• FEED

Guilherme Augusti Negri

Agenda, cadernos e folders feitos com fezes de elefante

Você já imaginou comprar a sua agenda e descobrir que ela produzida a partir de fezes de elefante? Parece brincadeira mas a empresa Canadense Poopoopaper desenvolveu uma técnica de produção de papéis a partir do “côco” do elefante e criou diversos produtos como agendas, cadernos, fichários, album de fotos e outros e ao contrário do que muitos pensam os produtos não possuem nenhum tipo de mal cheiro.

Mas como os produtos são feitos?

Os elefantes tem um apetite proporcional ao seu tamanho e consomem em média 100kgs de ervas, capim e folhas todos os dias uma alimentação herbivora que resultam numa quantidade imensa de fezes contendo fibras. As fezes são recolhidas de parques de conservação ambiental e levadas para a fábrica da empresa, lá as fibras são separadas e fervidas em um caldeirão gigante.

Depois de limpas e desodorizadas elas são colocadas em placas e secas ao sol natural, um processo muito parecido com a produção do papel reciclado caseiro só que em proporções maiores. Com o papel pronto são criados os produtos.

Assista o video e conheça todo o processo: ( Se você estiver lendo via rss ou e-mail clique aqui para ver o video)

Ri muito com o lema da empresa: “Nós somos o número 1 no número 2”. Além da ótimo humor a empresa doa parte de seus lucros para programas de conservação de elefantes. Bacana né? =)

Sobre o Autor: Guilherme Augusti Negri ( @coletivoverde | G+ )

Guilherme Augusti Negri

Empreendedor com veia social e ambiental e músico por hobby. Fundador do Coletivo Verde.

Site: http://www.coletivoverde.com.br - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • Pingback: Tweets that mention Agenda, cadernos e folders feitos com fezes de elefante | Coletivo Verde - Produtos Ecológicos -- Topsy.com()

  • ô criatividade!

  • Nunca imaginei que pudesse ser feito isto, é realmente impressionante! Fico muito feliz com esta notícia, pq afinal assim estamos preservando o meio ambiente @joanapaularj

  • Tania_gerez

    Fantástico!!!!

  • Eu adoraria ter um caderno ou uma agenda feita pelos dejetos de elefantes, achei a idéia super criativa e ecologicamente responsável! Se tem gente que paga $40 dólares pra beber café de côco de kopi luwak, usar papel de coco de elefante é muito mais higiênico!

  • Interessantíssimo e lindo o resultado… Quem poderia imaginar, né???

  • Que ideia genial!! Adorei

  • thiago

    Não vejo o menor sentido em aproveitar fezes de elefante. Elas são orgânicas, biodegradaveis e ajudam na manutenção do solo.

  • Ola Thiago como esta?
    A grande vantagem é que você evita cortar árvores para criar o papel,
    reduzindo o impacto.
    Além é claro de o processo ser super simples e não utilizar químicos
    industriais.
    Ou seja é trocar um processo industrial e matérias-primas extremamente
    impactante por um com menor impacto.
    E quanto ao solo, nem toda as fezes são coletadas e fezes de outros animais
    que não são tão boas pra fazer o papel podem ser utilizadas né?

    Abraços e obrigado pelo comentário