• FEED

Guilherme Augusti Negri

Artista Japonesa transforma utensílios de cozinha usados em esculturas inacreditáveis!

28 jul 2011 - Por em Arte e Design

Arte Sustentável

Oque você faria com um punhado de utensílios de cozinha feitos de plástico como espatulas, garfos, embalagens e pratos usados? Provavelmente levaria para a reciclagem certo?

A artista japonesa Sayaka Kajita Ganz dá uma destinação criativa para estes materiais transformando-os em esculturas maravilhosas. Da mesma “linhagem” de artistas geniais como Bruno Honda e Edson Azevedo a artista tem uma sensibilidade incrível e suas criações são de encher os olhos.

Arte Sustentável
Arte Sustentável
Arte Sustentável


Além da beleza das criações me encantei com a visão e a motivação da artista, abaixo segue uma tradução de suas palavras:

“Motivada por uma combinação da minha paixão de combinar formas estranhas com uma estranha simpatia por objetos descartados eu crio formas orgânicas com a reutilização de objetos feitos de plástico. Nasci e passei a minha infância no Japão. O Xintoísmo Japonês acredita que todos objetos e organismos possuem espiritos e objetos que são descartados antes do tempo choram dentro das latas de lixo. Recebemos este ensinamento desde a pré-escola e esta imagem ficou viva em minha mente.

Cresci me mudando para diferentes países e precisava a todo momento me adaptar a novos ambientes. Esta situação me despertou um desejo intenso de me ajustar e fazer com que as pessoas e os objetos ao meu redor se encaixassem.

Eu uso utensílios de cozinha, brinquedos e objetos de metal, fios e outros objetos. Eu só utilizo objetos que já foram utilizados e foram descartados. Meu objetivo para cada objeto é transcender sua origem e integra-los para criar a forma de um animal ou outro organismo que pareça estar vivo e em movimento. Este processo de recuperação e regeneração é libertador para mim como artista.

Construindo estas esculturas eu tento entender as situações e os relacionamentos humanos que me rodeiam. É uma maneira de contemplar e de me lembrar que mesmo que haja um conflito existe uma maneira de todas as peças se encaixarem.

Nós não precisamos nos encaixar perfeitamente com as pessoas que amamos. Mesmo que você veja um grande distância e buracos em alguns lugares basta dar um passo para trás e observar a distância que em toda a comunidade ainda existe uma grande beleza e harmonia. Mesmo que as pessoas não se sintam em casa existe um lugar a que eles pertencem e que eventualmente vão encontra-lo.”

Arte Sustentável
Arte Sustentável
Arte Sustentável

Criando as Esculturas

Sayka recolhe materiais em brechós, postos de reciclagem e também os recebe de amigos, parentes e fãs de sua arte. Criando esculturas que vão de 18 centímetros a 30 metros de altura ela chega a utilizar até 500 objetos em uma só peça! É material pra caramba.

É divertido observar as peças e procurar quais materiais foram utilizados, é como achar o Wally mas neste caso você esta procurando utensílios de cozinha! Observe as duas imagens abaixo, a primeira é a foto de um quadro mostrando alguns dos materiais utilizados e logo abaixo uma foto bem de pertinho da escultura de um cavalo.

Arte Sustentável
Arte Sustentável
Arte Sustentável

Video: Timelapse da artista em ação


Assista acima um video mostrando a artista trabalhando em seu atelie. (Se você estiver lendo via Rss ou E-mail clique aqui para ver ver o video)

Arte Sustentável
Arte Sustentável
Arte Sustentável
Arte Sustentável
Arte Sustentável
Arte Sustentável
Arte Sustentável
Arte Sustentável

Literalmente animal!

Fantástico não? Ganhei o dia!
Aposto que a próxima vez que você for fazer um omelete vai olhar para a sua espatula de plástico de uma outra maneira =D

Sobre o Autor: Guilherme Augusti Negri ( @coletivoverde | G+ )

Guilherme Augusti Negri

Empreendedor com veia social e ambiental e músico por hobby. Fundador do Coletivo Verde.

Site: http://www.coletivoverde.com.br - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário