• FEED

Nadia Cozzi

Lamen: Sentimento e perfeição no milenar prato da culinária japonesa

12 abr 2012 - Por em Saúde e Alimentação


Para se fazer um Lamen tem que colocar a alma, só assim será considerado um Mestre. Este final de semana assisti a dois filmes que tinham o Lamen como personagem principal. Lamen é um prato da culinária japonesa, feito com macarrão tipo miojo, ervas e legumes, mergulhados em um caldo de carne de porco ou de peixe. Se nos ativermos apenas a essa definição, teríamos uma simples sopinha.

Não desmerecendo os atores, mas a culinária japonesa roubou a cena com sua beleza e disciplina, buscando a perfeição na preparação da famosa sopa de macarrão. Tampopo, os brutos também comem spaguetti e Sabor de uma Paixão colocam a culinária como um agente transformador, criador de felicidade.

Tampopo, os brutos também comem spaguetti


Tampopo é a dona de um restaurante simples que resolve se tornar uma “expert” em Lamen e sai em busca da receita perfeita, para isso investiga, pesquisa e descobre os segredos dos mais renomados Mestres. À sua volta outras histórias vão acontecendo mostrando a importância da comida na cultura e na sociedade japonesa.

Sabor de uma paixão (The Ramen Girl)


Sabor de uma paixão (The Ramen Girl) também conta a história de uma mulher que abandonada pelo namorado em um país estranho, sem falar a língua, se encanta com a alegria e a transformação que uma tigela de Lamen causa nas pessoas e simplesmente “encarna” no chef, muito mal humorado, para que ele lhe ensine seus segredos.

Sentimento e perfeição

Existe toda uma técnica, cada tigela de Lamen deve ser perfeita. Os ingredientes cuidadosamente preparados e colocados em uma ordem definida, o sentimento envolvido, a busca da perfeita porção para aquele freguês que está à frente. Olhos nos olhos, perceber do que ele precisa, como ele entrou e depois preparar o prato. O Lamen deve ser quente, mas não fervendo, deve aquecer carinhosamente o coração de quem o prova.

Claro que estou aqui enfatizando no cuidado no preparo, na escolha dos ingredientes e no sentimento envolvido e não propriamente na receita do Lamen que em alguns casos leva carne de porco. Mas podemos comer bons Lamens feitos com caldo de legumes também.

Em homenagem a todo esse carinho fui buscar no Blog Dona das Coisinhas da nossa Zilah, onde garimpei esta delícia que espalha seu cheirinho pela casa toda, alegrando o coração de quem lá mora. Fácil e bem saudável, mãos na massa e vamos lá!

Bolinho Integral de Maçã com Canela

Ingredientes:

  • 4 maçãs cortadas em pedaços ( se não for orgânica tire a casca)
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral Orgânica
  • 2 xícaras de açúcar mascavo Orgânico
  • 1/2 xícara de óleo de girassol para garantir não ser transgênico
  • 4 ovos tipo caipira
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de preparar:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje em uma assadeira untada com manteiga e farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC por cerca de 20 minutos. Após assado, polvilhe uma mistura de açúcar mascavo e canela por cima do bolo.

Dicas da Zilah :
Se preferir, você pode usar forminhas de cupcake. Fica mais prático para o armazenamento e também para as crianças levarem de lanche para a escola. Além de ser mais charmoso caso vá servir em alguma ocasião especial. Essa receita é uma dica da Camila Lloyd

E já que esta semana fui “xeretar” no Blog da Zilah e que é tempo de abacate e resolvi aproveitar a sua receita de Guacamole, uma delícia tanto para entrada como para aperitivos.

Guacamole da Zilah

Ingredientes:

  • 1 abacate médio, não muito maduro, mas também não muito duro.
  • 1 tomate Orgânico médio picadinho
  • Suco de 1 limão
  • 1 colher de chá de sal marinho
  • 1 colher de chá bem rasa de cominho em pó
  • 1 pitada de coentro em pó
  • Pimenta a gosto (pode ser pimenta do reino, tabasco, chilli)

Modo de preparar:
Amasse o abacate com um garfo, acrescente o suco de limão, o sal, o cominho, o coentro e a pimenta. Por último, coloque o tomate picado.

Dica da Zilah:
É bom ir provando aos poucos e se necessário, acrescentar mais sal ou temperos de sua preferência. O limão é indispensável e dá um gostinho todo especial. O resultado final é um gosto suave, que fica uma gostosura acompanhado de tortillas, torradinhas ou pão sueco.

Escolhendo o salgadinho

Se gostar do Doritos para comer com o guacamole veja bem os ingredientes, compare e leve o que tem menos aditivos químicos!

Salgadinho de Milho Dippas Doritos ELMA CHIPS 170g
Ingredientes: Milho branco, óleo vegetal de palma e sal.NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Salgadinho de Milho Sabor Queijo Nacho Doritos ELMA CHIPS 110g
Ingrdientes: Milho, óleo vegetal, preparado para salgadinho sabor queijo aromatizado e colorido artificialmente (maltodextrina, sal, soro de manteiga, farinha de trigo, queijo, açúcar, óleo de soja e óleo de algodão, especiarias, realçadores de sabor: Glutamato monossódico e inosinato dissódico e guanilato dissódico, aromatizantes, reguladores de acidez: Fosfato dissódico, ácido cítrico e ácido lático, corante artificial amarelo crepúsculo e corante caramelo). CONTÉM GLÚTEN.

Obs: os óleos de soja e algodão presentes nos ingredientes podem ser transgênicos.

Fonte: Pão de Açúcar
Fotos: jonathanrosenbaum / Listal / neufitness / monkeytownhq

Sobre o Autor: Nadia Cozzi ( @nadiacozzi | G+ )

Nadia Cozzi

* Consultora de Alimentação Consciente e Desenvolvimento Pessoal. * Pesquisa desde 1994 a Agricultura livre de Agrotóxicos e o Ato de se alimentar e a Consciência de quanto ele interfere na Saúde Física, Emocional e Mental do Ser Humano e os efeitos da produção de alimentos para o Meio Ambiente. * Idealizadora do Instituto Pedro Cozzi - Espaço DAR VIDA – (institutopedrocozzi.blogspot.com.br) * Livros sobre uma nova consciência ecológica: (http://alimentopuro.synthasite.com/livros.php) * Blogs: Alimento Puro: alimentopuro.blogspot.com Bio Culinária: bioculinaria.blogspot.com

Site: http://alimentopuro.synthasite.com - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • Chirley Maria

    …inclusive os Doritos vem com o T de trangênico, detalhe que aprendi a identificar aqui no Coletivo Verde! Obrigada!
    Vocês saberiam dizer se a soja vendida no Brasil,  por quilo, em grãos, é  toda transgênica? Geralmente as embalagens  não vem com o T de transgênico…  fico sem saber e sempre ouço as pessoas dizendo que toda e qualquer soja hj em dia é transgênica, será?

  • Zilah

    Oi, Nádia!!! Adorei minha participação no seu artigo :) Fiquei muito feliz mesmo porque você é uma grande referência quando penso em alimentação saudável! E hoje mesmo postei uma receita de cookies de aveia, super fácil e gostosa! Depois passa lá para ver!
    Beijos!!

  • Zilah

    E o Doritos tem transgênicos mesmo… mas, é um vício péssimo!

  • NadiaCozzi

    Mas o primeiro ainda é um pouco melhor.

  • NadiaCozzi

    Agora vou sempre lá  e vou divulgar suas dicas, viu? Bjos

  • NadiaCozzi

    Tirando a orgânica é muito provável que seja Transgênica minha querida. Porque vc come soja?