• FEED

Nadia Cozzi

Despertando as Cores para um Mundo mais Feliz e Sustentável

24 jan 2012 - Por em Saúde e Alimentação

Domingo é meu dia de preguiça, de acordar mais tarde, curtir aquele cafezinho que coloca os pensamentos em ordem e de sapear na TV. Mas este foi especial, porque nessas sapeadas encontrei Pleasantville – A vida em preto e branco.

Para quem ainda não viu, este filme conta a história de dois irmãos, David e Jennifer que através de um controle remoto mágico são transportados para dentro de uma série de TV chamada Pleasantville, ambientada nos anos 50 e rodada em preto e branco. Lá tudo é perfeito, sem problemas, sem conflitos, sem contestações. Todos trabalham, ganham bem, as casas são lindas, o time da escola ganha todas.


Tudo aparentemente maravilhoso, só não existe cor e sentimento. David adora a série, sabe todas as histórias. Sua irmã Jennifer é uma garota bonita que adora chamar a atenção. O mundo perfeito de Pleasantville começa a mudar quando os dois irmãos deixam de interpretar seus papeís e começam a ser eles mesmos.

O resultado é que a cada demonstração de amor, coragem, alegria, tristeza ou raiva, a cidade e seus habitantes começam a ganhar cores, vida. Nem todos aceitam as mudanças, causando estranhamento entre os coloridos e o preto e branco. Rapidamente criam-se regras na tentativa de assegurar que o Mundinho seguro continue, que as cores não sejam mais notadas. Mas a partir do momento em que as pessoas liberam suas emoções tudo fica colorido com imagens lindas, contrastando com a vida sem graça e sem cor que conheciam. É uma crítica sutil ao nosso medo do novo, da tendência de ficarmos acomodados com o que já conhecemos.

O filme me trouxe felicidade, percebi semelhanças com o que vivemos hoje. Estamos trocando as cores não de uma cidade, mas do Planeta. Somos os coloridos que mostram um novo caminho falando de orgânicos, reciclagem, sacolas reaproveitáveis, respeito ao homem e aos animais, consumo consciente, reflorestamento, sustentabilidade em geral. Somos aqueles que apontam novos caminhos, porque mudar é preciso e possível.


Na hora me veio uma coisa que ouvi do Mário Sérgio Cortella sobre Sustentabilidade e Meio Ambiente. “Falta erotizar esta luta”. Erotizar no sentido de ter paixão, prazer. Falar sobre isso porque está dentro de você, porque faz parte da sua essência. Aí fica fácil fazer, ensinar, o coração comanda, a mudança acontece.

Esse sentimento é o que diferencia os coloridos dos preto e branco, todos sabemos que se não mudar o Planeta acaba, mas só quem tem a consciência da Vida como seu bem maior faz a diferença e serve de exemplo. Não precisa de Instituições para fazer, a mudança vem de dentro e não de fora. Isso se chama Comprometimento.

Lendo uma crítica sobre o filme me deparei com a seguinte frase – “A vida em preto e branco, é uma experiência gratificante, é de te deixar com um sorriso no rosto e injetar um pouco de esperança nos corações. Te faz feliz, e hoje em dia, isso já é muito.” Os coloridos jamais se conformariam com essa posição, eles acreditam que é hora de deixar de lado o que te Faz feliz para Ser feliz porque essa é a essência da Vida.

Assista Pleasantville – A vida em preto e branco, eu recomendo, mas cuidado sua vida pode ficar mais colorida e feliz.

Colorindo a mesa:

Uma das coisas mais fáceis para mudar e colorir é a alimentação. Ao mesmo tempo é onde a teimosia mais atua. É difícil, é caro, eu não gosto de cozinhar, entre outras, são minhas velhas desculpas conhecidas. Vamos começar hoje? Que tal esta saladinha que é fácil e pode ser levada para o trabalho numa boa!

Salada Italiana

Ingredientes

  • Folhas verdes orgânicas (alface americana, alface roxa, radicchio, rúcula)
  • 2 tomates orgânicos
  • ½ manga orgânica
  • 3 Figos
  • 100 gramas de queijo parmesão

Modo de preparar:
Pegue uma frigideira, coloque o queijo parmesão em fatias e deixe gratinar. Reserve.
Coloque as folhas verdes lavadas e bem picadas em um prato. Cubra com a manga em tiras, o figo em gomos e o tomate em rodelas.
Pegue o queijo gratinado e decore a salada.

Sugestão de Molho

Ingredientes

  • 1 dente de alho bem picado
  • 1 xícara de azeite extra virgem
  • 1 colher de sopa de mostarda sem aditivos químicos
  • Orégano e sal marinho a gosto
  • Modo de preparar: Misture tudo e coloque por cima da salada.

Dicas de cozinha:


Muitas vezes achamos que não sabemos cozinhar e na verdade faltam dicas que podem ajudar nossas primeiras incursões ao Mundo da Culinária. Errar é normal, saber consertar é divino!

Evite o ressecamento do bolo de chocolate
Para que o bolo de chocolate não fique ressecado, acrescente à massa meia maçã ralada.

O bolo despedaçou na hora de desenformar?
Remonte o bolo na forma unindo as partes despedaçadas com uma geléia aquecida. Espere esfriar e desenforme novamente. Eu prefiro montar em uma travessa de vidro bem bonita, amassar com as mãos para ficar lisinho e cobrir com um creme bem gostoso. Enfeite com chocolate granulado, coco ralado bem grosso ou raspas de chocolate.

 Deixe a salsinha bem fresca por mais tempo
A salsinha pode ficar fresquinha por até 3 semanas. Para isso, lave, escorra bem, coloque em um vidro tampado e guarde na geladeira

Solução para tirar o cheiro de queimado do arroz
Coloque um pedaço de pão sobre o arroz que acabou de queimar. O cheiro desaparece na hora. Para tirar o gosto coloque umas rodelas de cebola.

 Aprenda a escolher as espigas de milho verde
Ao comprar milho verde, escolha as espigas com grãos claros: são as mais novas e macias.

Dê um sabor especial às batatas cozidas
Para dar um sabor especial a qualquer prato com batatas cozidas, coloque 2 ou 3 cravos-da-índia na água do cozimento.

Fotos: IMDB / GiniMiniGi

Sobre o Autor: Nadia Cozzi ( @nadiacozzi | G+ )

Nadia Cozzi

* Consultora de Alimentação Consciente e Desenvolvimento Pessoal. * Pesquisa desde 1994 a Agricultura livre de Agrotóxicos e o Ato de se alimentar e a Consciência de quanto ele interfere na Saúde Física, Emocional e Mental do Ser Humano e os efeitos da produção de alimentos para o Meio Ambiente. * Idealizadora do Instituto Pedro Cozzi - Espaço DAR VIDA – (institutopedrocozzi.blogspot.com.br) * Livros sobre uma nova consciência ecológica: (http://alimentopuro.synthasite.com/livros.php) * Blogs: Alimento Puro: alimentopuro.blogspot.com Bio Culinária: bioculinaria.blogspot.com

Site: http://nadiacozzi.yolasite.com - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário