• FEED

Nadia Cozzi

Substituindo Ingredientes Industriais por Naturais

17 jul 2012 - Por em Saúde e Alimentação

Em uma época de tantos encontros para se falar de Meio Ambiente e Sustentabilidade, muitos ainda discutem se realmente o Homem é responsável ou não por todas essas transformações negativas de nosso mundo.  Como tudo o que se refere ao universo, é tudo bem simples ou mudamos ou o planeta muda para nós.

Somos responsáveis pelas atitudes que tomamos, por mais que a maioria acredite que estamos aqui a passeio.

Nesse panorama de mutações intrigantes, não posso deixar de perceber o que acontece com a alimentação. Cada vez mais os alimentos estão comprometidos. Os agrotóxicos, os promotores de crescimento, os aditivos químicos, foram tomando espaço, foram se incorporando na vida das pessoas que vivem cada dia e cada vez mais cedo, doentes.

Debate: Os polêmicos transgênicos

Assunto de muitos debates inflamados aqui no blog, os transgênicos dividem opiniões e todos vocês já conhecem a minha. Vamos fazer no próximo mês (Agosto) um debate sobre o assunto e convidamos todos vocês a participarem. Ao final do debate vamos criar um artigo com todos os prós e contras dos alimentos transgênicos.

Mas voltando a pauta do artigo, ouvimos cientistas dizendo que as plantações de milho e de soja estão quase que totalmente transgênicas, mas isso parece estar muito longe de nós, lá no campo, não é?

Esquecemos, no entanto, que o que está no campo vem para as nossas mesas, e consequentemente para dentro de nós. E guardamos carinhosamente em nossa dispensa o amido de milho, a velha e “confiável” Maizena, agora transgênica. Servimos às nossas crianças mingau com  Cremogema, Arrozina, também transgênicas,mas já falamos nisso aqui. Convido vocês a olharem a prateleira dos supermercados já temos pipoca, polenta, farinha de milho, transgênicas.

E agora temos o fermento transgênico. Aquele fermento que faz bolo, torta, panqueca. Todas as marcas de fermento químico, Royal, Fleischmann, Oetker já têm no cantinho, bem discreto o “T” dos transgênicos. E lá se vão nossos bolos e outras delícias. Mais e mais os orgânicos ficam mais baratos, perceberam? Com eles temos certeza de estarmos protegidos dessa indústria do alimento e da doença, que caminham lado a lado.

 

 


Substituindo ingredientes Industriais por Naturais

Muitas coisas podem ser substituídas e esse é o encanto da arte da culinária. Aprender esses “macetes” pode ser muito bom para a nossa saúde, como vimos no caso do fermento. Mas também para aqueles momentos que a gente quer preparar um prato especial e percebe que esqueceu um ingrediente.

Produto: Quantidade: Substituição:
Amido de milho (Maizena) 1 colher de sopa 2 colheres de farinha de trigo orgânica ou 2 colheres de tapioca granulada
Coalho 1 xícara 1 colher de sopa de suco de limão com leite até encher 1 xícara. Deixe descansar por 3 minutos até coalhar ou 2/3 de xícara de iogurte desnatada + ½ de leite fresco.
Pimenta da Jamaica 1 colher de chá ½ colher de chá de canela moída + ½ colher de chá de cravo em pó
Chocolate amargo 1 barra 200gr. 3 colheres de sopa de cacau em pó+ ½ xícara de manteiga sem sal
Natas 1 xícara 2 colheres de sopa de manteiga e 1 xícara de leite menos 2 colheres de sopa.
Mel 1 xícara ¾ de xícara de açúcar + ¼ de xícara de água.
Suco de Limão 1 colher de chá ½ colher de sopa de vinagre de maçã
Leite 1 xícara ½ xícara de leite condensado + ½ xícara de água ou leite em pó com água.
Soro de leite 1 xícara 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre com leite fresco  até encher 1 xícara
Leite condensado 1 xícara 1 xícara + 2 colheres de sopa de leite em pó com ½ xícara de água morna, mexer vigorosamente. Juntar ¾ de xícara de açúcar e 3 colheres de sopa de manteiga derretida.
Mostarda em pó 1 colher de chá 1 colher de sopa de mostarda creme
Creme azedo Quantidade da receita Iogurte natural na quantidade pedida
Açúcar de confeiteiro Quantidade da receita Açúcar orgânico batido no processador até ficar fininho.
Baunilha 1 vagem 1 colher de chá de extrato
Manteiga 1 xícara 7/8 de xícara de óleo de girassol +  ½ colher de chá de sal
Cremor tártaro ½ colher de sopa 1 e ½ colheres de sopa de suco de limão ou vinagre


Fonte: A Nossa Vida (http://anossavida.pt/artigos/alimentos-que-se-podem-substituir-receitas-caso-nao-existirem-casa)

Receita: Fermento Feito em Casa

Como cozinha é coisa de bruxa, vou passar para vocês a receita do fermento feito em casa. Outro dia li a receita desse fermento no Blog da Pat Feldman e hoje aproveito e passo para vocês do Coletivo Verde e peço que distribuam pelo mundo.

Fermento caseiro para bolos e afins
Misture aos ingredientes da receita:

  • ½ colher de chá de cremor tártaro (você encontra em muitos supermercados, ali pertinho dos temperos desidratados ou então em casas de festas que vendem chocolate em barra, embalagens, etc.)
  • ¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio

Nota: essa quantidade corresponde a uma colher de chá de fermento e deve ser misturado na hora. Para maiores quantidades de fermento é só fazer a conta.

O que é Cremor Tártaro?

Utilizado nas receitas de confeitaria em geral, é um sal ácido obtido dos resíduos salinos liberados na fermentação do vinho nas paredes dos toneis. É um produto natural que consta na lista oficial da Farmacopéia Brasileira, ou seja, é inofensivo à saúde. Pequenas quantias são necessárias para obter o efeito desejado, o que lhe dá alto rendimento. Validade do Produto: 24 meses da data de fabricação.

Sobre o Autor: Nadia Cozzi ( @nadiacozzi | G+ )

Nadia Cozzi

* Consultora de Alimentação Consciente e Desenvolvimento Pessoal. * Pesquisa desde 1994 a Agricultura livre de Agrotóxicos e o Ato de se alimentar e a Consciência de quanto ele interfere na Saúde Física, Emocional e Mental do Ser Humano e os efeitos da produção de alimentos para o Meio Ambiente. * Idealizadora do Instituto Pedro Cozzi - Espaço DAR VIDA – (institutopedrocozzi.blogspot.com.br) * Livros sobre uma nova consciência ecológica: (http://alimentopuro.synthasite.com/livros.php) * Blogs: Alimento Puro: alimentopuro.blogspot.com Bio Culinária: bioculinaria.blogspot.com

Site: http://nadiacozzi.yolasite.com - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • Albanete

    Amei as substituições que nós podemos fazer por produtos industrializados e transgênico!

  • Ana

    Adorei as substituições! Muito obrigada!! Já estava ficando desesperada por causa dos transgênicos, procurei e achei aqui a solução :)

  • Renata

    Oi Nadia, muito obrigada pelas dicas! Dúvida: este fermento com bicarbonato e cremor tártaro funciona pra pães também? Ele age como o fermento químico (no calor) ou como o biológico?

  • NadiaCozzi

    Não Renata é só o fermento químico

  • Isabel

    Tem produtos que estão ao mesmo tempo na coluna produtos e na coluna substituição. Fica um pouco nebuloso isso.

  • NadiaCozzi

    Oi Isabel, depende do que pede a receita por exemplo leite, pode ser substituído por leite em pó ou por leite condensado diluído em água

  • Mayra Correia

    Parabéns pela iniciativa! Eu substituo o chocolate amargo pelo cacau em pó, mas não acho que 3 colheres de cacau + 1/2 xic.de manteiga sejam equivalentes a 200g de chocolate meio amargo. Não seria uma quantidade maior? Esta mistura é muito gostosa mas ainda adoço com adoçante (o que, um dia, pretendo abandonar)

  • Maria R

    Você levantou uma discussão interessante sobre a nossa resposabilidade na hora de escolher os alimentos e sobre o crescimento dos transgênicos nas gôndolas dos supermercados.

    Mas essa tabela está indo contra o seu discurso.

    Podem ser sim macetes para substituir produtos que não temos em casa, mas não dá pra chamar de “Substituindo produtos industrializados por naturais” e sugerir trocar mel por água com açúcar, ou leite por leite condensado com água.

    Sua intenção é louvável, mas acho que pode causar confusão e efeito contrário.

  • NadiaCozzi

    Esta tabela Maria R é uma sugestão na hora que vamos fazer uma receita e falta alguma coisa. Essa tabela não é minha conforme está na legenda, e perto do monte de industrializados e transgênicos consumidos, o leite condensado diluído é dos males o menor. Principalmente se o leite usado for longa vida

  • NadiaCozzi

    OI Mayra eu não experimentei ainda, a tabela é do site que está na legenda.

  • Mirian Pereira

    Essa tabela está confusa. Não consegui entender. Mirian Pereira.

  • NadiaCozzi

    Miriam a primeira coluna é o que a receita esta pedindo e vc não tem, a segunda a quantidade e a terceira o que vc pode colocar no lugar.

  • Amanda Reis

    Gostaria de saber o porquê do leite condensado e o leite em pó serem considerados melhores que o leite longa vida, eles não utilizam o mesmo no processo de fabricação? Obrigada.

  • NadiaCozzi

    Oi Amanda, nenhum deles na verdade é bom, aliás na minha opinião melhor seriam os leites vegetais.
    O leite longa vida está sempre sendo apontado com contaminações de substâncias químicas. A bola da vez é o RS http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/campo-e-lavoura/noticia/2014/03/mp-acha-soda-caustica-em-posto-de-resfriamento-que-fraudava-leite-no-rs.html. Além disso temos os aditivos químicos e a perda de nutrientes para se tornar UHT.

  • Amanda Reis

    Estou procurando reduzir o consumo de alimentos industrializados e de origem animal, porém, nos dias de hoje é muito difícil encarar esse estilo de vida. Por isso esse tipo de informação é muito bem vinda, obrigada e parabéns pelo trabalho! (:

  • NadiaCozzi

    Oi Amanda estou sempre à disposição em seu site Alimento Puro – alimentopuro.blogspot.com.br e BioCulinária – bioculinaria.blogspot.com.br dou várias dicas de trocas e de como fugir dos industrializados. Vale a pena mudar, sua saúde vai agradecer muito.
    Beijos

  • Rafael Freire da Cruz

    @mayra_correia:disqus adoçante é um veneno cancerigeno , aconselho você a comprar o stevia 100% , veja este video do Dr. Lair Ribeiro : https://www.youtube.com/watch?v=mxkioQu4_0U

  • Pingback: Como fazer fermento para bolo | longevidade()

  • Luiza De Albuquerque

    Mel sendo substituído por água com açúcar? Sua matéria é ótima e sua intenção louvável, mas essa tabela aí sob o título “Substituindo ingredientes industriais por naturais” não está condizente. Você pode fazer uma tabela melhor que essa, acredito.
    No mais, parabéns!

  • NadiaCozzi

    Como está escrito logo no comecinho do Post “Aprender esses “macetes” pode ser muito bom para a nossa saúde, como vimos no caso do fermento. Mas também para aqueles momentos que a gente quer preparar um prato especial e percebe que esqueceu um ingrediente.” Se vc esqueceu o ingrediente e está no meio da receita às vezes não dá para sair e substituir um mel que às vezes nem é mel por água e açúcar orgânico por exemplo, pode ser bem mais vantajoso. Mas vc tem razão essa tabela pode e deverá ser melhorada. Obrigada querida.

  • Héber Portela Strecht

    Mel derivado de regiões onde é amplamente usado agrotóxico realmente não é um mel natural.

  • Carlos Rogerio

    Bom dia Nadia, acabei de te enviar um e-mail, mas não sei se é teu email correto, um do hotmail.
    É esse mesmo?

    Obrigado