• FEED

Vanessa Mendes Argenta

Eco banheiro: dicas para transformar seu banheiro, economizar água e trazer mais sustentabilidade para sua casa

23 abr 2011 - Por em Casa Verde

Com o assunto da sustentabilidade tão em voga, por vezes pensamos: como trazer ações sustentáveis para nosso cotidiano, para nossa casa? A mudança de hábitos domésticos aliada à economia de água e energia pode ser um primeiro passo, por isso vamos fazer uma série de posts sobre equipamentos e dispositivos economizadores, tratando primeiramente dos vasos sanitários.

Os modelos mais antigos de bacias sanitárias chegavam a gastar até 15 litros de água por descarga. Hoje em dia a média é de 9 litros de água por acionamento, o mesmo volume daqueles baldes grandes que usamos para limpar a casa… bastante, não?

Imagine a frequência de uso numa residência, multiplique pelos vários moradores, mais as outras casas, o bairro, a cidade, enfim: são bilhões de litros de água potável usados diariamente para levar nossos resíduos para a estação de tratamento mais próxima, se houver. Mas esse gasto pode ser diminuído em nossas casas se forem utilizadas uma bacia sanitária com caixa acoplada ou uma válvula de descarga com duplo acionamento.

As bacias sanitárias podem ser de 2 tipos: com limpeza por sifão ou com limpeza por arraste. No Brasil são mais comuns as bacias com sifão, que não são econômicas e exigem instalação hidráulica por baixo da laje, gastando mais material e favorecendo vazamentos. As bacias com volume de descarga reduzido conhecidas como “VDR” são mais comuns na Europa e são indicadas para instalação em paredes de dry-wall.

Na impossibilidade de mudança do tipo de bacia, deve-se então investir em modelos com caixa acoplada, que tem o volume de água fixo (cerca de 6 litros). Essa opção tem ainda outra vantagem: facilita a instalação de hidrômetros individuais em edifícios antigos, que ainda não tenham esse sistema.

Se na sua residência tem idosos ou cadeirantes, opte pela bacia convencional com válvula de descarga econômica, pois a caixa acoplada pode atrapalhar o movimento destes usuários. As válvulas de descarga econômicas tem duplo acionamento: um para resíduos líquidos (vazão de 3 litros) e outro para resíduos sólidos (vazão de 6 litros). O uso dessa válvula pode gerar uma economia diária de água de mais de 30%!

É importante também não economizar na hora de comprar esses itens: compre produtos duráveis, com certificações ambientais e de empresas que dêem boas condições de trabalho aos seus empregados. Isso também é sustentabilidade!

Para saber mais:
Sabesp: Tabela de equipamentos economizadores.
Apostila sobre aparelhos sanitários economizadores.
Catálogo de produtos ecológicos e economizadores de água. (Ecomeios)

Sobre o Autor: Vanessa Mendes Argenta ( @vanmagenta | G+ )

Vanessa Mendes Argenta

Arquiteta e Urbanista

Site: http://www.flickr.com/photos/vanmagenta - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • Acredito que se pensarmos em economizar água, o mais eficiente que temos hoje é o vaso sanitário a vácuo, é a mesma tecnologia utilizada em aviões voltada para o uso doméstico.
    Algumas das vantagens:
    Utilizam pouca água; Podem usar canos coletores com diâmetro muito menor; Podem limpar em todas as direções, inclusive a parte de cima (como o sistema a vácuo não usa a gravidade para mover a água, não há nada que detenha a operação do cano coletor); O fato do cano coletor não precisar ficar sob o chão significa que não é preciso quebrar o piso para instalar novos vasos sanitários; Podem ser instalados em qualquer lugar.

  • Luciene

    Olá, tenho muitas capas de dvd vazias , vocês tem alguma sugestão de como aproveita-las?
    Uma feliz pascoa!!!!!

  • Muito bacana, retwitando! :)

  • Pingback: Dicas e equipamentos para economizar água em sua casa! | Coletivo Verde - Produtos Ecológicos()

  • Pingback: Academia e balada utilizam energia das pessoas para funcionar | Coletivo Verde - Produtos Ecológicos()

  • Pingback: Academia e balada utilizam energia das pessoas para funcionar |()

  • Gerplanterra

    Eu
    tenho a solução de economizar de 50 a 80% da água consumida nas cidades de todo
    o Planeta

    E
    aumentar 100% a higiene e evitar doenças transmissíveis pelas torneiras

    E
    todas as pessoas da classe – A / B / C / D  poderão adquirir o aparelho (por ser super
    barato)

    Contato:
    Roberto Germignani

    Tel.
    – 015-3233-1506

  • Fowler

    Já existe caixa acoplada com dois acionamentos , um só para resíduos líquidos e outro para resíduos sólidos. Decca.

  • Roberto da Gerplan

    Tenho caixa de descarga acoplada que só gasta 2 litros de água para resíduos sólidos 

    OBS: melhores informações pelo tel. 015-3233-1506 (Roberto)

  • Bárbara Faria

    Eu tenho em casa e recomendo. A economia é considerável