• FEED

Vanessa Mendes Argenta

Mictórios sustentáveis – Conheça as criativas soluções para fazer xixi

Com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil, muitos estádios e ginásios estão sendo construídos ou reformados. Será que esses projetos, que vão custar bilhões aos cofres públicos, estão levando em conta a sustentabilidade, a eficiência energética e a economia de recursos?

Continuando os posts sobre economia de água, vamos falar sobre mictórios alternativos, que poderiam ser usados nos projetos dos novos equipamentos esportivos brasileiros.

Reutilizando a água

O designer Yeongwoo Kim criou o Eco-Urinol, que tem a pia embutida no próprio mictório, economizando água e espaço e incentivando a higiene. Uma ideia simples que pode economizar cerca de 2 litros de água por uso, já que reutiliza a água usada para lavar as mãos no próprio mictório.


Mictórios que não utilizam agua

Já o modelo desenvolvido pela empresa Falcon Waterfree Technologies e pela brasileira EcoWin não utilizam água: um cartucho feito de álcool, e portanto mais leve que a urina, deixa passar o líquido e depois veda a abertura, impedindo a saída de odores. Como a urina é líquida, ela vai embora por gravidade, sem precisar desperdiçar água para enviá-la para a tubulação de descarga. O cartucho tem validade de 7.000 usos, podendo economizar até 100.000 litros de água anualmente!


“Molhando” as plantas

Um modelo inusitado, que ainda está em estudos, filtra a urina para irrigar plantas! O designer Eddie Gandelman propôs um mictório que utiliza carvão, calcário e areia para filtrar os resíduos nocivos, deixando apenas água e nutrientes para molhar as plantas.

Bacana né?

Links Externos: Movimento Cyan / Aecweb Ecowin / Yongowoo KIm / Falcon Waterfree Technologies / Ecowin

Sobre o Autor: Vanessa Mendes Argenta ( @vanmagenta | G+ )

Vanessa Mendes Argenta

Arquiteta e Urbanista

Site: http://www.flickr.com/photos/vanmagenta - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • parabens pelo artigo.

  • Silfinkler

    Ótima idéia, se os responsáveis pela construção realmente optarem por essa idéia, estão mostrando com certeza que estão levando em conta a sustentabilidade, a eficiência energética e a economia de recursos, vamos ver! Vamos discutir mais sobre Sustentabilidade,  tem nova rede social que está com temas bastante interessante em debate, entre eles Sustentabilidade, passa lá e confira! http://migre.me/60338se preferir entre em contato comigo pelo email: silfinkler@gmail.comAguardo!
    Att,Silvana

  • Pingback: Melhores Posts do Setor Imobiliário – 21 a 27/10 - Blog.VivaReal.com.br()

  • Impressionante. Boas alternativas principalmente onde há coletividade absurda como em aeroportos, universidades, shoppings. Parabéns pela postagem

  • denispiaia

    sensacional..

  • Bruno

    Muito interessante o primeiro!