• FEED

Vanessa Mendes Argenta

O que é Arquitetura Sustentável?

13 jan 2012 - Por em Arte e Design

Com a palavra “sustentabilidade” tão em voga, muitas construtoras acabam usando-a para tentar agregar um valor ao seu produto.

Mas como saber se um edifício, uma casa, um bairro é realmente sustentável e não apenas uma “jogada de marketing”?

Pode-se dizer que Arquitetura Sustentável é aquela que oferece um ambiente de boa qualidade ao usuário, com uso otimizado da energia e redução do impacto ambiental.

Deve ser um sistema em equilíbrio, que produza poucos dejetos na sua construção (a partir da escolha de materiais e técnicas construtivas) e durante seu uso (tempo de vida).

Um bom e sustentável produto arquitetônico deve:

  • ser durável (utilizando materiais de boa qualidade, certificada procedência ambiental e de empresas socialmente responsáveis);
  • ter baixa manutenção (e com custo reduzido);
  • ser flexível (estando apto a receber mudanças durante seu ciclo de vida) e,
  • ser reciclável (podendo ser transformado e reutilizado quando findo seu tempo útil).

É muito difícil conciliar todos esses itens, pois uma decisão acaba influenciando a outra.

Por exemplo, ao escolher uma estrutura em aço, o arquiteto estará priorizando a modulação e a fácil montagem/desmontagem do edifício. No entanto, a produção do aço consome muita energia e muita matéria-prima, além de ser um serviço especializado, que não está disponível em qualquer região, gerando custos de transporte da estrutura para o local da obra.

Ou depende do local onde a edificação será contruída: a utilização de peles de vidro na Europa é interessante pois a incidência direta da luz solar ajuda a esquentar e iluminar a edificação, economizando energia elétrica. Já no Brasil, dependendo da fachada onde for construído, um pano de vidro pode se transformar numa “estufa”, aumentando muito o consumo de energia elétrica para refrescar o ambiente (em busca do conforto ao usuário).

Por isso cuidado com as propagandas de empreendimentos sustentáveis: de nada adianta ter telhado verde e captação de água da chuva se houve massiva movimentação de terra para a construção do edifício e se a construtora não respeita os direitos trabalhistas de seus empregados e destrói edifícios de interesse histórico da cidade.

Sobre o Autor: Vanessa Mendes Argenta ( @vanmagenta | G+ )

Vanessa Mendes Argenta

Arquiteta e Urbanista

Site: http://www.flickr.com/photos/vanmagenta - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário