• FEED

Móveis sustentáveis para crianças feitos com papelão. Aprenda a fazer o seu!

15 jun 2011 - Por em Arte e Design

“Restaurar a concepção de que um produto possa ser fornecido de maneira acessível através de um projeto de fabricação inteligente.”

Esta é a missão de Nicola Enrico Stäubli, arquiteto independente, designer suíço e mensageiro de bicicleta, desenvolvedor do projeto Fold School, que propõe uma forma de “faça você mesmo” diferente da cultura de massa dirigida por uma superficialidade que se propõe a comprar objetos de design fabricados por máquinas e vendidos a altos preços.

A inovadora maneira de pensar de Nicola impulsionou seu projeto. Foldschool é uma coleção de móveis de papelão gratuitos para crianças (cadeirinha, banquinho e cadeirinha de balanço), feitos à mão pelo próprio consumidor.

Basta descolar um bom pedaço de papelão, tesoura, cola, estilete, baixar o pdf do projeto no site Fold School, seguir as instruções e montar um mobiliário estável, estiloso e super divertido.

Todas as peças criadas pelo arquiteto são feitas de papelão, pelo fator sustentável (que é um material que pode ser desmontado e reciclado), pelo fator de que é um material fácil de ser encontrado e manuseado e segundo Nicola, também pelo fator de que o papelão pode ser personalidado pelas prórprias crianças.

Seja pintado à canetinha, à tinta, com colagens ou estampas, um dos grandes diferenciais do projeto é a interação que ele pode causar tendo que ser montado artesanalmente pelo consumidor.

Confira abaixo algumas perguntas respondidas pelo designer em seu site.

Posso comprar uma peça do seu mobiliário já montada?
Não! O processo de elaboração e manuseio do material para a conclusão da peça é fundamental para o conceito do Foldschool.

O mobiliário do projeto é estável?
Seguindo as instruções do projeto, ele pode facilmente suportar o peso de um adulto.

Os projetos servem para adultos também?
Atualmente o Foldschool não oferece mobiliário do tamanho de adultos.

Porque o mobiliário é feito apenas de papelão?
O papelão é fácil de encontrar e de manusear. Seus filhos podem viver a sua criatividade na pintura do papelão. Eles terão seu pedaço muito pessoal de mobiliário. Depois de usado, você ainda pode reciclá-lo e ficar com a consciência limpa.

Mais: Fold School

Sobre o Autor: Laercio Bizzarri ( @bizzarrilaercio | G+ )

Diretor de arte da agência M51 Criatividade Estratégica. Apaixonado pelo design que inspira, transmite e transforma.

Site: http://laerciobizzarri.com.br - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário