• FEED

Guilherme Augusti Negri

Camiseta inteligente muda de cor quando exposta a poluição

Diariamente estamos expostos a grande quantidade de poluição e não conseguimos mensurar ou sentir a curto prazo os impactos desta exposição em nossa saúde. Mas apesar de desapercebida esta exposição ao longo do tempo é extremamente danosa ao nosso corpo.

Para questionar e alertar sobre este problema os designers Nien Lam and Sue Ngo desenvolveram uma camiseta inteligente que muda a cor de sua estampa quando detecta poluição atmosférica.

As estampas são desenhos que representam o pulmão e o nosso coração, dois dos orgãos que mais sofrem com a poluição e logo que “percebem” as toxinas no ar mudam as cores de suas veias para uma cor azulada.

Detectando fumaça provindas de fábricas, carros e cigarros a camiseta alerta a pessoa de que aquele local esta poluido e que todas as pessoas ao redor estão expostas a toxinas.

Para criar este efeito é fixado um pequeno sensor de monoxido de carbono na camiseta que ao detectar poluentes envia sinais elétricos através de fios para a estampas dos orgãos. As estampas são feitas de tecido termocrômicos que ao receberem o calor dos fios muda de cor e criam o efeito na estampa.

Veja o video abaixo e assista a camiseta em ação: (Caso esteja lendo esta notícia via e-mail ou RSS clique aqui para visualizar o video)

Um trabalho bastante inspirador não?

Mais: NY Daily NEws
Via: Trendhunter

Sobre o Autor: Guilherme Augusti Negri ( @coletivoverde | G+ )

Guilherme Augusti Negri

Empreendedor com veia social e ambiental e músico por hobby. Fundador do Coletivo Verde.

Site: http://www.coletivoverde.com.br - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário