• FEED

Renato Ribeiro

Voluntariado: Criando a Decoração Sustentável da Festa Junina da APAE

03 ago 2012 - Por em Vida Verde

No 23 de junho, véspera de São João, foi festa Junina Sustentável da APAE de São Paulo. Tive a oportunidade de colaborar com o evento. Não é preciso ser uma grande empresa para contribuir em algo com a comunidade. Você pode ser um voluntário. No meu caso, como cenógrafo desenhei alguns espaços, orientei alguns funcionários na decoração das barracas, palco e áreas de convivência e principalmente troquei com eles meus conhecimentos sobre a sustentabilidade.

Fui convidado pela Agência Glória, por indicação de meus amigos do Coletivo Verde.

A APAE está empenhada em adequar suas ações a um modelo mais verde, mais ambientalmente correto. Quando falamos em adaptação é justamente isso, uma transição entre um modo habitual de se fazer para uma forma otimizada, poupando recursos, gerenciando o descarte e deixando a instituição mais sintonizada com as necessidades do planeta.

Por natureza da instituição, a inclusão social já é a sua raiz, preenche o quesito que é um dos pilares da sustentabilidade, “socialmente justo”.

Começamos levantamos a necessidade de gerenciamento de resíduos, boa mania de ambientalista. Depois estudamos a distribuição do espaço de forma eficiente e acessível.

Tivemos como parceira uma empresa que administrasse os resíduos de forma responsável, a Ambipar, separando reciclando o que for possível. Eles forneceram e distribuíram estrategicamente lixeiras próprias com comunicação destacada, o trabalho de conscientização sempre presente é importante.

Pensamos em elementos decorativos que fossem ecologicamente corretos ou que estivessem em reuso, há elementos que se repetem há vários anos. Os próprios alunos confeccionaram muitos adereços com materiais descartados dentro da instituição, coisa que eles já desenvolvem muito bem com a orientação do artista plástico Evaldo Mena.

Deixamos de utilizar muitos copos descartáveis com a ajuda de outro colaborador, uma concessionária de veículos que em contrapartida poderia divulgar as facilidades para aquisição de veículos por portadores de necessidades especiais e seus familiares. Canequinhas permanentes foram vendidas a custo simbólico.

Com o evento, além de unir ainda mais as famílias alunos e amigos da APAE, pudemos aproximá-los da sustentabilidade, divulgar a conscientização com pequenas ações. Agora a empreitada continua passo a passo, implementando novas práticas ainda mais sustentáveis.

 

Sobre o Autor: Renato Ribeiro ( @renatocenografo | G+ )

Renato Ribeiro

Formado em Comunicação Social pela FAAP, sempre mergulhado no trabalho cenográfico,Renato Ribeiro realiza direção de arte para cinema e vídeo, organiza equipes e coordena trabalhos de cenografia em todos os campos, dos estúdios de produção aos mais diversos ambientes temáticos, além de desenvolver peças exclusivas, principalmente com material reciclado e ambientalmente correto. Especialista em Ecologia, Arte e Sustentabilidade pela UNESP e UMAPAZ, Renato acredita que resguardar as condições de vida no planeta é responsabilidade de todos os seres humanos, em especial artistas, comunicadores, empresários, homens públicos e todos aqueles que têm condições de influenciar pessoas e de modificar e interferir no meio ambiente de forma positiva.

Site: http://www.cenografiasustentavel.com.br - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • Maria Cláudia Senna

    Oiii gente! Estou aqui pra divulgar um projeto meu, de um Ginásio Aquático, ele está participando de um concurso e gostaria de pedir a ajuda de vocês! O projeto contempla questões sustentáveis atráves de iluminação ecológica de energia solar, espelhos dágua que coletam águas pluviais, atividades sociais direcionadas para a comunidade mais carente, etc. Foi até indicação para o concurso ÓperaPrima pela PUC Minas. É só entrar no link do concurso, curtir e compartilhar com os amigos. É uma espécie de votação que vai me ajudar no momento da avaliação dos curadores. Agradeço muito a atenção de vocês! http://movimentohotspot.com/projeto/ginasio-aquatico/

    Obrigada!!! =)