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Marketing de Guerrilha Sustentável – Ações criativas pelo meio ambiente

08 jul 2011 - Por em Arte e Design

Quase nunca paramos para observar alguma propaganda que somos expostos diariamente ou ficamos um bom tempo refletindo sobre o que vimos. A proposta do chamado “marketing de guerrilha” é produzir sempre uma ação com o objetivos de combater grandes concorrentes chamando e muito a atenção do consumidor para com a marca promovida.

Muitas dessas ações podem ser usadas de maneira a nos fazer refletir sobre alguns temas que esquecemos no dia a dia. Ações de marketing de guerrilha são puramente e extremamente chamativas, emocionam, chocam, prendem sua atenção e principalmente surpreendem pela ideia apresentada.

Veja abaixo algumas ações produzidas por departamentos de marketing de diversas empresas ou agências de propaganda que possuem o objetivo principal de conscientizar as pessoas de alguma forma sobre determinado assunto.

No artigo foram colocados diversos videos, caso você esteja lendo via e-mail ou RSS clique aqui para visualiza-los.

Para refletir sobre racismo

Para esquentar mais ainda a discussão sobre o racismo e fazer as pessoas refletirem, a Afro Press produziu uma ação de guerrilha usando uma cena vista diariamente nas ruas, crianças pedindo esmola. A grande diferença e o que para alguns é extremamente apelativo e para outros simplesmente brilhante, foi o fato de crianças negras estarem usando máscaras de crianças caucasianas loiras e com uma frase estampada em suas camisetas: “Se eu fosse assim, você me olharia de outra forma?

A ação gerou margem para muita discussão e coloca na mesa questões complexas, mas o objetivo foi cumprido, impactar os motoristas e os fazerem refletir.

Divulgação política sustentável

O partido político francês UMP, na intenção de se promover e reforçar a lembrança de seu nome de uma maneira diferenciada e sem o uso de mídias convencionais como folhetos, produziu chinelos emborrachados que servem como grandes carimbos ao andar em superfícies como terra ou a própria areia da praia.

Aqui mesmo no blog do Coletivo já mostramos ações como essa usando mídias naturais. Veja mais aqui.

Alerta sobre o clima

Sempre com ações fantásticas e muito criativas, a WWF ousou e usou nessa ação apenas uma lona posicionada de maneira estratégica ao sol para que a sombra fosse projetada ao longo do dia (através de uma plataforma recortada em formato de ondas na parte superior do outdoor) e fizesse o efeito desejado da ideia junto com o frase “Ocean levels are rising faster than ever” (O nível das águas dos oceanos estão subindo mais rápido do que nunca).


Confira o vídeo da ação ao decorrer do dia.

Comida vegetariana

A rede de restaurantes vegetarianos TIBITS, usou o bom humor na hora de promover sua marca. Com uma simples ação de guerrilha, a agência que desenvolveu a ideia, WIRZ/BBDO, instalou garfos gigantes em árvores para comunicar: “Very, very fresh vegetarian food” (Comida vegetariana, muito, muito fresca).

Com uma simples ideia, o restaurante foi capaz de promover sua marca em pontos da cidade despertando a curiosidade e brincando com o consumidor através do bom humor.

Contra caçadas

Contra a caça de tigres na Sibéria para comercialização de suas peles, a agência Leo Burnett de Moscou, produziu para a WWF uma campanha que aborda o tema: Como seria a sua experiência de morte? O objetivo é simular sua morte no momento em que você menos espera, assim como acontece com os grandes tigres no momento em que são caçados injustamente.

A campanha lançada em 2010 foi de grande sucesso na Rússia. Foram produzidas camisetas com a estampa de um tigre e um QR Code, as lojas onde as camisetas estavam sendo distribuídas substituíram seus espelhos por telas de LCD com uma câmera embutida. Ao aproximar o QR Code da camiseta no monitor, a tela “disparava” um tiro simulado encima do seu reflexo capturado pela câmera do monitor.

A ação rendeu grandes resultados e se espalhou rapidamente pelas redes sociais. Confira abaixo o vídeo de como aconteceu.

O problema do monóxido de carbono

Para conscientizar as pessoas sobre a quantidade de monóxido de carbono que despejamos todos os dias na atmosfera, a agência Ogilvy chinesa para a WWF, instalou um balão no escapamento de um carro ligado para que pudéssemos visualizar a quantidade e o tamanho do problema que estamos produzindo todos os dias.

Durante a ação, pode-se ver a frase escrita no balão: “Dirija um dia a menos e veja o quanto de monóxido de carbono focará fora do ar que respirados”. A iniciativa gerou uma grande mídia espontânea nas redes sociais e até deu início a uma campanha com o intuito de dar 20 dicas para que as pessoas colaborem para um desenvolvimento sustentável.

Abaixo a energia nuclear

Contra a instalação de usinas de energia nuclear da Suíça, o Greenpeace para chamar mais a atenção ao tema e alertar as pessoas, desenvolveu esta ação em lugares públicos e produziu um vídeo viral.

A ação chamou extrema atenção e chocou muito as pessoas que participaram da ação e não entendiam o que acontecia. Simplesmente, um grupo de pessoas caía no chão como se tivessem sofrido de algum mal súbito. O resultado da ação, você pode conferir no vídeo abaixo.

Incentivo a uma forma de vida mais saudável

Para incentivar as pessoas a obterem hábitos de vida mais saudáveis, uma equipe de designers e engenheiros bancados pela Volkswagen buscaram fazer com que as pessoas usem mais a escada convencional do que a escada rolante.

O incentivo veio através da música. Na cidade de Stockholm na Suécia, a equipe transformou uma escadaria convencional em um gigantesco piano. O resultado foi que 66% do trânsito normal de pessoas do dia usaram a escada convencional para subir de um nível a outro.

Outra ação desenvolvida pelo mesmo grupo foi com o objetivo de incentivar as pessoas a reciclarem garrafas separando-as em suas casas e as descartando em lugares corretos em vez de simplesmente as jogarem no lixo comum.

A equipe desenvolveu uma máquina com um jogo de pontos, incentivando a todos que quisessem participar e jogar, a separar o lixo de maneira correta em suas casas para poderem brincar com a batizada “Botle Bank Arcade”. Além de toda curiosidade gerada e de todas as garrafas coletadas para a reciclagem, o jogo gerou uma interação incrível entre famílias e vizinhos para promover a coleta seletiva.

Sobre o Autor: Laercio Bizzarri ( @bizzarrilaercio | G+ )

Diretor de arte da agência M51 Criatividade Estratégica. Apaixonado pelo design que inspira, transmite e transforma.

Site: http://laerciobizzarri.com.br - Veja todos os artigos de

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  • Cintia Freitas

    Adorei este poste….ideias maravilhosas

  • Fantástico e criativo!

  • Ola Cintia, inspiradora as ações né??? Obrigado pelo comentário =))

  • Noigandres

    Congratulações pelo trabalho! Vamos difundí-lo retuitando. Abs