• FEED

Designer transforma graveto em escova de dentes sustentável

Já pensou em sair do tradicional processo de escovação dos dentes e radicalizar higienizando a boca com um graveto? Na primeira impressão parece ser um método maluco certo? Ou uma história de quem gosta de acampar, além de não parecer ter a eficiência e principalmente o conforto da convencional escova plástica.

Contudo, a jovem libanesa estudante de design, Leen Sadder, que desenvolveu o primeiro protótipo da ideia afirma e comprova que é possível higienizar a boca de maneira eficaz e bem tranquila, diferente do que se imagina, utilizando um ramo de árvore.

Foi pensando em diminuir o impacto na natureza das nossas atividades de higiene bucal que a jovem iniciou seus estudos e descobriu que existe um tipo de graveto capaz de substituir, de forma eficaz, a escova e a pasta de dentes: o Miswak, um ramo da árvore Salvadora Pérsica.

Através de muita pesquisa, Sadder conseguiu comprovar cientificamente que o Miswak possui em seu interior cerdas naturais com propriedades antimicrobianas, que limpam a boca e evitam o mau hálito.

Em sua busca através da história do Miswak, a jovem descobriu que o mesmo ramo já era usado por povos da antiguidade para a limpeza dos dentes, dessa maneira, a designer deu ares modernos ao método e criou uma embalagem reutilizável para o graveto que facilita o transporte.

O processo para escovar os dentes com o graveto parece ser muito simples. Basta cortar o graveto e esfregar suas cerdas naturais nos dentes. A embalagem desenvolvida pela designer trás consigo um cortador (como aqueles de charutos), então depois de usar o Miswak, é só cortar a ponta que ele já está pronto para ser utilizado novamente.


O uso do graveto prova que a ideia é mais do que nunca uma higienização bucal sustentável, pois não só reduziria a utilização de água para limpeza dos dentes (e a contaminação da mesma através da utilização de cremes dentais) como também diminuiria a produção de lixo.

Ao contrário das escovas plásticas, o graveto após ser totalmente usado, pode ser enterrado no quintal para se decompor na natureza como qualquer outro galho.

O produto por enquanto é apenas um protótipo, batizado de THIS, mas segundo a estudante ele já está sendo vendido via internet em sites especializados para os curiosos. Você toparia escovar os dentes com um graveto como os povos da antiguidade?

Mais: Leen Sadder – Behance

Sobre o Autor: Laercio Bizzarri ( @bizzarrilaercio | G+ )

Diretor de arte da agência M51 Criatividade Estratégica. Apaixonado pelo design que inspira, transmite e transforma.

Site: http://laerciobizzarri.com.br - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • heesem

    foda.. qdo me mudar pra um onibus abandonado no meio do nada lembrarei de comprar algumas…

  • Pingback: Isso vai mudar o jeito que você escova os dentes | eco4planet()

  • Mariana Piccoli

    E a embalagem, ela diz em algum lugar de que material é? Quando abordamos sustentabilidade/ecologia no design de produtos, ela deve ser considerada em todos elementos (ou, ao menos, na maioria). Se for de plástico comum, o conceito de ecodesign está muito falho. Mesmo assim, ideia interessante – mesmo sendo, creio eu, mais conceitual.

  • Toiaalves

    eu uso escova da johnsons feita de material reciclado e com preço de custo baixo.

  • Ola Mariana você tem razão, todo as característica do produto são
    importantes.
    Vou pesquisar sobre a embalagem e te conto!
    Abraços e obrigado pelo comentário

  • Conte mais Toia, ela é boa? Como chama?

  • Pingback: » Blog Archive » Graveto vira escova de dente ecologicamente correta()

  • sempre tive um sonho… achei ele! uau!

  • Nossa que incrível, adorei a ideia. Eu faço curso técnico de Meio Ambiente e temos uma matéria que trata sobre o consumo sustentável, formas alternativas de vida e outros assuntos ligados. Achei o blog ótimo e irei indicar aos meus colegas. E essa ideia de escova-galho achei incrível e toparia usar sim. Infelizmente talvez tal ideia não vingue nessa sociedade capitalista desenfreada, mas se um usar já estará colaborando. Espero que ideias desse modelo continuem a surgir, e quem sabe, qualquer dia desses eu mesma não acabo inventando algo do tipo ?

  • Pingback: Graveto vira escova de dente ecologicamente correta | Karcher Brasil()

  • Vane Gomes

    E é possível a produção em larga escala, com possibilidade de resiliência da planta?

  • Sim , eu usaria , adorei a ideia. Concordo com o comentário da Vanessa Nilo.

  • Giane

    Onde encontro esta escova?
    Por favor, enviar dados para o meu e-mail giane@alternativapromocional.com.br
    Abraços.

  • Anderson Oliveira Sampaio

    Marca que testa em animais. Isso é só marketing, a Jhonson não presta. Granado é muito melhor!

  • Anderson Oliveira Sampaio

    Seria melhor se a embalagem fosse PET reciclado, que também é reutilizável/reciclável. rs