• FEED

Guilherme Augusti Negri

Intervenções urbanas para comemorar o dia dos parques Nacionais

17 jun 2011 - Por em Vida Verde

No dia dia 14 de junho é celebrado o Dia dos Parques Nacionais, áreas de proteção ambiental que preservam a biodiversidade, fomentam pesquisas científicas e promovem o ecoturismo.

Apesar de não estarmos familiarizados com o termo você com certeza conhece ou já visitou um Parque Nacional entre os mais famosos podemos citar as Cataratas do Iguaçu, os Lençóis Maranhenses, Fernando de Noronha, a floresta da Tijuca, o Pantanal a Amazônia e muitos outros.

No Brasil já são 67 parques Nacionais, dentre eles 29 já podem receber visitas. São paisagens de tirar o folego e um passeio fantástico para se aproximar da natureza.

 

Se você não vai até a natureza…

Corremos tanto em nosso dia a dia que são raros os momentos que dedicamos a fazer uma visita para a natureza, seja uma visitinha rápida como uma caminhada em um parque ou uma visita mais prolongada como um fim de semana no campo.

E todos nós adoramos recarregar as energias perto da natureza não é? Muitas vezes esquecemos de que existem lugares lindos que estão pertinhos de nós, as vezes muito mais fáceis e baratos do que ir para um shopping do outro lado da cidade, só basta um pouquinho de vontade, informação e quem sabe um incentivo a mais para nos mobilizarmos.

Bom, se nós ainda não vamos até a natureza e se ela viesse fazer uma visita para nós?

Foi exatamente isto que aconteceu na cidade de São Paulo, para comemorar o dia dos Parques Nacionais a Fundação Boticário promoveu intervenções artísticas trazendo um pouquinho dos Parques Nacionais para a maior cidade do Brasil. A “visita” a cidade foi super bacana e criativa.



As intervenções foram feitas de 14 a 17 de Junho e em uma delas foram projetadas imagens de paisagens e animais brasileiros em fachadas de prédios difundindo a mensagem “Retribua a visita. Conheça os Parques Nacionais”. Já imaginou voltar do trabalho e se deparar com uma gigantesca arara?

Veja uma animação com as melhores fotos da ação. Caso não esteja lendo via e-mail clique aqui para visualizar.

Outra intervenção bem bacana foi a de levar ao Rio Pinheiros uma bolha flutuante com a imagem tridimensional de uma árvore divulgando também a mensagem de incentivo. A ação inusitada chamava a atenção das pessoas que trafegavam em uma das regiões mais movimentadas do Brasil.

Assista acima um video das intervenções e confira as reações das pessoas. (Caso esteja lendo este e-mail via RSS ou E-mail clique aqui para ver o video).

Para acompanhar mais movimentações e novidades da campanha acesse o Twitter e o Facebook da Fundação Boticário.

Importância dos Parques Nacionais

Além da beleza estonteante e de proporcionar uma conexão incrível com o meio ambiente os Parques Nacionais desempenham um papel importantíssimo para o equilíbrio de nosso planeta. Estas áreas protegem e conservam espécie e ecossistemas únicos, protegem o acesso a água já que muitas das principais nascentes dos rios brasileiros nascem nestas áreas e fomentam o desenvolvimento sustentável local.

São grandes áreas que estão protegidas de exploração desenfreada e evitam repetir absurdos como a devastação Mata Atlântica que perdeu cerca de 93% de sua área original ou o Cerrado, segundo maior bioma brasileiro que teve em estimativas recentes 80% de sua área devastada.

O ecoturismo é a maneira mais inteligente de perpetuar estes espaços e a sua visita irá incentivar e fortalecer os Parques Nacionais.

Encontre um Parque Nacional perto de Você!

Sim, este passeio é para você, existem parques muito próximos a sua casa e presentes na maioria dos estados Brasileiros. Tenho certeza de que será um passeio inesquecível e que de quebra você ajudará o meio ambiente.

Clique aqui e veja a lista completa dos Parques Nacionais abertos para visitação e planeje a sua viagem!

Esta esperando oque? Visite um Parque Nacional =)

Mais: Fundação Boticário

Sobre o Autor: Guilherme Augusti Negri ( @coletivoverde | G+ )

Guilherme Augusti Negri

Empreendedor com veia social e ambiental e músico por hobby. Fundador do Coletivo Verde.

Site: http://www.coletivoverde.com.br - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário