• FEED

Dan Lima e Carol Guilen

Limpeza ecológica – Dicas para trocar produtos de limpeza tóxicos por opções naturais

14 ago 2011 - Por em Casa Verde

Você já parou para pensar quantos produtos químicos, até mesmo tóxicos, estão no seu armário da lavanderia? Pois é.

Nós acostumamos com a idéia de que para limpar nossas casas é necessário um exército de produtos potentes e de última geração. Será? Com seus rótulos coloridos e nomes sofisticados, esses multi-usos da vida prometem milagres. Parecem super heróis que vão manter nossas famílias a salvo dos “terríveis germes e bactérias”.

Mas não é bem assim. Em sua maioria, esses produtos misturam compostos químicos não biodegradáveis que, mesmo em baixa concentração, agridem a pele, unhas e mucosas. Quando descartados pelo esgoto, esses produtos vão parar em algum rio ou córrego.

No meio ambiente, o estrago é ainda maior, pois contaminam milhares de litros de água e dificultam muito o tratamento, sem contar a contaminação de peixes e solo. Enfim, o estrago é grande.

Como limpar as nossas casas, manter aquele cheirinho agradável de limpeza sem agredir o ambiente e a nossa saúde?

Acredite, você vai precisar apenas destes ingredientes! Veja abaixo a explicação e o uso de cada produto.

Lista de compras para a faxina

  • Álcool
  • Vinagre branco
  • Bicarbonato de sódio
  • Sabão glicerinado em barra
  • Detergente neutro
  • Óleo de eucalipto e/ou de melaleuca
  • Essências naturais para perfumar

Álcool


O álcool é o segundo solvente universal. O primeiro é a água, que não coloquei na lista de compras, mas obviamente não pode faltar para uma boa faxina! O álcool também dissolve muitas substâncias, facilitando a remoção da sujeira, e ainda tem um alto poder desinfectante.

Use para Esterilizar vasos sanitários, polir talheres e vidros com um pano macio.

Vinagre Branco

O vinagre branco (você pode usar também suco de limão) é um ácido fraco e permite desinfetar vasos sanitários, bancadas e pias na cozinha, limpar vidros e metais, etc. Use-o em substituição ao limpador multiuso, desinfetante e amaciante de roupas. Amaciante de roupas!?!

Isso mesmo, lá em casa nós só acreditamos quando fizemos o teste (2 colheres de sopa na água do molho de enxague e suas roupas ficarão macias por mais tempo! Se quiser, adicione gotas de essência natural á sua escolha). Como limpa vidro o vinagre também dá um show. Faça o teste.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é outro um grande auxiliar na limpeza de banheiros, pias e vasos de louça. Usado em combinação com o vinagre, tem um bom poder desinfetante. Como ele é levemente abrasivo, ajuda a polir sem riscar. Experimente polvilhar bicarbonato num pano umedecido e esfregar os espelhos de interruptores e as portas dos armários da cozinha, fogão, microondas e geladeira. Use em substituição ao multiuso e em combinação com o vinagre como desinfetante e limpador mais potente, e como removedor de manchas. Experimente deixar suas roupas de molho na mistura diluída em água). Funciona bem para roupas brancas também. O bicarbonato pode ser usado para limpar o colarinho das camisas, espalhando sobre o tecido molhado e, para melhor efeito, esfregando de leve.

Sabão ou detergente neutros

É desnecessário falar sobre as propriedades do sabão e do detergente, certo? O grande trunfo deles é permitir a remoção da gordura. A gordura geralmente não se dissolve em água, mas as moléculas do sabão têm uma extremidade que se associa à gordura e outra que se associa à água, levando tudo embora na água corrente. O sabão continua na lista de uma faxina ecológica, porém busque sabões e detergentes feitos com ingredientes naturais (sabão reciclado de óleo é ótimo, procure alguém que faça.)

Se quiser, acrescente óleo essencial para um perfume especial). Acostume-se também a usar o detergente e o sabão mais diluídos, pois geralmente os desperdiçamos muito: lembre-se que eles funcionam em combinação com muita água. Em casa usamos diluir o detergente. Continua funcionando da mesma forma e é menos agressivo. Para lavar a louça, outra dica é colocar um pouco de detergente em uma vasilha com água quente e ir molhando a esponja aos poucos. A água quente ajuda a desengordurar inclusive as difíceis vasilhas plásticas.

Essências Naturais

Os óleos essenciais naturais têm várias propriedades. Muitos, como o óleo de melaleuca e o de eucalipto, são desinfetantes. O óleo de lavanda e o de menta, além do perfume agradável, provocam sensação de bem-estar e relaxamento. O de citronela e o de cravo afastam mosquitos e moscas. Visite uma loja de produtos naturais e escolha o que lhe agrada.

Atenção para comprar os que são realmente 100% naturais. Os óleos essenciais são caros mas rendem muito, porque podem ser muito diluídos, mas há essências naturais que já vêm diluídas, por isso são mais baratas. Obs.: Alguns óleos são tóxicos se em altas concentrações, por isso informe-se antes de usá-lo para outros fins, como na pele ou para inalação.

 

Mais dicas preciosas!

  • Use roupas e toalhas velhas como panos de limpeza. Meias sem par, por exemplo, dão ótimas luvas para tirar pó, e colocadas na ponta do cabo de vassoura removem teias de aranha daqueles cantinhos do teto.
  • Abuse do poder do sol, calor e do tempo para limpar melhor e para tirar manchas das roupas. Deixando de molho por mais tempo, de preferência ao sol ou com água quente, você aumenta o poder de limpeza sem precisar de produtos mais fortes. Portanto, vale muito quarar as roupas ao sol, aproveitar o vapor depois do banho para limpar os azulejos, etc. (Pergunte para sua avó como se faz para quarar roupas. Ela vaiachar o máximo).
  • Minha mãe sempre dizia que por mais produtos que tenha no mercado, nada substitui água, sabão e braço! Estamos acostumados a confiar em processos químicos fortes, enquanto que basta um pouco de boa vontade para esfregar e o resultado é bem melhor.
  • Você encontra muitas outras dicas na net. Também encontra receitas de remoção de manchas e de produtos para sua faxina. Lá em casa imprimimos algumas das receitas e afixamos no verso da porta do armário: bem à mão para qualquer consulta. Aproveite para reutilizar recipientes e sprays para acondicionar os produtos feitos em casa e tornar sua limpeza ainda mais prática.
  • Bata um papo com a sua faxineira. Elas são peça fundamental nessa mudança. Procure mostrar para elas o risco que elas correm quando usam produtos químicos muito forte e principalmente sem luvas.

Com alguma busca, você também pode encontrar produtos menos agressivos ao meio ambiente e à sua saúde, em supermercados, lojas especializadas e para compra pela internet. Mas garanto que com as dicas acima você dificilmente sentirá necessidade de comprar um desinfetante, multiuso ou amaciante industrializados.

Com as dicas, você terá uma limpeza tão eficiente quanto antes, porém mais saudável para você e para o planeta!

Algumas referências para pesquisa (links externos): Do Nosso Quintal / Como fazer produtos de limpeza ecológicos ) / Receitas sobre produtos de limpeza / Mary Moppins

Fotos: ChiotsRun / Acervo / Google Images

Sobre o Autor: Dan Lima e Carol Guilen ( @carol_guilen | G+ )

Dan Lima e Carol Guilen

Ele, advogado, ela, bióloga. Um casal de consultores em Sustentabilidade: dentro de casa é que começa o exemplo!

Site: http://donossoquintal.wordpress.com - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • Anônimo

    Parabéns pelo post, eu sou uma entusiasta desse assunto. 

  • http://twitter.com/vanmagenta Van Magenta

    Ótimas dicas, vou colocar em prática aqui em casa! =D

  • Bernadete

    Uso pouco o ferro de passar: penduro as roupas em cabides e elas secam prontas para usar.
    Uso também um higienizador a vapor, gasta pouca energia, tira odor e gordura facilmente.

  • Cintia

    Ótimas dicas! pois são as  pequenas mudanças que fazem uma grande diferença.

  • Cintia

    Ótimas dicas! pois são as  pequenas mudanças que fazem uma grande diferença.

  • Jeniffer Sales

    Um produto que utilizo bastante e que tira gordura de azulejos e outras superficies é a mistura de vinagre, água quente, bicarbonato de sódio e sal amoniaco, limpa que é uma beleza, remove até as sujeiras mais difíceis sem ser preciso esfregar muito. Recomendo.

  • Pingback: Natura Ekos

  • http://www.coletivoverde.com.br/ Guilherme Augusti Negri

    Oba, que ótima dica Jennifer vou testar =)))

  • Naná Hayne

    Hehehe, para evoluir, estamos “INVOLUINDO” , rs… há anos que nossas avós usavam estas formas de limpeza e dai a indústria apareceu, mostrando uma forma de fazer tudo + fácil espirrando o mágico multiuso aqui e alí, ganhando milhões e poluindo até! Hj é só olhar prá tras, lembrar ou perguntar aos mais velhos que tudo se resolve e volta ao normal!! ;-)

  • Anaju

    Adorei as dicas…sou da sua turma, hehehe…tenho também umazinha muito legal: troque a esponja de lavar louça (aquela do tipo verde e amarela) pela velha amiga BUCHA vegetal… ela dura mais que as outras e se degrada naturalmente, além de não machucar as mãos…uma dica: depois que a louça foi lavada, limpe-a com agua corrente e deixe-a secar ao sol da tarde, ela fica “durinha’ de novo…

  • Anaju

    Ah, ah! eu também faço isso! também pinduro em cabides! e quando viajo, abro a mala e deixo a roupa pindurada no banheiro enquanto tomo banho…elas ficam “passadinhas” de novo…

  • Clarissa Pires

    Gostaria de saber qual a quantidade de cada uma dessas subestâncias e quanto rende?

  • Clarissa Pires

    desculpem, substâncias..

  • http://twitter.com/donossoquintal carolina guilen

    Olá, Clarissa. Depende do uso. Para fazer um multi-uso caseiro, misture uma parte de vinagre e uma de bicarbonato. Adiciona gotas de óleo essencial a gosto. No lugar de amaciante de roupas, adicione à agua do molho do enxague 2 colheres de sopa de bicarbonato ou 1/3 de xícara de vinagre. Não tenha medo de experimentar alterar as quantidades de acordo com suas necessidades e preferências. boa sorte! :)

  • Hermes Garcia Filho

    adorei sua sugestão, muito útil.

  • Karla

    Olá! Saberia informar se o vinagre vai bem em qualquer tipo de máquina, inclusive naquelas frontais (a minha é uma frontal, da sansung). Obrigada, adorei as dicas!

  • Fernando Maria

    O vinagre de álcool em substituição ao amaciante de roupas, nos foi indicado pelo médico pediatra para enxaguar as roupinhas do nosso filho (hoje com 26 anos. rsrsrs)
    Quanto ao álcool, não remove sujeira de Cafezinho nos tampos de mesas. (pelo contrário, gruda mais ainda, parece chicle)