• FEED

Luana Godoi

Dicas para cuidar de seu cachorrinho filhote

17 set 2011 - Por em Casa Verde

Os animais domésticos fazem parte de nossas famílias hoje em dia, porém você sabe quais são os cuidados básicos que deve tomar para manter o bem-estar e a qualidade de vida de seu animal?

A maioria das pessoas acredita que é fácil cuidar deles, mas para cada um deles é preciso ter um cuidado único e especial. Vamos tratar primeiramente de um dos animais domésticos mais comuns em nossas casas, os cachorros.

Alimentação

 

Um cachorro necessita de uma alimentação especial em cada fase da sua vida. Quando é um recém-nascido precisa apenas do leite da mãe para se manter bem, quando já está crescendo e começam a aparecer os dentes, o ideal é mantê-los com uma ração própria para filhotes, a base de leite, que por muitas vezes deve ser misturada com um pouco de água, para deixar a ração mais mole, ou deve ser triturada, pois os dentinhos podem não estar bem desenvolvidos. Isso é ideal para que o cachorrinho não machuque sua mãe na hora de se alimentar.

Além disso, a ração para o filhote deve ser oferecida de quatro a cinco vezes por dia, mais ou menos 100g por vez, dependendo do tamanho do animal, pois eles estão crescendo e precisam se alimentar bem. A água deve ser oferecida sempre fresca e a vontade.

Vermífugo

Os cães novinhos devem ser desvermifugados com 21 dias de vida com um vermífugo bom que pode ser encontrado em qualquer clínica veterinária. A desvermifugação deve continuar a cada mês até o animal completar seis meses. Após esse período o vermífugo deve ser mantido de três em três meses.

Vacinação

A vacinação também é um dos pontos mais importantes no cuidado dos cães, pois existem várias doenças transmitidas por vírus que atacam o organismo dos cachorros e podem leva-los a morte muito rápido.
As primeiras doses de vacinas devem ser levadas muito a sério pelos proprietários, pois são nos primeiros meses de vida que o animal cria sua imunidade. A primeira dose da vacina deve ser feita com 45 dias, e seguida de mais duas doses com intervalos de no máximo 30 dias em cada uma delas. Assim completando as três doses necessárias para esta etapa da vida dos cãezinhos. As vacinas devem ser repetidas anualmente, mas com uma só dose. É muito importante lembrar que essas vacinas devem ser feitas pelo Médico Veterinário e, que ele deve assinar e carimbar a carteirinha de vacinação de seu animal para comprovar sua responsabilidade. A vacina contra a raiva é aplicada quando o animal completa seis meses.

Muitas pessoas acabam optando por comprar e aplicar a vacina em casas agropecuárias, mas normalmente as vacinas encontradas nessas casas não são de boa qualidade e deixam o seu animal desprotegido.

Passeios, banhos e pulgas

 

Os passeios com o seu cão devem ser feitos apenas quando as três primeiras doses da vacina estiverem completas, pois como os vírus estão pelo ar o contágio é muito fácil.
Os banhos devem ser feitos de acordo com a sua vontade, mas não devem ultrapassar o limite de um banho por semana, ou no verão, até duas vezes, mas sempre secando bem o seu cão, pois com a umidade ele pode adquirir algum fungo ou dermatite.

Para evitar as pulgas você deve conversar com um Médico Veterinário para que ele indique qual a melhor proteção você deve adotar.

Castração

 

Se você optou por uma fêmea os cuidados aumentam. Quando ela completa seis meses normalmente entra no cio e aí vem os problemas. Prende-la apenas pode ser muito perigoso, o ideal é você optar pela castração antes do primeiro cio, com aproximadamente cinco meses. A castração além de evitar gravidez protege a fêmea de doenças como câncer de mama e de útero. Mas caso não seja possível realizar a castração existe o anticoncepcional, porém, deve-se ter cuidado com seguidas aplicações, apesar de que esse tipo de prevenção dura apenas seis meses.

Companheiro não se compra, se acolhe!

Você vai comprar um cachorro? Você sabia que pode estar financiando o sofrimento e a morte de muitos outros animais? Clique aqui e leia este artigo especial contando tudo sobre este problema e aprenda como você pode trazer um cachorrinho pra sua casa sem causar nenhum tipo de sofrimento animal.

Considere a Adoção!

Se você ainda não compartilha da compania de um cachorrinho que tal adotar um? Nós temos aqui no blog uma sessão especial para cachorros maravilhosos que precisam de um lar! Clique aqui e conheça estas peças raras.

Outras informações

E para que seu cão se sinta ainda melhor, dê muito carinho a ele, disponibilize alguns brinquedos para que ele possa se distrair durante o dia, como ossinhos e brinquedos de borracha e, na hora de dormir ofereça um lugar calmo e protegido.

Todas essas informações devem manter seu animal muito bem e é importante cumprir todas elas. Sempre que estiver com um dúvida consulte o seu veterinário =)

Fotos: Google e Projeto Segunda Chance ( @segundachance )

Sobre o Autor: Luana Godoi ( @luanadgodoi | G+ )

Luana Godoi

Estudante do curso de Biologia - UNISINOS/RS

Site: - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • Eu gostei muito das dicas porque eu estou com um filhote de 1 mês e dias.É uma fêmea Fox.

  • karool

    Qual a raça do cachorrinho da 3° foto?

  • eu tenho 15 anos e quero adotar uma cachorrinho filhotinho e amei essas dicas

  • ROMARIO CARVALHO

    Obrigado pelas dicas muito boas !!!!

  • Eu acabei de adotar um cachorrinho de 2 meses e estou perdida, pois tenho 3 gatinhos também e preciso vaciná-los, mais não tenho condições de vaciná-los de uma vez. Estou meia perdida preciso de orientação, por favor me ajudem.

  • lele leao

    gosei muito das dicas vao me ajudar muito com meu cachorrinho de 4 meses

  • brenda formiguinha

    ola! Adorei as dicas!!!

    Ecerto dia essa cadela sumio… Ela apareceu debaixo da minha casinha com 5 filhotes. Eu fiquei com o mais grande minha tia com uma menina e os outros nao sabemos o que fazer… Se alguem tiver uma ideia pf envieme um email:

    brendaluiza200@gmail.com ass:brenda

  • alvaro

    rottwaller

  • camilosquie

    minha filhotinha não me obedece quando eu falo e chamo ela oque eu faço me responda por favor

  • vitoria

    por favor me ajudem se pode criar um filhote de cachorro a partir de quantos meses ??

  • wanderson

    Tenho um filhote de três meses já é vacinado e de duas semanas pra cá não quer se alimentar

  • nayara

    boa as dicas vou seguir !

  • Coelho

    A primeira dose da vacina deve ser feita com 45 dias, e seguida de mais duas doses com intervalos de no máximo 30 dias em cada uma delas que tipo de vacina refere-se seria a aquela importada V10?

  • YASMIM

    EU TENHO 14 CACHORROS