• FEED

Luana Godoi

Mobina – Designer cria mobiliário super bacana utilizando bobinas descartada pela indústria

11 out 2011 - Por em Arte e Design

Oque fazer com milhares de bobinas de papelão descartadas pela indústria de tecidos? A designer Mariana Piccoli criou a Mobina, um módulo multifuncional que pode se transformar uma estante, um banco ou uma mesa.

Em sua formação na Universidade Federal de Santa Maria no curso de Desenho Industrial, Mariana realizou um projeto de trabalho de conclusão baseado na criação de produtos a partir de resíduos industriais. Então veio a Mobina, que é um módulo multifuncional, confeccionado principalmente com bobinas de papelão utilizadas para enrolar tecidos.

A Mobina pode ser usada como banqueta, mesinha, estante ou caixa, dependendo da disposição dos módulos. Seu nome é a união dos termos: “módulo” e “móvel” com “bobina”, a matéria principal.

O desenvolvimento de seu projeto foi um sucesso, a Mobina reutiliza materiais descartados, é funcional, bonita e sustentável. Ao ser questionada se acredita que seu produto tenha importância para a sociedade, Mariana diz: “Considerá-lo importante para a sociedade seria bastante pretensioso, mas a partir do momento em que este projeto servir de inspiração ou for utilizado como exemplo de reutilização de resíduos, seu papel social será desempenhado”.

Designers Sustentáveis

Mariana faz parte de uma nova geração de designers que inserem os conceitos da sustentabilidade em suas criações, bati um papo super legal com ela e ela contou quais foram suas inspirações e como ela enxerga o design e a sustentabilidade.

Sobre a sua inspiração sustentável ela nos diz: “Acredito que a grande culpada aqui é a minha avó, que guarda de tudo para usar algum dia. Sempre fui muito agitada, e passava as tardes criando coisas: cavalos com rolhas, binóculos de rolo de papel, árvores de garrafa PET”.

Desde que comecei a pesquisar sobre produção de resíduos para meu projeto final, também passei a pensar mais antes de comprar qualquer coisa por impulso. Antes de consumir, pesquiso outras formas de encontrar aquele produto: com amigos, através de trocas, em brechós e briques”.

Achei super bacana que além da confecção de produtos sustentáveis ela pratica outras ações para cuidar do planeta. Na casa de seus pais existe um minhocário, onde é feito o adubo que utilizam nas hortas. Ela não vai às compras sem suas sacolas de pano, e sempre opta por produtos com alguma preocupação ecológica.

E no final de nosso bate-papo perguntei como ela vê a sustentabilidade no design e em nosso dia a dia:

A questão da sustentabilidade ainda não é bem compreendida, nem aplicada. É muito fácil uma empresa (ou pessoa) se rotular como sustentável, mesmo sem entender todo o amplo conceito sistêmico que está envolvido. Gosto de conceitua-la como sendo o novo modo de pensar, projetar, produzir, comercializar, usar e descartar, considerando a economia, a sociedade e o meio ambiente”.

Assim Mariana passa seu recado, de uma pessoa que se preocupa com suas ações e como elas trazem impacto para o planeta.

Para saber mais sobre o trabalho da Mariana Piccoli acesse: http://www.coroflot.com/marippiccoli e http://pimentabis.blogspot.com/

Sobre o Autor: Luana Godoi ( @luanadgodoi | G+ )

Luana Godoi

Estudante do curso de Biologia - UNISINOS/RS

Site: - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • Adorei o post! Muito obrigada a todo o pessoal do Coletivo Verde :)

  • Ulisses Caetano

    Que talento minha amiga.

    Parabénssss.

    De coração.

    Você é sucesso.

    Do amigo Uli

  • Parabéns Mariana pelo seu trabalho, por sua iniciativa e claro pela Mobina.
    Toda a equipe adorou a Mobina, alias, já tem pra comprar? Quando mudarmos para o novo escritório queremos comprar uma pra levar pra lá =DVamos que vamos =)

  • Luana Godoi

    oooba! que bom que todos gostaram :) a Mobina é demais mesmo! parabéns Mariana..

  • Mariana Piccoli

    Oi Guilherme! Fico muito feliz em saber que a equipe gostou! Em relação à venda da Mobina, estou me organizando para fabricar sob encomenda. Quem se interessar pode entrar em contato. Meu email é: marianap.piccoli@gmail.com. Abraços!

  • OTIMO OTIMO, PARABÉNS PELO POST COLETIVO VERDE BOM DIA E BOM FERIADO

  • Deoclesio Piccoli

    Continue assim minha filha, no seu trabalho e linha de pensamento.
    Com tua colaboração o mundo vai ser melhor.
    Tenho muito orgulho de ti
    Te amamos.

  • Estou muito feliz com a divulgação e com os comentários! Quem quiser bater um papo, pode me adicionar no facebook (http://www.facebook.com/marippiccoli) ou me seguir no twitter (http://twitter.com/#!/MariPPiccoli). Abraços!

  • Iara Rodrigues da Cunha

    …bem legal…gostei!!

  • Pingback: Mobiliário criado com bobinas »()

  • Michaelsoares

    Inovador!!!

  • Vicente_carvalho

    Mto bacana, alem de reutilizar algo que iria pro lixo, vc transforma sua ksa em luxo!