• FEED

Mariana Nassu

Festas fim de ano e frutos da terra

27 dez 2015 - Por em Diversos

Então é Natal (de novo), mais um fim de ano com festas e pessoas reunidas em torno da comida. Muita coisa gostosa, frutas desidratadas, castanhas variadas, e um pouco (ou muito?) de uma cultura que não é nossa. Ou pelo menos que não é nativa do Brasil.

Sem julgamentos e punições às plantas exóticas, introduzidas em nosso ambiente e cultura, mas originárias de outras regiões ou países. Ainda mais se vão bem, que ótimo! Que não sejam excluídas!


frutas
Aqui é só para lembrar que o Brasil tem muito alimento nativo, rico em sabor e nutrientes, espalhados pelas cidades, estradas e áreas rurais, e que enquanto muita gente compra as frutas que o Papai Noel gosta, tem muita fruta apodrecendo por aí nas árvores carregadas. E que além da uva passa, do damasco e das nozes, existem opções naturais da estação verão/chuvoso/hemisfério sul, como a cagaita, o pequi, a mangaba, a gabiroba, a seriguela, a pitanga, a acerola, a guapeva, o ingá, o baru, o buriti, a curriola…Isso falando apenas alguns exemplos do cerrado brasileiro, o que dirá do resto do país!

Anda um pouco nas ruas, parques e praças na cidade, repara nas plantas, conversa com o feirante e com o vendedor de frutas que dá o preço por litro, e se for além, para algum mato perto ou longe, repara também, o que dá nas árvores, o que os animais comem e o que tem na cozinha do matuto.

Só uma dica de fim de ano ;)

frutas3Guapeva

frutas2Gabiroba

frutas4Pequi

frutas5Cagaita verde

Sobre o Autor: Mariana Nassu ( | G+ )

Mariana Nassu

Bióloga, simpatizante da permacultura e atualmente trabalhadora nômade por fazendas orgânicas brasileiras

Site: https://medium.com/@marianaprado - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário