• FEED

Guilherme Augusti Negri

Ledface – Utilizando a Inteligência coletiva para criar um mundo melhor

Ao longo destes anos interagindo com os leitores do blog percebemos que um dos maiores desmotivadores de práticas sustentáveis é a falta de informação. As pessoas querem fazer a diferença mas não sabem como e o que fazer. Situações simples como consumir de maneira mais consciente trocando um produto “comum” por um produto sustentável ou adotar práticas sustentáveis no dia a dia como a reciclagem acabam esbarrando na falta de informação.

O momento crucial é o momento da troca, aquele momento em que é difícil encontrar um produto sustentável que é igual ou melhor o que você costuma usar ou quando você busca mudar uma atitude que esta acostumado a tomar, você provavelmente já experimentou esta pequena frustração. A boa notícia é que sim, existem soluções para a grande maioria destas situações e elas são simples e viáveis. O grande desafio é que estas respostas e informações são super difíceis de se encontrar.

Para ilustrar este cenário fizemos uma pesquisa afim de descobrir qual é a maior dificuldade de nossos leitores para comprar produtos ecológicos. Adivinhem qual foi o principal fator assinalado?

Pesquisa: O que te impede de consumir mais produtos ecológicos?

Parece incrível não é mesmo? As pessoas não encontram os produtos verdes e quando os encontram esbarram na incerteza. Poxa, mas e a internet, não existe um mar de informação para ser acessado?

As respostas para as questões sustentáveis não são absolutas, o conceito de sustentabilidade foi cunhado a pouquíssimo tempo e a nossa sociedade ainda engatinha no tema. Uma confusão de terminologias, selos, certificações e debates confundem as pessoas. As informações acabam ficando soltas e as respostas muitas vezes precisam ser constrúidas. Em poucas palavras a informação existe mas ela é difícil de ser compreendida.

Faça o teste: procure no Google alguma dúvida que você tenha sobre sustentabilidade, aposto que depois de uma triagem ferrenha você vai ficar com no mínimo umas 10 páginas todas elas recheadas de informações. Mas e se você pudesse contar com a ajuda de milhares de pessoas para construir esta resposta? Que ao invés de se extender em uma verdadeira cruzada para achar a resposta pudesse contar com a inteligência coletiva?

Ledface – Usando a inteligência Coletiva para tirar suas dúvidas

A Ledface é o primeiro assistente virtual brasileiro desenvolvido para resolver problemas do dia-a-dia utilizando a inteligência coletiva. A Ledface reune em um só lugar o conhecimento prático de milhares de pessoas. Assista o vídeo acima e saiba mais sobre a Ledface (se estiver lendo o artigo via E-mail ou RSS clique aqui para ver o vídeo).

E adivinhem? Achamos que é a plataforma perfeita para co-criarmos conteúdo e encontrar as respostas para os desafios sustentáveis que encontramos em nosso dia a dia. Fizemos uma parceria com a Ledface e vamos criar um grupo do Coletivo Verde para que toda a nossa comunidade comece e compartilhar conhecimento sobre sustentabilidade.

Desafio Ledface – Respostas para um mundo mais verde

Conversamos com o fundador da Ledface Horacio Poblete e sugerimos uma prova de fogo para a Ledface: Levantar 10 perguntas fundamentais para a construção de um mundo mais verde e inseri-las na Ledface. Horacio topou o desafio.

Em breve vamos lançar um concurso para levantar com nossa comunidade quais serão as 10 perguntas que vamos inserir na Ledface mas você já pode deixar suas sugestões de perguntas aqui prá gente nos comentários!

E você esta esperando o que? Acesse a Ledface pergunte e compartilhe seu conhecimento!

Sobre o Autor: Guilherme Augusti Negri ( @coletivoverde | G+ )

Guilherme Augusti Negri

Empreendedor com veia social e ambiental e músico por hobby. Fundador do Coletivo Verde.

Site: http://www.coletivoverde.com.br - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • adoreei :D

  • Gabriel Novaes

    Num é tipo o Yahoo questions?

  • Lídice Marques

    Ainda bem que tem espaço para quem busca um mundo melhor!!!

  • Daniellesimplesassim

    Alguem jah viu ou ouviu falar em botao de descarga para n. 1 e descarga para n. 2? Em meio a sustentabilidade, jah perceberam quanta agua gastamos com varios n. 1? Tem necessidade de tanta? Deveria ter um projeto para ao acionar para xixi, caia uma quantidade menor que o outro.