Nadia Cozzi

Café da Manhã Saudável – Começando seu dia com delicias saudáveis

29 mar 2011 - Por em Saúde e Alimentação

Tem um ditado popular que diz: “Tomar café da manhã como um Rei, almoçar como um Príncipe e jantar como um Plebeu.”

Os médicos também orientam sobre a importância de um bom café da manhã, por ser a primeira refeição do dia e de o corpo ter ficado muitas horas sem alimentação.Perfeito!

Então vamos lá: pão, margarina, café, leite, bolacha, fruta. Delícia não é?

Analisando os alimentos: o café, a fruta, o leite, a não ser que sejam orgânicos, estão sujeitos à contaminação por agrotóxicos. Aqui cabe um alerta, lavar frutas, verduras e legumes diminui a quantidade de agrotóxico que ainda estão na superfície mas não eliminam o agrotóxico que foi absorvido durante o seu crescimento.

Bom, mas ainda temos o pão, a margarina e a bolacha! Encontramos então os aditivos químicos, muitos no caso do pão, imensos no caso da margarina e na bolacha, entre outros, a nossa velha conhecida Gordura Vegetal Hidrogenada ou Trans. Outro alerta: leia sempre os ingredientes presentes nos rótulos de todos os alimentos, principalmente daquelas bolachinhas que se gabam de ter 0% de gordura trans, você vai ver que ela continua lá bem escondidinha e feliz.

O Que fazer então?  No caso do café, do açúcar temos várias opções orgânicas. Bolachinhas também. E que tal um pão caseiro? Calma… este é bem fácil, gostoso e feito no liquidificador.

Pão da Hora – Receita simples e nutritiva

Sabe aquelas receitas que são fáceis e que nunca saem errado? Esta é uma delas. Ideal para quem está iniciando na cozinha, mas já tem consciência da quantidade de aditivos químicos que ingerimos no pão nosso de cada dia. Vamos lá?

Ingredientes:

  • 1 copo  tipo requeijão de leite fresco
  • 1 copo tipo requeijão de água
  • 3 ovos caipiras
  • 3 tabletes de fermento para pão (45g)
  • 1 xícara não muito cheia de óleo de Girassol
  • 1 colher de chá de sal, prefira o sal marinho
  • 2 colheres rasas de açúcar orgânico

Modo de fazer:

Bata no liquidificador todos os ingredientes menos a farinha. Despeje numa tigela e junte aos poucos 1 kg de farinha de trigo orgânica, pode ser um pouco mais ou um pouco menos, depende da umidade da farinha. Lembre-se da dica soltando das mãos, mas ainda molinha. Coloque numa tigela grande, cubra com um pano e deixe descansar por 02 horas.

É suficiente para 3 pães. Colocar naquelas formas tipo bolo inglês, untadas com manteiga e polvilhadas com farinha de trigo. Colocar só 1/3 da forma, pois cresce muito. Pincele a parte de cima com gema de ovo. Asse por mais ou menos 20 minutos.

Variações: como a receita dá para 03 pães, um você deixa simples, outro você mistura ½ xícara de queijo ralado e a mesma quantidade de azeitonas picadas. No outro você pode misturar gergelim, amêndoas fatiadas ou linhaça. Pode congelar. Não esqueça: o que você está consumindo guarde na geladeira, pois ele não tem conservante. Pronto o pão está resolvido, no caso da margarina, esqueça ela lá na prateleira do supermercado e compre manteiga, que é feita de creme de leite e sal. O truque é comer pão com manteiga e não manteiga com pão. Tudo que é exagerado faz mal, até água.

Mas na hipótese de você não poder comer manteiga de jeito nenhum que tal uma ricota?

A receita é simples e divertida. Em uma panela grande coloque 03 litros de leite para ferver. Quando estiver começando a ferver acrescente 1 xícara (café) de vinagre. O leite vai talhar e formar uma massa que você retira com uma escumadeira e coloca para escorrer em uma peneira ou nas formas próprias para queijo. Deixe escorrer o soro por meia hora, depois disso tempere com sal e azeite. Se quiser a ricota mais durinha é só deixar sorar mais tempo.

Esta é a massa básica que você pode usar no lugar da manteiga. Mas para variar coloque essa massa no liquidificador e saborise com o que mais lhe agradar.

Ervas: salsa, orégano a gosto.

  • Atum: uma lata de atum e salsinha
  • Queijo: parmesão a gosto, ou roquefort, ou gorgonzola.
  • Azeitonas pretas: coloque azeitonas a gosto, aos poucos para não ficar muito forte.
  • Roquefort com ervas aromáticas.

Aqui você tem boas sugestões de sanduíches para lanches e até aquela reunião com os amigos.

A coalhada com granola é outra boa sugestão para o café da manhã. O leite deve ser sempre fresco, se for Orgânico melhor ainda. Se gostar de achocolatado, troque por Cacau em pó, que não tem açúcar e nem aditivos químicos. Bata no liquidificador com açúcar orgânico, mel ou rapadura ralada. Coloque numa jarra bem bonita e sirva em copos altos.

Podemos dizer que uma pessoa assim alimentada terá um lindo dia a sua frente!

Sobre o Autor: Nadia Cozzi ( @nadiacozzi | G+ )

Nadia Cozzi

* Consultora de Alimentação Consciente e Desenvolvimento Pessoal. * Pesquisa desde 1994 a Agricultura livre de Agrotóxicos e o Ato de se alimentar e a Consciência de quanto ele interfere na Saúde Física, Emocional e Mental do Ser Humano e os efeitos da produção de alimentos para o Meio Ambiente. * Idealizadora do Instituto Pedro Cozzi - Espaço DAR VIDA – (institutopedrocozzi.blogspot.com.br) * Livros sobre uma nova consciência ecológica: (http://alimentopuro.synthasite.com/livros.php) * Blogs: Alimento Puro: alimentopuro.blogspot.com Bio Culinária: bioculinaria.blogspot.com

Site: http://alimentopuro.synthasite.com - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • http://twitter.com/Annyllinha Anny

    Bom dia! Escolhas ótimas e a receita de ricota é perfeita. Já experimentei…

  • C Alemanha

    Olá Nadia!
    Fiz sua receita e adorei. E olha que foi a primeira vez que fiz pao caseiro sozinha. A receita funciona mesmo e é ótima. Só tenho as seguintes dúvidas, por quanto tempo ele dura na geladeira? E congelado, quanto tempo no freezer? Gratíssima. Abs, Cris.

  • http://twitter.com/news_melo Melo

    Delicioso e saudável. Trocando parte da farinha branca pela farinha integral é ainda mais nutritivo.

  • http://www.facebook.com/nacozzi Nadia Cozzi

    Como é um pão sem conservantes na geladeira ele dura 1 semana, mas pode ser congelado tranquilamente, aí vc faz pãezinhos menores e vai descongelando sempre que precisar.

  • http://www.coletivoverde.com.br/ Guilherme Augusti Negri

    Nadia sempre tive esta dúvida, o pão perde a “crocância” quando congelado?
    Qual o melhor jeito de descongelar e ficar gostoso?

  • http://www.facebook.com/nacozzi Nadia Cozzi

    Oi Guilherme, deixe descongelar naturalmente e quando for servir leve por alguns minutos ao forno. OK?

  • http://www.coletivoverde.com.br/ Guilherme Augusti Negri

    Demora muito Nadia?? É que a correria é grande né? =D

  • http://www.facebook.com/nacozzi Nadia Cozzi

    Vc tira o pão do freezer de manhã quando acorda por exemplo, vai tomar seu banho, enquanto faz o café coloca no forno. É  rapidinho questão de no máximo meia hora entre tirar do freezer e comer. Bom café da manhã.

  • http://twitter.com/Annyllinha Anny

    Muito bom! Adorei

  • Verdde

    É importante lembrar que o atum está em séria ameaça de extinção, devido à superexploração.
    Melhor substituir por outro peixe, que não esteja em risco.

  • http://www.coletivoverde.com.br/ Guilherme Augusti Negri

    Bela dica!!!
    Uma vez eu li que o Atum também tem muitas toxinas e mercúrio em seu corpo,
    procede Nadia?

    Quais são os peixes indicados para substituir o atum?

  • Anônimo

    Guilherme e Verdde a recomendação do consumo de peixes é bem complicada, pois atualmente precisamos saber a procedência deles. Além dos problemas levantados por vocês, temos os viveiros de peixes,  onde a alimentação é ração de porco, cheia de promotores de crescimento entre outras coisas. Esse é o caso do salmão, tão recomendado por seu Ômega 3, mas que na verdade até corante ele recebe para ficar com aquela cor tão rosa.  A troca do atum por outro peixe levando-se em conta a procedência e o equilíbrio ecológico, pode ser o da preferência de cada um, mas deve ser com gosto forte como o bacalhau, por exemplo. Teremos esta semana aqui em São Paulo a BioFair onde certamente encontraremos os produtores de peixes orgânicos, eles são uma excelente fonte de informação.

