• FEED

Guilherme Augusti Negri

Coletivo Verde Roupas Sustentáveis – Novidades da construção de uma marca verde de verdade

20 maio 2011 - Por em Coletivo Verde

Ola pessoal, faz algum tempo que não posto novidades sobre a marca de roupas Coletivo Verde né? Apesar de falta de artigos trabalhamos bastante nestes últimos meses e estamos com muitas novidades.

Investimento bastante em pesquisa e desenvolvimento afim de criar roupas cada vez mais estilosas, éticas e verdes de verdade. Abaixo conto algumas das iniciativas que estamos envolvidos

Coletivo Verde – Design e Estilo

Video conceito do Coletivo Verde ( Caso esteja lendo esta notícia via e-mail ou RSS clique aqui para ver o video)

Uma de nossas principais atividades foi trabalhar para desenvolver o estilo Coletivo Verde, organizar a marca conceitualmente e criar a linha de design de nossas peças.

Para esta importante tarefa contratamos a designer de moda Carol Leal portoalegrense especializada em moda sustentável. A Carol é nossa parceira de longa data e quando cursou o mestrado da Domus Academy em Milão ela escreveu sua tese sobre Moda Sustentável e estudou o case do Coletivo Verde, assim nos aproximamos e trocamos muitas idéias.

Foi super bacana a identificação e a “pegada” que compartilhamos por criar roupas profundamente comprometidas com a ética e a sustentabilidade e foi um passo natural fecharmos com a Carol para ser nossa designer. Estamos super felizes com os resultados desta parceria e não vemos a hora de mostra-lo!!!

Criamos uma nova coleção com modelos de t-shirt Gola V, manga longa, t-shirt com bolso e para as meninas t-shirt dress, batas e muitos modelos bacanas. Estamos em processo de pilotagem e em alguns meses elas estarão a venda em nossa loja virtual! Fique ligado =)

Algodão Orgânico Agroecológico do Semi-árido nordestino


Pesquisamos muito sobre a matéria-prima e buscamos sempre os materiais mais sustentáveis e foi assim que conhecemos o projeto Dom Helder Câmera que fomenta o plantio de Algodão orgânico em formato agroecológico no Nordeste.

Recebemos o convite para visitar e conhecer de perto este projeto pelo Thomas da marca francesa Tudo Bom? e participamos do I seminário Interterritorial entre organizações de bases familiares com empresas ligadas com o comércio justo mercado orgânico do algodão. O encontro foi realizado na região do Apodi, no sertão Nordestino.

Foram 2 dias incríveis em que pudemos conhecer todos os “atores” deste trabalho incrível que trás renda e dignidade pra uma das regiões mais castigadas do Brasil, é emocionante ver o depoimento dos agricultores contando a mudança em suas vidas que o projeto propiciou. Estou preparando um artigo especial e um mini documentário contando tudo sobre a agroecologia, o projeto e o quanto este projeto é bonito! Em breve =D

Tingimento Natural – Utilizando pigmentos naturais para tingir nossas roupas

Estudando a cadeia produtiva percebemos que um dos elos mais poluidores é a etapa do tingimento. Para tingir o tecido se usam muitos químicos e uma quantidade enorme de água e em muitos casos esta água não é tratada e é jogada diretamente em rios, esta horrível prática contamina os rios e cria um enorme prejuízo ambiental. Pesquisamos então lavanderias que fazem o tingimento de forma consciente, tratando e utilizando uma quantidade menor de água.

Nesta pesquisa conhecemos a Etno Botânica empresa que possui um trabalho revolucionário e que tinge as peças utilizando pigmentos naturais ou seja ao invés de usar químicos pesados se usam plantas, nada mais sustentável não?

Compramos uma leva de algodão orgânico certificado e os tingimos naturalmente com a empresa, as cores ficaram lindas e com um efeito super natural! Acima você pode conferir o processo e o resultado de alguma de nossas cores.

Produção Ética em Cooperativas – Projeto Retece + Ecotece

A mais nova empreitada do Coletivo Verde é produzir as peças em Cooperativas de Costureiras. Hoje já trabalhamos com empresas de confecção que respeitam seus funcionários e os fornecem um trabalho digno, mas queremos ampliar e evoluir este conceito e trabalhar com comunidades, gerando educação,emprego e renda.

Iniciamos nosso contato o Ecotece, o mais antigo e o mais respeitado instituto de moda sustentável do Brasil e estamos trabalhando para nossa nova coleção ser produzida no Projeto Retece grupo de mulheres da comunidade do Jardim Santo André.

Quando sairem novidades sobre esta empreitada, contaremos aqui no blog! =)

Resumo

Estamos trabalhando muito pra criar uma marca verde de verdade que traga mais vida, amor, consciência e criatividade para o mundo! Gostariamos muito de compartilhar e escutar a opinião de nossos parceiros, clientes e construir a marca com a colaboração de todos afinal, nós somos o Coletivo Verde e queremos fazer juntos!!! =)

Vamos que vamos!

Sobre o Autor: Guilherme Augusti Negri ( @coletivoverde | G+ )

Guilherme Augusti Negri

Empreendedor com veia social e ambiental e músico por hobby. Fundador do Coletivo Verde.

Site: http://www.coletivoverde.com.br - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • Dela Pereira

    Achei louvável essa iniciativa. Me avisem quando as roupas já estiverem disponíveis para venda.
    Gratidão!
    Dela