• FEED

Nadia Cozzi

Ano Novo, muitas esperanças, brindes e comidas saudáveis e saborosas. Porque não?

30 dez 2014 - Por em Saúde e Alimentação

31 de dezembro: Contagem Regressiva: 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1. Feliz Ano Novo!!!!!!

Fim de um ciclo, momento cheio de promessas e rituais. Na passagem de Ano Novo, não podemos deixar de aproveitar a oportunidade para enchermos o coração de esperança e começar tudo de novo. Época de festas, reunião de família e amigos e geralmente muita, muita comida … E depois vem o arrependimento, seja por causa das calorias, seja por causa da saúde. Mas será que podemos ter uma ceia mais saudável sem perder o sabor?  Claro que sim venham comigo:

amêndoas

Aperitivos

Antes do prato principal receba as pessoas com aperitivos do bem: Um mix de nozes, castanhas, amêndoas e frutas secas em vez de embutidos e opções mais temperadas e gordurosas. As nozes contêm nutrientes excelentes para estimular a circulação sanguínea e ajudar a reduzir o colesterol. A castanha do Pará contém selênio que além de fazer bem para a pele, combate os radicais livres. Já as de caju são ricas em ferro, fósforo, selênio e zinco. São boas fontes de fitoquímicos, antioxidantes e proteínas. As frutas secas, como o figo, as tâmaras, a ameixa e o damasco, são ricas em fibras redutoras do colesterol. Além disso dão aquela sensação de saciedade e regularizam o intestino.

017

Para a entrada vai bem uma mistura de folhas verdes e frutas numa salada linda e saborosa! Prefira as opções orgânicas que nos protegem dos agrotóxicos e ainda ajudam o Meio Ambiente e o pequeno agricultor. As feiras orgânicas são a melhor opção, pois a compra direta do produtor tem o preço bem reduzido, às vezes até melhor que os convencionais. Quer encontrar uma perto de sua casa? Acesse o site do IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor que fez uma lista de feiras orgânicas em todo o Brasil.

Salada de Frutas Secas

A mistura de saladas cruas e frutas frescas (manga, uva, carambola, morangos, figos, pêssegos) são uma boa pedida para não exagerar nos pratos mais calóricos. Incremente com queijos e molhos diferentes.Vamos lá:

Ingredientes da salada:

  • ½ alface americana
  • ½ maço de alface crespa
  • ½ maço de alface roxa
  • 4 figos cortados em quarto
    2 peras cortadas em fatias finas
  • 2 maçãs verdes em fatias
  • 150 g de queijo branco cortado em cubos
  • 1 colher (sopa) de sementes de mostarda

Modo de preparo: Lave bem, seque as folhas e deixe de molho no vinagre de maçã por 20 minutos. Em uma saladeira bem bonita arrume as folhas, os figos, as peras, as maçãs e o queijo. Salpique as sementes de mostarda por cima.Variações: rúcula, agrião, repolho, couve, etc. Feita a salada, crie opções de molho, é ele que torna sua salada especial. Aqui no Coletivo já passei uma série de molhos deliciosos.

Prato principal

Peru, tender, lombo, bacalhau? Porque não procurar alternativas sem a carne? Como uma boa Italiana eu aconselho uma bela massa. O macarrão é versátil, aceita vários acompanhamentos e pode ser bem saudável. Já passei algumas receitas bem legais de massa aqui no Coletivo. 

As Sobremesas

receita-taca-com-iogurte-granola-e-frutas-secas

As frutas típicas da época como a cereja, pêssego, abacaxi, uva e ameixa são fontes de antioxidantes e minerais como zinco e manganês que ajudam o organismo a digerir os outros alimentos consumidos durante a ceia. Elas podem e devem estar presentes na sobremesa, que ficam lindas com suas cores generosas e seus sabores marcantes. 

Taça de frutas secas ao molho de iogurte

Ingredientes:

  • 10 potes de iogurte natural
  • 3 xícaras (chá) de granola
  • 2 xícaras (chá) de frutas secas picadas grosseiramente (nozes, pistaches, passas)
  • 2 xícaras (chá) de frutas vermelhas pequenas cortadas em pedaços médios (morangos, framboesas, amoras, cerejas). Outras frutas que preferir como figos, pêssegos, uvas.

Modo de preparo: Pegue uma peneira grande e forre com papel toalha e coloque sobre uma tigela. Despeje o iogurte e deixe sorar na geladeira. (pode ser feito de véspera) Vai ficar um creme bem parecido com o iogurte grego. Misture com 200gr de creme de leite fresco (aquele que fica na geladeira do supermercado).

Montagem: Pode ser feito em porções individuais ou em uma grande taça. Disponha a mistura do iogurte, granola, frutas secas e frescas. Se gostar regue com mel cada camada ou salpique açúcar mascavo. Comece e termine com a mistura de iogurte. Para decorar coloque pedacinhos de frutas e salpique granola ou gotinhas de chocolate.

Bebidas

Experimente sucos e drinques sem álcool preparados com frutas.

Nesta época a emoção está no ar, as casas se iluminam, as mesas são postas com mais cuidado, as pessoas sorriem e se abraçam. É tempo de comemorar o nascimento de um novo ano, uma nova oportunidade de encontrar a Dona Felicidade. À meia noite vamos contemplar o céu e agradecer pela oportunidade de renascer todos os dias. Um brinde a este presente diário oferecido por Deus que é a Vida.

Sobre o Autor: Nadia Cozzi ( @nadiacozzi | G+ )

Nadia Cozzi

* Consultora de Alimentação Consciente e Desenvolvimento Pessoal. * Pesquisa desde 1994 a Agricultura livre de Agrotóxicos e o Ato de se alimentar e a Consciência de quanto ele interfere na Saúde Física, Emocional e Mental do Ser Humano e os efeitos da produção de alimentos para o Meio Ambiente. * Idealizadora do Instituto Pedro Cozzi - Espaço DAR VIDA – (institutopedrocozzi.blogspot.com.br) * Livros sobre uma nova consciência ecológica: (http://alimentopuro.synthasite.com/livros.php) * Blogs: Alimento Puro: alimentopuro.blogspot.com Bio Culinária: bioculinaria.blogspot.com

Site: http://nadiacozzi.yolasite.com - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário