• FEED

Nadia Cozzi

Eu não como isso todo dia!

29 abr 2016 - Por em Saúde e Alimentação

Quantas vezes você já ouviu ou disse isso quando o assunto é Saúde X Alimento de verdade

Será que tem dia para cuidar da saúde e tem dia que tudo bem, empurra com a barriga? E de quanto em quanto tempo isso pode ser feito, qual é a regra que justifica, hoje pode, amanhã não?

Que tal trocar o “Eu não como isso todo dia”, que me dá uma sensação de conforto, por “Eu realmente preciso disto? ” . Eu preciso tomar um refrigerante? Eu preciso colocar caldinhos industrializados na comida lá de casa? Eu preciso comprar leite em caixinha em nome da praticidade?

Será que o seu dia do “Hoje pode” não está mais presente do que você imagina? Hoje pode um biscoitinho recheado, ontem pode uma pizza congelada, anteontem pode um miojo e “tras-de anteontem” pode um refri pois estava muiiiito calor não é?

E assim o nosso “Eu não como isso todo dia” está mais presente do que gostaríamos ou percebemos.  Que tal sair da nossa zona de conforto e realmente mudar as coisas? Vamos ver alguns exemplos bem simples de resolver?

Leite: eu particularmente acho bem dispensável, mas… quem gosta muito de leite podia pelo menos trocar o de caixinha pelo pasteurizado que fica na geladeira do supermercado ou da padaria e pasmem estraga depois de 3 a 4 dias na geladeira.

garrafa gelinho

Não pode armazenar? Pode sim, congele na própria garrafinha, só tome cuidado de tirar mais ou menos 1 xícara porque ele expande. Pode congelar também em forminhas de gelo para ir tirando aos pouquinhos e até mesmo para gelar seu leite sem deixar aguado.  

Achocolatados: já que estamos falando em leite, aproveito para falar no famigerado achocolatado lotado de açúcar. Que tal trocar pelo cacau, mas não esqueçam é só um pouquinho, senão fica amargo. E para adoçar o mascavo ou demerara, e vá diminuindo a quantidade aos pouquinhos para acostumar o paladar.

026

 

Tempero industrializado: já vimos e ouvimos muito sobre eles, montes de sódio e glutamato monossódico, que vicia nosso paladar, mas são práticos, não é?

Não é muito difícil cultivar uma hortinha de temperos em casa, mas até os saquinhos com temperos secos são bem melhores. Veja uma maneira bem fácil de ter todos os temperos a mão, sem juntar um monte de saquinhos ou frasquinhos.

Eu achei esses porta- trecos em uma loja de material de construção, tenho um com temperos para salgados e outro com temperos para doces. Um enrosca no outro, você faz do tamanho que precisar.

 

Refrigerantes: raríssimas são as ocasiões em que temos somente refrigerantes para beber, sempre tem água, chá ou um suco natural para tomar. Uma boa opção para ter a sensação do refrigerante é a água com gás, as bolinhas dão aquela sensação de frescor.

Salgadinhos ou sanduíches cheios de gordura e sódio: hoje temos pães integrais bem gostosos e que com umas folhinhas de alface, rodelas de tomate e um queijo fazem um delicioso sanduíche. Você tem boas opções nas padarias, inclusive patezinhos frescos e de sabores variados.

Verduras, frutas e legumes: quantas vezes não fizemos isso? Enchemos a geladeira de frutas, verduras e legumes orgânicos. Mas na semana seguinte vai tudo para o lixo, as verduras muuuuurchas, as frutas e legumes moles e estragados. Não deu tempo!

salada-no-pote1Mas que tal tirar umas horinhas e fazer a comidinha da semana inteirinha?

Saladas de pote, as frutas podem ser cortadas em pedacinhos e guardadas em potes de vidro separadas, como saladas de frutas ou com iogurte e granola. Deliciosas e super fáceis de fazer.

no pote 2

legumes congelar

Os legumes cozidos podem ser congelados em porções se você preferir. Ficam prontinhos para refogar, fazer sopas e omeletes.

 

 

 

E as “gordices”? 

Todo mundo gosta delas, não é? Então que tal fazer umas “gordices” mais saudáveis?

CAM00294

Que tal fazer o seu próprio chocolate?

Ingredientes:
3 colheres de sopa de óleo de coco líquido
2 colheres de cacau em pó, não pode ser chocolate em pó ou achocolatado.Açúcar mascavo orgânico a gosto.

Aqui na foto coloquei castanhas do Pará trituradas, mas pode ser qualquer castanha, amendoins, damascos, passas.

Misturar tudo em uma tigela e coloca em forminhas de silicone ou aquelas de fazer bombons artesanais. Não tem? Coloca num copinho desses de café descartáveis. Leve à geladeira para endurecer (cerca de 10 minutos) e #partiuchocolatesaudavel
* Ah! Tem que manter na geladeira porque ele derrete, viu?

Fondue de chocolate, porque não introduzir as frutas?

images (1) images (2)

Calda de Chocolate Mágica

calda de sorvete

Sabe aquela casquinha de chocolate que fica durinha em cima do sorvete? Então normalmente tem um montão de gordura vegetal hidrogenada, mas podemos fazer de uma forma bem mais saudável.

Ingredientes:

  •  400g de chocolate meio amargo
  • 100g de óleo de coco

Modo de Preparar
Leve ao fogo até derreter o chocolate. Deixe esfriar e jogue por cima do sorvete, vai ficar durinho na hora. Pode guardar em um pote de vidro.

E agora?

Dá para pensar em um novo caminho mais saudável e sustentável?

Fonte de imagens: Wikihow , Google

capa do face

Estas e outras dicas estão no E-Book Virando a Mesa : O industrializado agora é caseiro!

nacozzi@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Autor: Nadia Cozzi ( @nadiacozzi | G+ )

Nadia Cozzi

* Consultora de Alimentação Consciente e Desenvolvimento Pessoal. * Pesquisa desde 1994 a Agricultura livre de Agrotóxicos e o Ato de se alimentar e a Consciência de quanto ele interfere na Saúde Física, Emocional e Mental do Ser Humano e os efeitos da produção de alimentos para o Meio Ambiente. * Idealizadora do Instituto Pedro Cozzi - Espaço DAR VIDA – (institutopedrocozzi.blogspot.com.br) * Livros sobre uma nova consciência ecológica: (http://alimentopuro.synthasite.com/livros.php) * Blogs: Alimento Puro: alimentopuro.blogspot.com Bio Culinária: bioculinaria.blogspot.com

Site: http://nadiacozzi.yolasite.com - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário