• FEED

Nadia Cozzi

E a Mulher reassume o seu papel. A Culinária também

10 jan 2012 - Por em Casa Verde


Passamos por movimentos feministas radicais. Suas militantes se retiraram da cozinha com orgulho, apontavam cuidados com a casa, máquinas de costura, agulhas de tricô e crochê como exemplos típicos da subserviência da mulher à Sociedade Patriarcal.

Assumiram espaços, ruas, escritórios, bancos, empresas, cargos políticos, reivindicando posturas e atitudes até então masculinas. Provaram sua competência, capacidade e igualdade com o homem, fazendo justiça em diversos aspectos.

Individualistas, passaram a se vangloriar por não saber onde ficava a cozinha, mas ao mesmo tempo, não continham as lágrimas quando se relembravam estórias e momentos felizes da infância, momentos passados justamente ali, no espaço mais aconchegante da casa.

Rapidamente se recompõem, a sociedade exige, precisam ser duras, guerreiras, inflexíveis, lindas… Essa mulher prática, globalizada, “moderna” sem perceber foi perdendo contato com seu corpo, suas emoções, seus ciclos, seus hormônios, e pior, suas intuições. Se ainda ela fosse feliz… Reclamam de solidão, falta de “mimo”, da indiferença de seus homens, que não preenchem mais seu lugar de companheiro, braço forte, ombro amigo. Não percebem que ao se tornarem provedoras, enfraquecem seus homens. Querem igualdade em tudo, rachar a conta é uma questão de honra… Como podem eles ser cavalheiros?


Os filhos, frutos dessas relações “de ponta cabeça”, sofrem de falta de amor, e bem lá dentro, a mulher se culpa. Junto com outros condicionantes as conseqüências na saúde tomam proporções alarmantes: aumentam os casos de depressão, câncer, síndrome de pânico, problemas de coração.Sua essência grita, insiste em resgatar sua feminilidade. Ser contemporânea não significa abrir mão de seus requebros, de sua graça. Deixar-se consolar quando as lágrimas teimam em cair, longe de ser fraqueza, é o que a torna irresistível aos olhos de seu homem.

Liberada é a mulher que trabalha porque precisa ou dá prazer. Mas deixa fluir suas habilidades essencialmente femininas, nunca abre mão de ser refúgio de seu guerreiro, seu companheiro, que é forte porque ela o faz assim. Que ensina aos filhos o mundo mágico dos sonhos, projetando para eles, um futuro sólido e verdadeiro.

Na Culinária da Vida é a mulher que mistura os ingredientes, coloca o tempero, fornece o calor que garante a Energia que cada um precisa para seguir em frente. Desperta sabores, espalha aromas, marca presença. Ela é a Terra, o Homem o Agricultor, foram feitos para andarem juntos, lado a lado, espalhando a semente da vida, colhendo frutos de amor e harmonia.


Aos pouquinhos as coisas vão se equilibrando, já se sabe o efeito positivo dos trabalhos manuais, mascarados atualmente como artesanato. A culinária por sua vez, virou hobby ou profissão de prestígio. Falando nisso: Meninas, os Homens já perceberam a magia do alimento! Já repararam o número de homens que atualmente se dedicam à culinária? E quando eles querem conquistar a mulher amada? A preparação cuidadosa de um jantarzinho íntimo, flores, velas, luzes, música, sabores.

E elas? Ah… Elas se deixam cativar encantadas, igualzinho suas avós ao receber dos admiradores buquezinhos de violetas delicadamente amarrados com fitinhas de cetim. (Trecho do Livro “Consciência na Alimentação – Receitas práticas de Liquidificador” de Nadia Cozzi).

Receitas de amor!

Tempo de férias, tempo de receitas bem práticas e gostosas. A salvação da lavoura nosso amigo Liquidificador!

Licor de Chocolate

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado (prefira o feito em casa)
  • = medida de água
  • = medida de açúcar ORGÂNICO
  • = medida de cachaça ORGÂNICA
  • 3 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 1 colher (chá) de baunilha

Modo de Preparar
Ferva a água, o açúcar e o cacau. Deixe esfriar. Bata no liquidificador a mistura fria + o leite condensado, a baunilha e a pinga. Bata bem.
Variações: café solúvel, menta, canela (no lugar do cacau em pó)

Pasta de Alho Deliciosa

Ingredientes

  • 3 dentes de alho médios
  • 1 copo de leite fresco (250 ml)
  • 3 colheres (sopa) de vinagre de maçã
  • Sal marinho a gosto

Modo de Preparar
2 copos de óleo de girassol mais ou menos
Bata no liquidificador todos os ingredientes, menos o óleo. Continue batendo e acrescentando o óleo em fio, até que a mistura comece a virar um creme. Quando o óleo começar a ficar parado em cima do creme, desligue o liquidificador, mexa com uma colher, acrescente + umas três colheres de óleo, ligue novamente e deixe bater por mais uns 2 minutos.
Para servir com torradas, pão, bolachinhas salgadas, bisküis, pão italiano, canapés, saladas, macarrão, mandioca cozida.

Empadinha Pinga Pinga

Ingredientes

  • 4 ovos tipo caipira 1 xícara (chá) de leite frio 1 xícara (chá) de óleo de girassol
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo ORGÂNICA 1 colher (sopa) de fermento em pó 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado na hora Sal marinho à gosto.
  • Modo de Preparar
  • Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Deixe gelar por 30 minutos.

Sugestão de Recheio:
400g de camarões pequenos limpos e temperados com sal, pimenta e limão por 30 minutos 1 cebola ORGÂNICA picada ½ vidro de palmito picado 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem de oliva molho de pimenta à gosto 1 a 2 colheres (sopa) de farinha de trigo ORGÂNICA para engrossar 1 colher (sopa) de cebolinha picada.
Modo de fazer: Aqueça o Azeite Extra Virgem e doure a cebola. Adicione os camarões e cozinhe por 5 minutos. Junte o palmito e o cheiro verde picado. Coloque primeiro 1 colher de trigo e cozinhe até engrossar (a quantidade de farinha vai depender do caldo que o camarão soltar). Se precisar coloque a outra. Deixe esfriar.
Variação: Pode fazer somente de palmito.

Mousse Inacreditável de Chocolate

Ingredientes

  • 2 tabletes de chocolate meio amargo (total 400gr)
  • 4 folhas de gelatina branca
  • 290gr de creme de leite fresco (medida de 01 lata)
  • 4 ovos tipo Caipira
  • 8 colheres de açúcar ORGÂNICO

Modo de Preparar
Leve ao fogo o creme de leite com o chocolate picado para derreter. Dissolva a gelatina em meia xícara de água. Bata tudo no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Bata as claras em neve separadamente Junte tudo bem devagar e leve para gelar.

Se você não é capaz de um pouco de feitiçaria,não vale a pena se meter a cozinheiro”. Sidonie Colette

Fotos: Milan6 / Mattox / Speedy2

Sobre o Autor: Nadia Cozzi ( @nadiacozzi | G+ )

Nadia Cozzi

* Consultora de Alimentação Consciente e Desenvolvimento Pessoal. * Pesquisa desde 1994 a Agricultura livre de Agrotóxicos e o Ato de se alimentar e a Consciência de quanto ele interfere na Saúde Física, Emocional e Mental do Ser Humano e os efeitos da produção de alimentos para o Meio Ambiente. * Idealizadora do Instituto Pedro Cozzi - Espaço DAR VIDA – (institutopedrocozzi.blogspot.com.br) * Livros sobre uma nova consciência ecológica: (http://alimentopuro.synthasite.com/livros.php) * Blogs: Alimento Puro: alimentopuro.blogspot.com Bio Culinária: bioculinaria.blogspot.com

Site: http://alimentopuro.synthasite.com - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • Nilde Fortunato

    Nadia, que post delicioso!!!
    Amei o texto e as receitinhas. 
    Obrigada por estas delicias, grande abraço!
    Nilde

  • Anônimo

    Obrigada querida, aproveite e mande notícias se ficou bom!

  • Anônimo

    Adorei o post e me identifiquei muito, Nádia! 
    Tudo a ver com meu blog http://www.donadascoisinhas.blogspot.comParabéns :)

  • Anônimo

    Zilah eu adoro seu Blog. Realmente tem tudo a ver com o texto e com o meu pensamento em relação ao papel da mulher, da feminilidade, isso sem virar Amélia que não é esse o objetivo. Obrigada pelos elogios e vou testar aquele bolinho maravilhoso que está lá no seu Blog 
    http://www.donadascoisinhas.blogspot.com/2012/01/bolinho-integral-de-maca-com-canela.html Bjo

  • Nadia, que texto lindo! Adorei e já compartilhei pelo facebook. Concordo que a mulher precisa reaprender a ser mulher. Feminina acima de tudo. A energia feminina precisa ser equilibrada com a energia masculina. Yin e Yang. Complementando-se para a energia universal flua abundantemente pelo nosso planeta!
    Beijos floridos, 
    Nô Figueiredo (www.ameninadodedoverde.com.br)

  • Anônimo

    Beijos coloridos para vc tb querida. Posso compartilhar algumas coisas de seu site no meu Blog 
    http://institutopedrocozzi.blogspot.com ? Tem coisas lindas lá. Claro que com a informação da Fonte né.

  • Claro que pode! Fico meu feliz em saber que você gostou do meu blog e das informações que estão lá! Obrigada!
    Beijos floridos e conte comigo,

  • Adorei, Nadia, concordo 100% com vc! Até escrevi uma vez um post nessa mesma linha; 
    http://donossoquintal.wordpress.com/2011/04/08/dona-de-casa-com-o-charme-e-a-sustentabilidade-do-feito-a-mao/

    abç

  • Anônimo

    Carolzinha somos gêmeas em pensamento. Um beijo grande.