• FEED

A moda brasileira por uma exposição de fotos e arte sustentável

21 ago 2011 - Por em Arte e Design

Com uma visão muito especial, a jornalista e eco designer Mônica Horta, homenageia e conta a história recente da moda brasileira através de uma exposição inédita de fotos e arte. São dezenas de registros fotográficos de famosos profissionais exemplares. Monica divide a exposição em duas partes distintas: “Metade dessas fotografias foi tirada no início dos anos 90 e são surpreendentes, como as de Alexandre Herchcovitch e Gisele Bündchen (nos bastidores). A outra metade de imagens feitas durante recentes edições do SPFW também emociona, porque retrata grandes nomes que de fato escreveram a história do nosso País, como Marcelo Sommer e Lino Villaventura”.

Assim a jornalista e eco designer define a exposição O Boom na moda brasileira “É um guia real de profissionais precursores, atuantes em vários segmentos, que funcionará como referência para futuras gerações, uma vez que nele está registrado, para a eternidade, o que e como foi feito, e por quem esse caminho vitorioso da moda no Brasil foi trilhado”.


E a motivação dessa exposição é o que nos encanta! Mônica buscou reforçar a fundamental importância do artesanato e do eco design, e fomentar a sua adesão nas criações contemporâneas. Para deixar isso claro a exposição conta com molduras feiras à mão, com utilização e sobras de material de seu ateliê (madeira, botões, PET) e matéria prima natural (cabelo de milho, bambu, palha e fibra de taboa).

Foram usadas técnicas de customização através de fuxicos, dobraduras, bordados e colagem de panos. Algumas molduras foram trabalhadas com rendas garimpadas de brechó. E para finalizar, todas as fotografias foram impressas em tecido 100% reciclado e as bases criadas a partir de fibra de coco verde e resina de mamona.


Unir a história da moda, com exposição de fotos e valorização do trabalho artesanal é uma iniciativa inédita e que mostra como é simples usar a criatividade para valorização das técnicas artesanais incentivando processos sustentáveis na moda e na arte.

Serviço:

Exposição itinerante de fotos/arte sustentável “O Boom na moda brasileira”, por Mônica Horta
Data: De 22 de julho a 21 de agosto, na Fnac Pinheiros
Local: Fnac Paulista – Praça dos Omaguás, 34
Entrada: Gratuita
Mais informações: www.oboomnamodabrasileira.wordpress.com

Sobre o Autor: Lu Jordão ( @lupjordao | G+ )

Site: http://www.duasmodaearte.com.br - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário