• FEED

Guilherme Augusti Negri

Projeto cATA-LOGo – Projeto quer vai revolucionar a reciclagem em sua cidade

28 out 2011 - Por em Vida Verde

A coletiva seletiva não funciona em minha cidade!

Em debates aqui no blog muitos leitores nos contaram suas tentativas frustradas para reciclar seu lixo, a grande reclamação é que a coleta seletiva simplesmente não funciona em suas cidades.

Alguns dos problemas levantados:

  • Não há qualquer divulgação de informações pela prefeitura sobre como é feita a coleta seletiva local. Simplesmente as pessoas não sabem como devem proceder para ter o seu lixo reciclado.
  • A coleta não é organizada, o caminhão da reciclagem não tem dia, nem hora certa pra passar. Lixos se acumulam nas casas e a coleta em edifícios e condomínios é inviabilizada.
  • A cidade faz a coleta seletiva, mas sem organização da cadeia de coleta e treinamento dos trabalhadores o material reciclável se mistura com o orgânico e acabam no aterro sanitário .

Existem muitos outros prolemas mas Estes foram os pontos comuns que diversos leitores levantaram. O incrível esta situação é igual em diversas regiões do pais. A responsabilidade da coleta seletiva e das prefeituras, se elas não possuírem um plano bastante eficiente para a coleta seletiva ela simplesmente não acontece.

Para ilustrar o problema: Apenas 6% das cidades brasileiras possuem mecanismos para a coleta seletiva e a cidade de São Paulo só recicla 1% do lixo gerado na cidade.

Dados da Revista Veja e Estadão.

É preciso mudar, é preciso apostar em novas idéias.

Projeto cATA-LOGO – Coleta Seletiva inteligente e conectada

Mas então oque fazer pra solucionar estes problema? O projeto cATA-LOGO tem uma solução bastante simples, viável e que você pode ajudar a tirar do papel.

Criando um site, uma rede de comunicação direta entre os interessados o cATA-LOGo conectará pessoas como eu, você e todo mundo que gera lixo, com pessoas que vivem desse mesmo lixo: catadores , agentes ambientais, recicladores. Usaremos aplicativos simples para transformar o nosso desperdício em riqueza. Bastará separar orgânico de reciclável e se conectar!

Assista o video acima e entenda a proposta, se estiver lendo o artigo via RSS ou E-mail clique aqui para ver o video.

Imagina só que bacana? Você poderá se conectar a um website, descobrir quem são as cooperativas e recicladores que podem recolher seu lixo e pronto seu lixo irá ser recolhido de maneira segura e organizada.

Reciclagem e impacto social positivo

Além de ser eficiente acontecerá um grande impacto social levando mais dignidade para os catadores e recicladores. O sistema disponibilizará dados aos catadores permitindo saber aonde e quando retirar os lixos recicláveis, trazendo mais segurança pois não há necessidade de revirar o lixo e também será possível recolher muito mais lixo em muito menos tempo. O resultado: Mais renda e dignidade.

Além da internet

Mas como os catadores receberão estes dados? Funcionará na prática? O bacana é que o projeto não é só a plataforma na internet mas sim um pacote de ações que vai entender, educar e conectar as pessoas interessadas em reciclar.

Uma das ações previstas é estudar toda a cadeia da coleta seletiva do ponto de vista do catador, levantando seus custos, estatísticas de material coletado e descobrindo quais são os desafios e necessidade. Além disto serão implementados ações inovadoras como o uso transportes não poluentes para a coleta e o uso de rotas e mapas inteligentes. Tudo isto feito em colaboração. Fantástico não?

Os Objetivos gerais do projeto são:

  • Facilitar a destinação responsável de resíduos recicláveis, reutilizáveis e descartáveis.
  • Inclusão social, melhoria da renda e da auto-estima dos catadores.
  • Conscientização da sociedade sobre temas relacionados à reciclagem e à mobilidade urbana.

Crowdfunding – Ajude a tirar o projeto do papel

Para realizar o projeto a equipe recorreu ao Crowdfunding, aonde você poderá ajudar o projeto e ainda ganhar recompensas. Acesse o site do Catarse e participe do projeto!

