• FEED

Bolsas estilosas, amigas dos animais e da natureza!

Obviamente que se pudermos unir sustentabilidade e estilo, o resultado além perfeito faz com que a moda cumpra seu papel. É moda além da estética, a moda ética, comprometida. E este tem sido o desafio da indústria da moda – buscar o equilíbrio entre sua linha de produção, o homem e o meio ambiente.

Renata Campos, publicitária, ex-bailarina clássica e agora designer de roupas e acessórios achou um caminho na moda que nos encanta!  O novo couro. O “re-design”. Mais do que ter uma bolsa linda, saber que a mesma foi gerada de maneira que preserve o meio ambiente e, sem perder o estilo.

São bolsas, cintos, carteiras femininas e masculinas, tiaras, brincos e, em breve calçados, todos originados da reutilização de câmaras de ar de pneus de caminhões, ônibus e tratores.

Perguntamos a Renata como ela define seu trabalho, sua marca e, ela nos respondeu: “Não há mais o que ser inventado. Partindo dessa premissa e tentando contribuir com o meio-ambiente de alguma forma, desenvolvemos acessórios de moda a partir de câmara de ar reutilizada. Retiramos do meio-ambiente um material que, estando exposto na natureza demora de 500 a 800 anos para degradar-se e, enquanto isso libera gases tóxicos que poluem o solo e os lençóis freáticos, além da questão dos criadouros da dengue. Podemos considerar que cada peça seja única, pois são feitas uma a uma e, cada uma apresenta características próprias: marcas do tempo, remendos, marcas deixadas pelo pneu…”

“Renata Campos – Design Sustentável” é uma marca que utiliza não só a criatividade como ferramenta no desenvolvimento das peças, como também a inovação a partir da diminuição da produção de lixo. Não produzimos carbono, pois 95% do trabalho é manual e depende do capital humano para acontecer. Por isso, podemos dizer que cada peça é “filha única”, pois carregam consigo diferentes histórias.”

Para dar glamour e estilo ao produto, Renata usa ferragens nobres, tecidos diversos para forro e metais como: rebites, ilhoses nas câmaras de ar. Ao ser questionada sobre o que a inspira ela prontamente liberou a fórmula: “Reduzir, reutilizar, reciclar = reinventar”.

No começo, a designer percorria as borracharias de sua cidade em busca das câmaras. Renata nos explicou: “Hoje, as adquiro de uma empresa (Mazola) que trabalha recolhendo e armazenando materiais que precisam de descarte correto, como: baterias, pneus velhos, câmaras de ar, embalagens de agrotóxico, etc. Também devolvo meu lixo, ou seja, o refugo que sobra dos meus cortes para essa mesma empresa, que me garante um certificado de descarte correto”. Isso confere as peças da grife Renata Campos a garantia de “produto ecofriendly”.

Quer uma bolsa linda, cheia de estilo e valor agregado? Use a abuse do novo couro!

Para saber mais entre no site : http://www.renatacampos.com.br/
Se preferir visite o showroom em São Paulo na Rua harmonia, 218 – Vila Madalena

Por Lu Jordão – Duas Moda e Arte

Sobre o Autor: Lu Jordão ( @lupjordao | G+ )

Site: http://www.duasmodaearte.com.br - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • Muito interessante esse trabalho! Parabéns.

  • Muito bacana né Alexandra?
    Achei lindo os produtos também!! E o melhor é que são sustentáveis =)
    Abraços e obrigado pelo comentário

  • Idéia fantástica, iniciativa inspiradora e muito bom gosto! Super aprovei e quero saber como adquirir os produtos. Existe alguma loja virtual? =)

  • Oi Farnezi, venda on-line ainda não, os produtos são sob encomenda, todas as
    informaçõe estão no site da marca : http://www.renatacampos.com.br/
    Se você quiser conhecer os produtos pessoalmente pode visitar o showroom em
    São Paulo na Rua harmonia, 218 – vila madalena
    Bj

  • Maria Decastro

    Realmente..essa ideia e mto legal…alem de gerar renda…limpa o meio ambiente..ja que os politicos e a sociedade no geral nao tem mta consciencia…

  • Verdade Maria, vamos ter que inventar um produto feito com papel de
    propagandas de políticos, aquela sujeira que eles fazem ninguém merece.
    Abraços obrigado pelo comentário!!

  • Adorei estas bolsas, lindas!

  • eh tão difícilll achar bolsas bonitas q n sejam cafonas sem ser de couro!
    adorei a dica!
    agora só falta achar uma linha eco bemmm bonita de sapatos né? rs!

  • Aceleron

       As bolsas são feitas TOTALMENTE de material reciclado, ou tem alguma parte de couro?
    Por que se tem, as bolsas não são TOTALMENTE ecologicas pois utilizam em sua composição parte de animais.
    Agora se estou enganado, é melhor não chamar mais de “novo couro” e invertar um nome mais “verde”.

  • Anderson Oliveira Sampaio

    Qual o material que são feitos as câmaras e pneus? Se for animal, não tem tanta coisa boa assim nessas bolsas.