• FEED

Biombo Sustentável – Acompanhe passo a passo a criação de um biombo com materiais reciclados

05 abr 2011 - Por em Casa Verde

Vivemos na era do hiper-consumo, de produtos descartáveis e efêmeros. Todos nós sabemos que nosso planeta não vai aguentar esta situação por muito tempo e que se continuarmos a agir sem pensar no amanhã o nosso futuro será nebuloso.

Mas como garantir um futuro unindo a sustentabilidade econômica, ambiental e cultural? É fundamental mudar hábitos antigos e educar as novas gerações para uma relação mais saudável com o consumo, formando consumidores mais críticos e exigentes. Assim o conceito do “novo”, relacionado a “status”, será substituído pelo “novo” relacionado à “descoberta, criatividade, reutilização, reciclagem e sentimento”.

Pensando nesta problemática resolvemos compartilhar algumas experiências vividas em nosso ateliê, decidimos montá-lo sem comprar móveis novos. Nosso objetivo primário é gerar o menor impacto ambiental possível, então, partimos para a reciclagem e restauração e decidimos mobiliar o escritório com todos os móveis reciclados e restaurados.

Um outro olhar sobre o “novo”, aquilo que se renova sem que seja necessário consumir. E nossa primeira criação foi um biombo para dividir o escritório da área de corte e costura utilizando resíduos de piso laminado. Veja como nasceu o biombo sustentável.

 

Biombo Sustentável – Passo a passo

Materiais utilizados:

  • Oito partes de pisos laminados (resíduos de uma reforma, que seriam desprezados)
  • Espátula
  • Rolo
  • Tecido em algodão
  • Cola branca a base de água
  • Tinta branca a base de água
  • Dobradiças
  • Cola de madeira.

Unimos as partes de duas em duas, com cola de madeira, aproveitando o próprio encaixe do piso, formando quatro placas mais largas. Cobrimos com tinta branca a parte interna e escura do piso, para evitar sombra ao cobrir com o tecido.

Aplicamos cola branca com um rolo macio, cobrindo toda a placa e em seguida, aplicamos o tecido escolhido, usando uma espátula para auxiliar numa fixação perfeita e sem rugas.

Deixamos secar por 2 horas. Todo trabalho com tinta e cola à base de água tem secagem mais rápida

Após secagem cortamos todas as bordas e aparamos tudo bem rente a madeira com um estilete. Preparamos uma mistura de duas partes de cola branca para uma parte de água e, com rolo macio aplicamos sobre todo o tecido, principalmente nas pontas, evitando que desfiem.

Unimos com as dobradiças e, assim fizemos um biombo personalizado. O lado em tecido ficou para o ateliê. E, o lado de madeira, voltado para o escritório.

Preservamos as características do laminado, conseguindo um biombo dupla face e sustentável.

E esse foi mais um passo para cumprir nosso desafio em relação a consumo no ato de decorar. Sustentabilidade é formada por pequenas atitudes e uma delas é liberar a criatividade.

Sobre o Autor: Lu Jordão ( @lupjordao | G+ )

Site: http://www.duasmodaearte.com.br - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

Mais em Casa Verde (51 de 56 artigos)
luminaria1