O projeto ficou entre os 3 mais votados pelo público nas 2 fases de seleção do “Festival de Idéias – Inovações para o Desenvolvimento Social” realizado pelo Centro Ruth Cardoso e precisa de sua ajuda para sair do papel.

O projeto cATA-LOGo pretende angariar R$20.000 até 20 de novembro. Definimos um objetivo de arrecadação para executar o mínimo necessário. O valor excedente arrecadado será automaticamente utilizado nas próximas outras etapas do projeto. Esta etapa será desenvolvida de janeiro a julho de 2012 em Campinas e São Paulo e fará o levantamento de dados e o desenvolvimento de um sistema de coleta programada de recicláveis baseado em internet.

Para executar o projeto precisaremos de programador, estatístico, equipar o núcleo de catadores com computador e celulares e publicar no site as atividades e os resultados.

Para viabilizar essa idéia não precisaremos de donativos. Todas as formas de apoio receberão recompensas caprichadas e o projeto só será realizado se todos os recursos necessários forem captados. Caso contrário, só lhe custou um clique.

Faça sua parte!

Nós do Coletivo Verde estamos apoiando e já estamos fazendo parte do microfinanciamento, faça parte você também, acesse o site do Catarse e participe do projeto!.

Sobre o Autor: Guilherme Augusti Negri ( @coletivoverde | G+ )

Guilherme Augusti Negri

Empreendedor com veia social e ambiental e músico por hobby. Fundador do Coletivo Verde.

Site: http://www.coletivoverde.com.br - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • Patricia Leite

    Gostei por causa da organização, mas…os atravessadores aqui na minha rua são as pessoas que vasculham o lixo (correndo riscos :( ) e o vendem para um depósito que junta uma quantidade grande e ganha dinheiro por causa dessa grande quantidade. O pessoal que realmente cata ganha pouco e é gente honesta, desempregada que precisa e quer trabalhar. Na matéria não ficou claro se essas pessoas serão incluídas, beneficiadas.

  • Revitalizacentro

    Esta foi a melhor idéia que o Coletivo Verde já nos enviou. Estamos Revitalizando o Centro de Fortaleza para receber a copa do mundo em 2014 e organizando idéias para levarmos a Comissão da Câmara Municipal de Fortaleza, que também fazemos parte com um membro dos Revitalizadores Sociais de Fortaleza, representamos a Sociedade Civil Organizada (3ºSetor).
     
    Segunda feira dia 31 de outubro, teremos um fórum do centro dentro da nossa instituição, que também fica no centro, tentatei obter o maior número possível de conteudo e pesquisas sobre o assunto, por favor, se poderem nos ajudar já enviando ofícios e materiais, seria de grande ajuda ao Movimento dos Revitalizadores de Fortaleza.
     
    Adriana Araújo Castello Branco
    Coord. de Projetos Sociais
    Fundação El-Shaddai – FATECI
    revitalizacentro@hotmail.com
    TWITTER: @revitalizadores@revitalizadores:disqus 

  • Ola Patricia como esta? Você tem toda a razão é que o texto não estava claro neste ponto, acabei de corrigi-lo salientando o impacto social, me diz oque achou.
    E sim o projeto tem um forte impacto social e o maiores beneficiados serão os catadores, aprofundei este ponto agora no texto!

    Abraços e obrigado =)

  • Bom dia Adriana, olha que legal seria maravilhoso levar o projeto para Fortaleza!
    Vou colocar você em contato com os responsáveis pelo projeto. Podemos contar com vocês pra tirar o projeto do papel? Vamos divulgar o financiamento!!

    Abraços

  • Marileliarocha

    É uma opção para várias cidades, inclusive a minha ! Estou divulgando e compratilhando ! Achei muito boa a matéria ….

  • Hellosolo

    Você também se recicla? Uma ótima dica sobre essa empresa de copos. Além de qualidade você leva vida ä natureza. Já utilizei e recomendo

  • antonio ramos

    adorei o video de concientização,gostaria que me enviassem ideias estou iniciando projeto de reciclagem,