  • http://www.coletivoverde.com.br/ Guilherme Augusti Negri

    Caramba Nadia, fiquei super encanado sobre o salmão!! Ração de porco?
    Corante?? Caramba!! Aonde leio mais sobre isto?

  • Anônimo

    Alguns artigos que vc para  ter uma idéia de como anda a nossa alimentação é o link do Dr. Alexandre Feldman http://www.enxaqueca.com.br/blog/?p=36, no site OECO http://www.oeco.com.br/todos-os-colunistas/50-frederico-brandini/17089-oeco_12130
    e um gostoso texto de um sociólogo culinarista http://ebocalivre.blogspot.com/2009/03/galinha-requer-compaixao.html

  • http://www.coletivoverde.com.br/ Guilherme Augusti Negri

    Bacana Nadia, vou pesquisar!
    Obrigado novamente pelas informações =)))

  • http://www.coletivoverde.com.br/ Guilherme Augusti Negri

    Bacana Nadia, vou pesquisar!
    Obrigado novamente pelas informações =)))

  • Sonia

    Bom dia!
    Qual leite deve ser usado para fazer a ricota?

  • Anônimo

    Olá Sônia vc deve usar leite fresco, nada de longa vida. Se achar o de saquinho melhor ainda. Abraços.

  • Bruna

    Olá, sou uma estudante do 1° ano do ensino médio e na escola em que eu estudo, eu e todos os meus colegas estamos fazendo um trabalho sobre alimentações saldáveis e não-saldáveis, queria perguntar a vc qual a quantidade d calorias permitida em um café da manhã. será possível a resposta? obg pela atenção

  • Anônimo

    Oi Bruna, o café da manhã é a refeição mais importante do dia. O número de calorias no caso do seu trabalho sobre alimentação saudável ou não, devia se ater mais aos agrotóxicos, transgênicos, aditivos químicos que causam grandes problemas à Saúde. Visite meu Site e Blog Alimento Puro e lá vc pode ter algumas informações e pesquisas. Qualquer coisa entre em contato pelo meu email nacozzi@hotmail:disqus .com
    http://alimentopuro.synthasite.com/http://alimentopuro.blogspot.com/

  • Anônimo

    O leite fresco tipo integral é o mais adequado para a ricota.

  • Anônimo

    Bruna, parece que deu problema nos links. Saõ eles: 
    http://alimentopuro.synthasite.com/
    http://alimentopuro.blogspot.com/
    Bjo

  • Roseli Queiroz

    Ops!
    Café da manhã saudável?
    Leite não pode, mas atum pode?  E de lata?
    Por favor isso tem que ser corrigido.
    Para boa saúde é indispensável ser vegetariano.
    Para a saúde do planeta também. Para maiores informações acesse http://www.valoresyciencia.net ou entre em contato com   revolucaodacolher@gmail.com ou ainda participe dos encontros semanais,  sextas às 19:00h, no centro cultural Vrinda, rua Muniz de Sousa, 774, perto do Parque da Aclimação, fone 5908 – 1361.

  • Anônimo

    Roseli, eu nunca vou ser radical em minhas orientações. Minha intenção é ajudar as pessoas a obter o máximo de energia dos alimentos. 
    Ser vegetariano, desde que os alimentos sejam orgânicos sem agrotóxicos é ótimo, mas existem muitas correntes vegetarianas que não se alimentam de animais, mas comem toneladas de verduras, legumes e frutas com agrotóxicos. Se envenenam e envenenam o planeta também. Outra coisa nada deve ser imposto, Roseli. Como está no próprio site que você nos indicou que fala de vegetarianismo e proteção aos animais: “ Tampoco es necesario deshacerse de los filetes que hay en su congelador, pero si está interesado en reducir su talla y los gastos del supermercado, un día de vegetarianismo a la semana.He aquí cómo ser vegetariano por un día.
    Empiece poco a poco
    Su primer tarea para ser vegetariano por un día es decidir cuál será ese día de la semana. Escoja un día en el que el trabajo no sea tan excesivo; y si va al gimnasio, tampoco seleccione el día en el que entrena más duro.
    Si es amante de la carne, su plato de comida puede parecer distinto a falta de un gran pedazo de pollo o carne. Para hacer que la transición hacia el vegetarianismo sea lo más sencilla posible, inicie cocinando versiones sin carne de sus platillos favoritos. Si le gusta comer lasaña, prepárela con espinacas y agregue especias extras en lugar de carne, así obtendrá las proteínas que necesita sin extrañar la carne.” http://vegetarianismoyproteccionanimal.blogspot.com/

  • Walden

    Atum não é uma sugestão muito boa, estão é sério risco de extinção… =/

  • Omega2x2

    ah, eu já comentei nesse texto, desculpe!

  • http://www.facebook.com/liliana.blanes Liliana Blanes

    Gostei muito dessas dicas, de como aproveitar as sobras de almoço ou jantar. São muito boas as receitinhas que li, são ótimas é dedar água na boca, já experimentei algumas e a familia toda gostou. Liliana Blanes.

  • http://www.facebook.com/nacozzi Nadia Cozzi

    Que bom Liliana, vá experimentando nossas receitas e dizendo o que achou, ok? Abraços.

  • Pingback: Valorize o pão de cada dia – Dicas para escolher pães sem aditivos químicos nocivos a sua saúde | Coletivo Verde - Produtos Ecológicos

  • Larissa Nogueira

    Adorei, essas dicas sobre o que comer no café da manhã, tudo bem mais saudável, ajudando- nos a manter-mos bem mais saudáveis com uma saúde de ferro.Todos deveriam seguir essa guia, claro todos que tem à  dúvida no que comer, já experimentei algumas dessa receitas, e fez sucesso total minha família adorou.

  • NadiaCozzi

    Obrigada Larissa espero que muita gente leia seu comentário e experimente essas receitas.Bjo

  • Pingback: Pic-Nic Promove Trocas de Sementes, Mudas e Idéias Sustentáveis | Coletivo Verde - Produtos Ecológicos

  • Luísa D. K.

    Muito bom esse site! Gostei bastante, e é bom saber que se está se confiando numa profissional do ramo!
    Vou preparar as dicas de receitas, parecem ótimas!
    Obrigada, 
    Luísa!

  • NadiaCozzi

    Obrigada Luisa pelos comentários. Se tiver sugestões é só dizer. Abraços.

  • Lais Oliveira Gostosa

    Adooreii ese site muiito interesante…

  • Antônimo kkk

    Eco negócio ruim da merda!

  • Yamila Astorga

    ói, fico feliz de ver pessoas interessadas em compartilhar info. que nos ajudem a manter e melhorar a nossa saúde! Quero deixar para todos os leitores a minha contribuição indicando a empresa KORIN AGROPECUÁRIA que tem uma filosofia e um leque de produtos que respeitam a Mãe Natureza no seu desenvolvimento. Inclui tbém. água cujos íons negativos são mto. saudáveis para o ser humano. Aproveitem! Mta. Luz para todos, miloska

  • Ísis

    Muito bom! Quero mais dicas para uma alimentação saudável. rs
    Mil beijos.

  • NadiaCozzi

    Oi Ísis que legal aqui no Coletivo Tem muitas dicas e se quiser mais entre no meu Blog BioCulinária http://bioculinaria.blogspot.com.br/
    Bjos

  • Michele Guedes

    Adorei as dicas , e me preocupo muito com minha alimentação , o problema é : fico das 05,30 da manhã ás 23,00 hs na rua( academia, trabalhando , estudando) , não tenho tempo suficiente para fazer receitinhas……. Sinto muita dificuldades em achar alimentos saudaveis nos comercios. Quando estou de folga , ou de férias adoro esses tipos de receitas , mas no dia a dia não da. Que dica vc poderia me fornecer em relação as refeições da correria , que acredito que muitos e muitas aq , devam ter o mesmo problema que eu

  • NadiaCozzi

    Vá no meu Blog BioCulinária – http://bioculinaria.blogspot.com.br/

  • NadiaCozzi

    Vitaminas de frutas, saladas, grelhados, frutas, iogurtes com granola são sempre boas opções

  • Pingback: Aprendendo a Fazer Compras! | Coletivo Verde

  • LENA

    TRIGO, MILHO E SOJA E COMO SERÁ O CAFÉ DA MANHA SEM O PAO,GRANOLA COM SOJA E AMIDO DE MILHO E OUTROIS

Mais em Saúde e Alimentação (59 de 60 artigos)