• FEED

Nadia Cozzi

Câncer de Intestino X Alimentação!

13 nov 2014 - Por em Saúde e Alimentação

Muito bom para aqueles que acham que crianças sem doces cheios de corantes vão ficar traumatizadas! “Tadinhas”…

Parte da entrevista do Dr Dráuzio Varela à Dra. Angelita Habr Gama, muito interessante quanto ao assunto Câncer de intestino X Alimentação!

Fonte: Combate ao câncer 

Drauzio – Já citamos a idade e os fatores genéticos nos casos de câncer de cólon. E a alimentação?

Angelita Habr Gama – O câncer de intestino têm fatores de risco genéticos hereditários e genéticos ambientais. Neste último grupo, os fatores dietéticos são muito importantes. Alimentação rica em gordura animal, pobre em fibra e rica em corantes favorece a incidência desse tipo de câncer. Gosto de citar os corantes, porque são elementos que poderiam ser eliminados sem prejuízo, principalmente no Brasil onde existem pigmentos naturais que colorem os alimentos. Corantes são fator de risco, porque liberam nitrosaminas no intestino, substâncias reconhecidamente carcinogênicas. Se prestarmos atenção, veremos que atualmente as crianças ingerem uma quantidade enorme de corantes nos doces, balas, pirulitos. Na verdade, até o algodão doce não é mais branco. É verde, cor-de-rosa…

Corantes

Angelita Habr Gama é médica, especialista em coloproctologia e gastrenterologia, professora da Universidade de São Paulo e trabalha nos hospitais Oswaldo Cruz e Beneficência Portuguesa.

Sobre o Autor: Nadia Cozzi ( @nadiacozzi | G+ )

Nadia Cozzi

* Consultora de Alimentação Consciente e Desenvolvimento Pessoal. * Pesquisa desde 1994 a Agricultura livre de Agrotóxicos e o Ato de se alimentar e a Consciência de quanto ele interfere na Saúde Física, Emocional e Mental do Ser Humano e os efeitos da produção de alimentos para o Meio Ambiente. * Idealizadora do Instituto Pedro Cozzi - Espaço DAR VIDA – (institutopedrocozzi.blogspot.com.br) * Livros sobre uma nova consciência ecológica: (http://alimentopuro.synthasite.com/livros.php) * Blogs: Alimento Puro: alimentopuro.blogspot.com Bio Culinária: bioculinaria.blogspot.com

Site: http://nadiacozzi.yolasite.com - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • Papinha Da Vovó Londrina

    Olá pessoal, parabéns pela matéria, ainda não conhecia o site de vcs e hoje uma pessoa me indicou essa leitura pois e 2010 abrimos a Papinha da Vovó, uma empresa de alimentação familiar saudável que tem a missão de educar o paladar das crianças e reeducar o paladar dos adultos! Aqui tudo é feito sem corantes e conservantes. Produzimos os caldos de carne, peixe, frango e legumes e também todos os molhos que são utilizados em nossas preparações. O cardápio contempla 28 dias sem repetição e ainda respeitamos a sazonalidade dos legumes pois temos os pratos da primavera/verão e também do outono/inverno! Com certeza existe uma cultura massificadora em relação a comida ingerida hoje, mas estamos lutando para ajudar as famílias a viverem melhor! Parabéns

  • Luiz Botelho

    como fui diagnosticado com SCI há ~30 anos, posso ratificar o valor desta experiência junto com o consumo de produtos orgânicos. Luiz de Londrina/043.8474-0706.

  • Pingback: Refeição no escuro « Página 22()