• FEED

Nadia Cozzi

BioCosmética – A Beleza mora na Cozinha

22 mar 2012 - Por em Saúde e Alimentação

Semana passada eu falei das receitinhas caseiras de nossas vovós e titias sortudas. Sortudas porque tinham consciência de que era importante ter um tempo para se curtir, cuidar do corpo, relaxar, colocar os pensamentos em ordem. Sortudas porque usavam para isso receitinhas caseiras, feitas a partir de alimentos bem mais puros e se bobear colhidos ali no fundo do quintal.

Que tal organizar um dia de SPA em casa?

Eh… Tempo bom! Mas e se a gente organizasse um dia de SPA em casa? Vamos lá, sem preguiça. É bem mais simples do que parece, só precisa deixar tudo prontinho de véspera. Que tal no próximo fim de semana?

Acorde e tome um banho morno, se for de banheira pode ser demorado. Lave os cabelos com o shampoo mais natural que encontrar, já existe uma boa linha de produtos orgânicos. Vista um roupão bem fofo e cheiroso. Faça um tratamento para hidratar os cabelos e envolva-os em uma touca plástica.

É hora de um café da manhã bem gostoso, tranqüilo, curtido. Privilegie frutas e produtos orgânicos, purinhos e naturais. Iogurte com granola vai cuidar dos intestinos, órgão fundamental para a beleza. Precisa de um café? Prefira os orgânicos, já disponíveis nos supermercados, casas especializadas, feirinhas orgânicas ou aquele produtor que entrega tudo fresquinho em sua porta. As últimas 2 opções tem produtos a preços bem acessíveis.

Agora vamos cuidar da pele do rosto. Pegue camomila ou erva doce, coloque em uma pequena bacia de vidro ou ágata e acrescente água fervente. Aproxime o rosto sobre o vapor, não muito perto para não queimar a pele, cubra a cabeça e a bacia com uma toalha, a fim de reter o máximo de vapor possível. Fique assim no vapor por uns 05 minutos, depois seque levemente o rosto com uma toalha felpuda e use um esfoliante natural para tirar as células mortas. Enxágüe com bastante água e aplique uma máscara facial adequada ao seu tipo de pele (fechar os poros, hidratar a pele ou reduzir a oleosidade).

Enquanto fica com a máscara, aproveite para relaxar os pés. Hum… Que delícia! Em uma bacia com água morna, acrescente gotinhas do óleo para banho que você mais gosta. Coloque bolinhas de gude no fundo da bacia. Sente-se em uma poltrona confortável, coloque os pés dentro da água e brinque com as bolinhas, rolando-as com os pés, por uns 10 minutos, depois enxugue delicadamente os pés e coloque uma pantufa bem macia. Se estiver com inchaço ou dores nas pernas, além do óleo, coloque 1 colher de sopa de sal marinho e outra de bicarbonato.

Passado o tempo recomendado, retire a máscara e hidrate o rosto e o corpo generosamente, atenção às partes mais tensas, como ombros e nuca. Massageie e aproveite para conhecer melhor seu corpo.

Se precisar seque os cabelos, senão deixe secar naturalmente. Passe o resto do dia fazendo apenas o que gosta. Leia, dance, brinque, escute música, fale ao telefone com pessoas queridas, seja feliz! A recompensa aparecerá no brilho do seu olhar.

E agora umas receitinhas pras vovó nenhuma botar defeito:

A Pele

em>“Os anos enrugam a pele, mas renunciar ao entusiasmo faz enrugar a alma”. Albert Schweitzer.

  • Frutas vermelhas e ácidas, óleo de oliva e peixes vitaminam sua pele, deixam macia, hidratada e protegida e tem ação desintoxicante. Só utilize alimentos orgânicos. Azeite de oliva extra virgem é um importante ácido graxo, minha avó usava como cosmético unicamente azeite de oliva extra virgem e sua pele era lisinha e hidratada, quase sem rugas.
  • Alface tem vitaminas A e K que contribuem para a sustentação da pele.
  • 30 minutos de caminhada diária podem fazer maravilhas, levando sangue e nutrientes à pele e tonificando os músculos
  • Durma bem. Uma boa noite de sono contribui para uma pele com ar saudável e seguramente melhora olheiras.
  • Utilize regularmente um esfoliante natural para estimular a renovação celular e eliminar células mortas.Olhe a vida com menos seriedade. Sorria mais – quando estamos tensos toda nossa pele fica enrugada e com um aspecto mais velho.

Esfoliante Para o Corpo

Massagear o corpo inteiro no banho com um punhado de fubá ou açúcar misturado com um pouco de Azeite de oliva extra virgem, deve ter sido uma das primeiras formas de amaciar a pele descoberta pelas mulheres. O açúcar e o fubá têm efeito abrasivo, que ajuda a eliminar impurezas e células mortas. Esse tratamento caseiro é eficiente e inofensivo desde que seja feito uma vez a cada 15 dias, para evitar que a pele se afine demais e fique sujeita à vermelhidão ou irritações. Outro cuidado importante é evitar a esfoliação em áreas com espinhas. A fricção pode espalhar bactérias.

O Rosto


“Volta teu rosto sempre na direção do Sol, as sombras ficarão para trás” – Sabedoria Oriental

Esfoliante Suave para o Rosto

A mistura de gérmen de trigo ou flocos de aveia a 1 colher de sobremesa de mel forma uma parceria “esperta” para amaciar a pele do rosto. Pode ser usado no corpo todo. O mel é rico em proteínas, vitaminas e minerais. Ao mesmo tempo em que alimenta a pele, remove com delicadeza, as impurezas da superfície.
Os cereais promovem uma esfoliação mais suave do que os grãos de açúcar ou fubá, sem irritar, além de ser boa fonte de vitaminas.

Máscara hidratante para o rosto

Ingredientes:

  • 01 Banana nanica orgânica
  • 01 colher de chá de leite fresco
  • 01 colher de chá de mel
  • 01 colher de chá de farinha de aveia

Modo de Preparar:
Amasse a banana com um garfo, em seguida adicione o mel, o leite e a farinha.
Modo de Aplicar:
Limpe a pele e aplique por 30 minutos. Lave com água fria. Passe um creme nutritivo. Aplique 3 vezes por semana. Dura tampado 03 dias em geladeira.

Creme Nutritivo:

Ingredientes:

  • 1 clara de ovo 1 colher de chá de mel algumas gotas de óleo de amêndoa.
  • Modo de Preparar: Bata a clara em neve, adicione em seguida o óleo e o mel, pouco a pouco, sem parar de bater. O resultado será um creme macio e fofo. Este creme serve para todos os tipos de pele, mas se a pele for muito seca, basta aumentar a dosagem do óleo de amêndoa. Pode conservar por 1 semana no máximo na geladeira. Use todas as noites e retire pela manhã.

Óleo Demaquilante

Ingredientes:

  • 100ml de azeite de oliva extra virgem
  • 10ml de óleo de gérmen de trigo
  • Frasco de plástico
  • Bastão de vidro
  • Copo medidor

Modo de preparar:
Coloque o azeite de oliva extra virgem em um recipiente de vidro. Acrescente o óleo de gérmen de trigo. Misture muito bem com um bastão de vidro. Em seguida, despeje no frasco desejado. Finalizar o trabalho colocando uma etiqueta de identificação. OBS. Não coloque nenhum tipo de perfume (essência) na fabricação deste óleo.

Os Olhos:
“Olhos, espelhos da alma”.

Aplique compressas geladas de chá flores de camomila de preferência logo após o banho.
Prepare uma infusão com uma colher de sopa de flores de camomila e pouco mais de meia xícara de água. Deixe esfriar e complete a xícara com água gelada. Molhe duas compressas de gaze ou algodão e aplique sobre os olhos fechados, mantendo a cabeça recostada por cerca de 10 minutos. Logo você irá notar os resultados. Faça na hora de seu relaxamento com uma linda música de fundo.

Mãos:

Envolva as mãos com óleo de amêndoas. O óleo impede o ressecamento e forma uma camada protetora sobre a pele, que não deixa a água dos tecidos evaporar com tanta facilidade.

Creme para Joelhos, Cotovelos e Calcanhares Ressecados:

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de leite em pó
  • Suco de 3 limões orgânicos

Modo de Preparar: Acrescente água suficiente para formar uma pasta. Aplique e deixe agir por 20 minutos, depois retire com uma esponja umedecida e água. Hidrate bem o local com um bom creme e não tome sol nestas regiões após este tratamento. Lembre-se limão e sol são inimigos mortais. Faça 1 vez por semana.

Os cabelos

A gente arruma todos os dias os cabelos. Por que não o coração?” Provérbio chinês

Máscara para os cabelos:

  • • Cabelos secos: misture 2 colheres de mel com 4 colheres de abacate amassado. Bata no liquidificador, aplique nos cabelos limpos e úmidos e deixe por pelo menos 20 minutos.
  • • Cabelos oleosos: misture 4 colheres de mel com 1 banana bem madura amassada. Bata no liquidificador, aplique nos cabelos limpos e úmidos e deixe por pelo menos 20 minutos. Se seu cabelo for normal, use esta mesma receita, acrescentando duas colheres de iogurte natural integral


Dicas do Livro
BioCosmética – A Beleza mora na Cozinha
de Nadia Cozzi

Fotos: trublueboy / / porah / Scuglik / african_fi / african_fi

Sobre o Autor: Nadia Cozzi ( @nadiacozzi | G+ )

Nadia Cozzi

* Consultora de Alimentação Consciente e Desenvolvimento Pessoal. * Pesquisa desde 1994 a Agricultura livre de Agrotóxicos e o Ato de se alimentar e a Consciência de quanto ele interfere na Saúde Física, Emocional e Mental do Ser Humano e os efeitos da produção de alimentos para o Meio Ambiente. * Idealizadora do Instituto Pedro Cozzi - Espaço DAR VIDA – (institutopedrocozzi.blogspot.com.br) * Livros sobre uma nova consciência ecológica: (http://alimentopuro.synthasite.com/livros.php) * Blogs: Alimento Puro: alimentopuro.blogspot.com Bio Culinária: bioculinaria.blogspot.com

Site: http://nadiacozzi.yolasite.com - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário