• FEED

Guilherme Augusti Negri

Empresa Japonesa cria máquina que transforma garrafas plásticas em gasolina

Clique acima para assistir o video.
Se você estiver lendo esta matéria via E-mail ou RSS clique aqui para ver o video

O plástico é  um dos grandes vilões do meio ambiente e não é por menos, sua matéria-prima é o petróleo um recurso natural limitado e os produtos feitos com o material demoram milhares de anos para se biodegradar.

7% do petróleo mundial é utilizado para produção de plástico. Para se ter uma idéia este número é maior do que todo o consumo de petróleo do continente Africano.

Agora me diga, para aonde vão todos estes produtos feitos de plásticos? São três destinos certos: ou eles vão parar em lixões criando montanhas de lixo, são incenerados liberando perigosos tóxicos ou no pior caso vão parar nos oceanos criando lixões flutuantes gigantescos como o Lixão do Oceano Pacífico.

Um outro ponto crítico é que a maioria dos produtos feitos de plástico só são utilizados uma única vez. Em nosso dia a dia estamos acustumados a usar embalagens descartáveis, garrafinhas de plástico, sacolinhas e copos sem necessidade, é possível utilizar outros produtos mais eficientes ou criar estes mesmos produtos com matérias-primas mais sustentáveis.

Para um planeta mais limpo é preciso reduzir o consumo de produtos feitos de plástico e reciclar os já existentes! Apesar dos avanços na conscientização hoje nós produzimos 20 vezes mais plástico doque a 50 anos atrás.

Pensando no problema do descarte a empresa japonesa Blest criou uma máquina que consegue transformar diversos tipos de plástico em um óleo refinado pode se transformado em óleo diesel, querosone e gasolina. A máquina é pequena, simples e segura. Veja o video no começo do post e entenda a proposta.

Achei a máquina incrível, parece ficção cientifica. Hoje elas só estão disponíveis para empresas mas o idelizador das máquina o professor Akinori Ito luta para que elas fiquem mais baratas e acessíveis para que todos possam ter uma em casa.

Eu não vejo a hora de ter a minha =D

Fonte: PSFK / Ourworld 2.0

Sobre o Autor: Guilherme Augusti Negri ( @coletivoverde | G+ )

Guilherme Augusti Negri

Empreendedor com veia social e ambiental e músico por hobby. Fundador do Coletivo Verde.

Site: http://www.coletivoverde.com.br - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • fala guilherme!
    ó, pelo que entendi, é qualquer plástico, e não só garrafas plásticas, como está no título.

    e po, maquininha massa, né? quero uma :P

  • fala guilherme!
    ó, pelo que entendi, é qualquer plástico, e não só garrafas plásticas, como está no título.

    e po, maquininha massa, né? quero uma :P

  • Ola Caio, como esta?
    É verdade a máquina recicla todos todos os plástico. É que quando fui
    escrever o título soava como se a máquina só atendesse escala industrial
    então optei por escrever garrafas para a pessoa entende que era possível
    usar a máquina em casa.
    Show de bola né? Vamos comprar umas 5 e montar um posto sustentável? Traga
    sua garrafa pet e saia de tanque cheio hahah =D
    Valeu pelo comentário

  • Laercio Bizzarri

    simplesmente o cara é um gênio. Matou vários problemas com uma paulada só. Tomara que em breve possamos ter acesso a esse tipo de tecnologia. Seria especatular!!!

  • Raz

    Mesmo Video so que legendado
    http://dai.ly/cFKTpp

  • Hellenbispo

    Olá, essa matéria é super interessante, mostra como o plástico é perigoso para o nosso meio ambiente quando descartado de forma errada. Se pode virar gasolina, o que não pode virar quando em contato com o nosso solo? No meu blog Despertar para Hoje, postei algumas informações sobre alguns empresários que apostam em idéias como esta. Fico sempre encantanda quando o ser humano resolve usar sua capacidade intelectual, não apenas para o lucrar, mas também para fazer o mundo um pouco melhor.

  • André

    Não parece com a maquina do De volta para o futuro, Mr.Fusion, faz quase a mesma coisa, produz energia com lixo.

  • Pingback: Links da Semana | Biosfera MS()

  • Muito obrigado Raz, esta atualizado para a versão legendada.
    Valeu =)))

  • Ola Hellen. Manda por favor o link do post para eu conhecer e divulgar.
    Abraços

  • Alexandre

    Em algum lugar tem a especificação de quanta energia é usada no processo?

  • Ola Alexandre, tudo bem? No site da empresa (http://www.blest.co.jp/) existem PDF´s técnicos a respeito da máquina, lá com certeza é informado o gasto de energia.
    Vou dar uma pesquisada também, ótima pergunta.
    Abraços

  • Rogério Marçal

    “Isto é um tesouro!”

    A princípio, vendo só pelo título, pode parecer mais uma dessas oluções caras, que resolvem parte do problema e geram mais resíduos. Afinal de contas petróleo não é das saídas mais dignas de que precisamos, mas infelizmente ainda é muito necessária. Ideal mesmo seria geral algum tipo de combustível realmente não poluente (e eficiente), mas para isso teria que mudar não só toda uma cadeia produtiva, de consumo e de consciência das pessoas, que aos poucos vem mudando sim, e isso é ótimo. Mas a alternativa é bem digna, e diga-se de passagem, reduz lixo, minimiza a busca pelo recurso em natura (o petróleo bruto), reduz uso de energia na produção… tem vários benefícios.

    E mesmo que não seja um equipamento não tão acessível, mas perto de outras alternativas, parece bem viável. É muito fácil para empresas, instituiçãos e governos investirem em postos de coleta e processamento com dezenas, centenas de máquinas dessas, gerando novas fontes de renda, e destino certo (e digno) para o excesso de lixo que geramos diáriamente.

    Adorei a ideia. =)

  • Pingback: Empresa Japonesa cria máquina que transforma garrafas plásticas em gasolina « Arquitete suas ideias()

  • Trocadoramos

    olá bom dia adorei a máquina pois moro numa zona que há muito plástico, gostava de ter mais imformações sobre o assunto. obrigado..Email- trocadoramos@hotmail.com

  • Tambem quero uma. Genial ^^.

  • Maravilhosa a ideia dele, mas fico pensando porque ninguém imaginou isso antes? O processo parece ser bem simples. Espero que possamos em um futuro próximo ter uma dessas em casa ou pelo menos em algum centro de reciclagem. Imagine usar um gerador diesel para alimentar uma máquina destas? Será que o custo energia/petróleo seria zero?

  • Maravilhosa a ideia dele, mas fico pensando porque ninguém imaginou isso antes? O processo parece ser bem simples. Espero que possamos em um futuro próximo ter uma dessas em casa ou pelo menos em algum centro de reciclagem. Imagine usar um gerador diesel para alimentar uma máquina destas? Será que o custo energia/petróleo seria zero?

  • Pingback: Empresa Japonesa cria máquina que transforma garrafas plásticas em gasolina | Defender - Defesa Civil do Patrimônio Histórico()

  • Adriana Gonçalves

    Adoraria ter uma dessa em casa!!!

  • Jose monteiro

    Como obter a ficha técnica e a qual é a possibilidade de aquisição ‘

  • Ola José, não somos responsáveis pela máquina, apenas divulgamos o artigo
    sobre ela.
    As informações técnicas você encontra diretamente no site da empresa (
    http://www.blest.co.jp/).
    Abraços

  • Israel

    Gostei muito desta ideia genial para o planeta!! Quero saber como faço para comprar uma maquina desta?

  • Elias dos Santos Silva

    E vejam só, se na natureza nada se perde e nade se cria, tudo se transforma, porque não transformar novamente os elementos feitos do petróleo em petróleo. parabéns ao Prog. AKINORI ITO. Que os Goveranantes veja isto e ponham em pratica no futuro.

  • Paulo augusto de freitas

    Como faz para compra essa maquina???

  • Joao pedro lins

    Acho essa maquina muito boa mas so tem um unico defeito! Ele tira milhares de empregos fechando Industrias de petroleos e tal ai sem o dinheiro as pessoas sem teto iram usar o lixo como casa!Ou seja so uma pessoa lucra o vendedor e o criador.
    E so para avisar tenho 12 anos e respondi isso

  • andieimison

    Gostei muito desta ideia genial para o planeta!! Quero saber como faço para comprar uma maquina desta?

  • luiz GUIMARAES

    Nossa adorei tbm

  • Fernando Yuji

    Olá, Guilherme
    Gostaria de ressaltar que esta máquina não aceita os materiais PET, no caso, as garrafas pets.
    Por questão de temperatura e gás liberado, etc. No momento a máquina só trabalha com PP, PE e PS. Sendo que o óleo produzido só pode ser utilizado após o refinamento (para os produtos derivados de PP ou PE).
    Abraços