• FEED

Móveis e objetos de decoração feitos com madeira de demolição

16 fev 2011 - Por em Arte e Design

A utilização de materiais provenientes de demolição nas construções entrou em moda na década de 1990. Acreditamos que muito mais que modismo, é uma postura anti-desperdício. Uma atitude de preservação do meio ambiente, tendo como base o trabalho artesanal, a arte.

A origem da utilização da madeira de demolição é secular, mas tem crescido vertiginosamente no mercado nos últimos anos. Segundo especialistas os resíduos de casarões, pontes e dormentes de trilhos proporcionam madeira de qualidade excelente. O diferencial da matéria prima da demolição? As marcas do tempo de madeiras, janelas, portas, sinais de pregos, riscos e resíduos de tintas.
As fábricas de móveis de madeira de demolição estão ganhando o mercado. Além da questão da sustentabilidade (reutilizam matéria prima), acabam destacando-se por prezar pelo estilo único, diferente das fábricas de móveis em série.

Os móveis produzidos com resíduos de demolição podem ser artesanais, rústicos e modernos. O material usado em caibros, pisos, madeira de telhado, portas e janelas das antigas casas coloniais são reaproveitados, reciclados e transformados em móveis. Podem ser reutilizados também outros restos de demolição como grades de ferro. Ver no móvel com jeito “antigo” uma forma de sofisticação, além de possibilitar uma decoração ecologicamente correta nos fascina.

Aqui uma janela de demolição foi trabalhada com espelhos e cortiça, transformando-se num lindo porta recados e este porta retratos é resultado do reaproveitamento de uma pequena porta…

Portas e janelas de demolição são usadas quase que em seu estado natural em interiores, servindo como painéis ou cabeceiras de camas…

Móvel do Ateliê Madeira Velha, no Recife. Chamado por seu criador (designer Tom Cavalcante) de “Aparador Imigrante”, este móvel possui uma antiga janela que conserva ferrolho e dobradiças originais.

Nesta peça os traços de tinta originais da madeira de demolição foram preservados, conferindo um ar rústico ao móvel.

Muita inspiração para quem curte arte, decoração e sustentabilidade.

Sobre o Autor: Lu Jordão ( @lupjordao | G+ )

Site: http://www.duasmodaearte.com.br - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • Pingback: Tweets that mention Móveis e objetos de decoração feitos com madeira de demolição | Coletivo Verde - Produtos Ecológicos -- Topsy.com

  • http://twitter.com/debschan deborath tolari

    Adorei esse post!
    Me fascina todo tipo de ideia sustentável e sempre gostei de moveis feitos com madeira de demolição!

  • bruna andrade

    me ajudou bastante na materia escolar… eu precisava um poko disso.. um show hein ! =) muito bom ^^
    gostii muito

  • bruna andrade

    me ajudou bastante na materia escolar… eu precisava um poko disso.. um show hein ! =) muito bom ^^
    gostii muito

  • http://twitter.com/lupjordao duas moda e arte

    Humm! Que legal, Bruna!!!  Bom saber que o posto ajudou nos estudos! Volte sempre, viu?!

  • Atendimento

    para vcs que gostam de moveis rusticos vistem nossa loja vitual,nossa loja está localizada na cidade de santa cruz e minas: http://www.artfeitaamao.com.br, estamos com quase 50% de desconto em todo site

  • Andréa

    Onde fica o Ateliê Madeira Velha no Recife? Obg!

  • Móveis do Portinho

    Móveis do Portinho: Vendemos e alugamos móveis rústicos de demolição para decoração de festas e eventos. Temos o maior estoque de toda a região dos lagos para pronta entrega, o melhor preço na venda e na locação, Parcelamos sem juros. Loja: Rua Maria Rita Novelino, 321 – Portinho – Cabo Frio – Rio de Janeiro- R.J Tel (22) 2644-6641 ou acesse http://www.toyfestas.com.br

  • Moura Moveis

    Oi
    Boa tarde somos fabricantes de moveis em madeira de demolição, trabalhamos com moveis sob medida e projetos, visite nosso site temos diversos produtos aparadores, banco, mesas … (modernos ou rústicos)
    http://www.moveismoura.com.br, além de ótima qualidade e acabamento, temos ótimos preços. CONFIRA!!!

Mais em Arte e Design (70 de 110 artigos)