Vanessa Argenta trouxe boas ideias sobre construções sustentáveis que se consolidaram em ótimos exemplos para arquitetos e para aqueles que planejam construir, inclusive se for esta a construção de um mundo melhor.

Por falar em boas ideias, nenhuma superou a maior de todas, que foi a idealização o Coletivo Verde pelo Guilherme Negri. Sempre muito cuidadoso, ele participou ativamente de tudo, trazendo boas dicas e comandando essa galera do bem, dando a maior força para todos nós. Quero aproveitar e agradecer a oportunidade de ser parte da Equipe do Coletivo Verde =)

A Carol e o Dan mostraram o que é a união de um casal engajado, exemplo para muitos outros. O desejo mútuo de mudar o mundo começando dentro de casa é sem dúvidas uma forte inspiração para casais do mundo afora. Uma mudança só é verdadeira se vem de dentro e a união e o amor fortalecem ainda mais os anseios por um mundo mais justo.

O Laércio, o “Indiana Jones” da sustentabilidade encontrando nos quatro cantos do mundo designers, artistas e publicitários que usam seu trabalho para melhorar o mundo.

O Clóvis Akira compartilhou a sua experiência vivida no Japão contando as melhores idéias sustentáveis que observou neste lindo pais e a Sandra Pavesi que trouxe seu imenso conhecimento e suas impressões sobre as lições sustentáveis que aprendeu na Europa.

A Lu Jordão e a Juliana Foz que nos trouxeram o lado mais lindo da moda: a moda que inclue, a moda que respeita as pessoas e o meio ambiente.

A Luana Godoi e a Andréia Ninicca contando tudo sobre nossos queridos animais e os ajudando a encontrar um novo lar com a Coluna companheiro da Semana.

O Antonio Gabriel com trazendo a sustentabilidade via audio pelo VerdeCast.

Além do Renato Ribeiro, a Thais Silva, a Shirley Fonseca e tantos outros autores que também trouxeram maravilhosas idéias verdes para o blog.

Neste 2012…

De volta ao assunto de ínicio de de ano, essa época nos faz refletir muito e não sei bem porque mas, logo pensamos nas mudanças que queremos para o próximo ano.

Não planejemos tanto, façamos! Para começar, é bom diminuir o consumo desenfreado e pensar nessa euforia que contagia as pessoas em determinadas épocas do ano.. Busque alternativas para presentear, presenteie com amor, carinho e respeito! Eu fiz isso no Natal e é algo que pretendo levar para a vida toda. Sem dúvidas, os melhores presentes são aqueles que duram para sempre, nunca saem da memória e que de material não têm (quase) nada!

Outra atitude que muda nossa vida para melhor é a doação de um pouco de si para o mundo. Ser solidário não é algo que deve ser lembrado só no fim do ano seja solidário sempre, essa é uma opção de vida! Faça um trabalho voluntário, doe sangue, ajude quem necessita, compartilhe informação e faça o bem sem olhar a quem! Formas de ser solidário não faltam, basta olhar bem à sua volta e perceber que o mundo precisa de você . Fazer o bem a quem precisa não te arrancará nenhum pedaço, muito pelo contrário, só o enriquecerá enquanto ser humano.

Li uma mensagem no blog do Inagaki e quero compartilhá-la pois, talvez ela explique melhor o que quero dizer:

A mensagem de fim de ano que deixo, pois, é esta: todo dia é ocasião para acreditar no amor a despeito da aleatoriedade do universo, reafirmar esperanças (inclusive as que mofam amarfanhadas no armário do olvido), evocar sementes e estrelas como símbolos de potencial e concretização, abraçar demoradamente cada pessoa querida no mínimo 42 vezes por mês, adiar sua lápide e, principalmente, tratar de ser feliz.”

O Coletivo Verde deixou bem claro o seu papel nesse cenário de mudanças, que é fornecer informação, o pressuposto básico de toda e qualquer forma de educação, reeducação ou mudança. Agora, cabe a cada leitor nosso desejar a mudança e ser parte dela.

O meu desejo para 2012 é que as pessoas gastem menos tempo falando e façam mais e melhor pelo nosso planeta, e por elas mesmas, que realmente incorporem a máxima de sermos a mudança que queremos no mundo. Mude o pouquinho que for, sempre para melhor. Isso já significa muito e o mundo precisa mudar.

Vale para mim também! Feliz ano todo!

Foto: Mattox

Sobre o Autor: Zilah Rodrigues ( @Ziilah | G+ )

Zilah Rodrigues

Publicitária, assessora de projetos no 3º setor e crafteira nas horas vagas.

Site: http://www.donadascoisinhas.com.br/ - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • Anônimo

    Zilah minha linda, obrigada pelas suas palavras e quero dizer que sua visão de ano novo é perfeita, vamos todos juntos tornar isso tudo realidade. Um beijo a todos.

  • Texto maravilhoso! Muito obrigado por tudo Zilah e muito obrigado a todos autores e leitores que fazem o Coletivo Verde =)))

    Vamos juntos neste 2012 que promete =D

  • Guilherme, você não sabe a surpresa que foi ver a minha foto no artigo, rs. Quer me matar de susto, hehe? A única observação que faço é que você poderia ter colocado uma foto minha mais atual =) Parabéns ao Coletivo Verde pelo artigo, obrigado pela citação, vamos juntos, avançar ainda mais em 2011!

  • Maysa Gomes

    É, Zizi, e posso dizer que também mudei junto com você – nós mudamos. Sempre emociono ao ler seus textos, pois vejo nele a criança, a jovem e a bela mãe-mulher em que você se transformou.
    Isso poderia só aumentar o meu orgulho de mãe, mas aumenta muito mais a admiração e o amor que sinto por você e pela vida. E faz acreditar que um novo mundo é possível.
    Parabéns, sua lynda! E um ano novo coletivo e pleno!  

  • Fala Gabriel, é um prazer contar com você em nossa equipe e a foto é antiga mas ta valendo eheheh!
    Estamos juntos e muita coisa boa vira em 2012 =)
    Vamos que vamos

  • É ótimo fazer parte desta equipe, deste blog, e dessa idéia de fazer a diferença! Ótimo ano a todos nós =D

  • Sinto-me  honrado em fazer parte dessa  maravilhosa equipe, em 2012 muito trabalho para divulgar idéias sustentáveis.