• FEED

Guilherme Augusti Negri

Escritório de Design cria luminárias fantásticas com papelão e é exemplo em reutilização de materiais

22 jul 2011 - Por em Arte e Design


Graypants Inc. é um escritório de arquitetura e design de Seattle, Estados Unidos que desenvolve produtos sustentáveis reaproveitando materiais como papelão, aluminio e madeira descartados por empresas locais.

Fundada pelos designers Jonathan Junker and Seth Grizzle a Gray Pants tem uma forte pegada sustentável e investe na criação de produtos de baixo impacto ambiental e design de alto nível. O resultado das criações da dupla é incrível e é exemplo em design sustentável.

Luminárias feitas com papelão

A empresa tem em seu portfólio diversos produtos que vão de casinhas de cachorro ecológicas a cadeiras de madeira reciclada, mas a sua grande especialidade é a criação de luminárias feitas de papelão.

Feitas com papelão recolhidos em estações de reciclagem e lixeiras ele é limpo e cortado por um potente laser, que desenha a estrutura da luminária. Após o corte ela é montada manualmente e colada camada por camada até ser finalizada.

Além dos ativos ambientais gerados pela reutilização de materiais todo o processo de fabricação é eficiente pois utiliza pouquíssimos recursos, basicamente energia do laser e materiais para a montagem final como a cola.

Acima a foto de um caminhão estacionado na frente da empresa cheio de papelão e um diagrama do ciclo de vida das luminárias.

Assista o video acima e conheça a empresa por dentro, o video é super bacana e mostra o processo de fabricação das luminárias. (Se você estiver lendo este artigo via e-mail ou RSS clique aqui para ver o video)

Diversos modelos de Luminárias Ecológicas

A empresa oferece diversos modelos das luminárias ecológicas, cada uma com um diferencial, o Modelo stellar scrap lights das fotos acima brinca com as formas e tem um resultado visual super bacana.

Já o modelo 45 Scrap lights tem como diferencial a sua eficiência total de produção. Feita com apenas uma caixa seu design é desenvolvido para que não exista nenhum tipo de desperdício evitando a geração de sobras e lixo.

Bacana né? Veja na animação acima como ela é produzida e na foto abaixo ela pronta e instalada no ambiente.


Exemplo em design sustentável

É muito bacana conhecer empresas que pensam em todo os processo de um produto e que buscam enraizar a sustentabilidade em todas as etapas do produto, inclusive depois que são vendidos e lá atrás quando o produto ainda esta em um papel rascunhado.

As luminárias são uma ótima aplicação dos 3r´s, são produzidas com eficiência reduzindo o uso de matérias-prima, reutilizam materiais descartados e podem ser recicladas.
Bacana demais!!!

A dica para produzir o artigo foi de nosso leitor Jefferson Celophane, muito obrigado Jeff.

Sobre o Autor: Guilherme Augusti Negri ( @coletivoverde | G+ )

Guilherme Augusti Negri

Empreendedor com veia social e ambiental e músico por hobby. Fundador do Coletivo Verde.

Site: http://www.coletivoverde.com.br - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário