• FEED

Guilherme Augusti Negri

Mundo para morar -Dicas para transformar a sua casa em um espaço criativo e sustentável

15 jul 2011 - Por em Casa Verde

“Antes de começar o trabalho de modificar o mundo, dê três voltas dentro de sua casa”

Provérbio Chinês

Este antigo e sábio provérbio chinês traz uma mensagem bastante interessante, que se aplica perfeitamente ao momento que nós vivemos. Ele nos lembra que toda mudança começa de dentro pra fora. Se quisermos mudar a maneira com que nos relacionamos com o nosso planeta, devemos começar dentro de nossas próprias casas e nos perguntar: O que posso fazer hoje, em meu espaço, por um mundo melhor?

O mais bacana é que a experiência de caminhar para uma vida mais verde pode ser extremamente enriquecedora e divertida. Esqueça aquela velha impressão de que ser verde é algo chato e distante. Estamos falando de ações simples, que vão estimular a sua criatividade e deixar a sua casa mais bonita e sua vida mais leve.

Que tal começar decorando a sua casa?

Nada mais gostoso do que decorar e dar uma renovada no visual de nossa casa, não é? Que tal procurar ideias verdes, como a reutilização? Um teclado velho de computador, por exemplo, pode virar imãs que prendem fotos e cartinhas em quadros de avisos ou na geladeira, veja na foto acima como fica bacana o resultado. Aprenda passo a passo como fazer o seu aqui.



Vai dar uma festa? Se você não pode usar pratos e copos de vidro e precisa de opções descartáveis, que tal substituir os poluentes pratinhos e copos plásticos por opções mais sustentáveis? As fotos acima são de peças feitas com papel biodegradável, que ao serem descartadas se degradam naturalmente e não geram resíduos tóxicos.



 

Que tal colar divertidos eco-adesivos para incentivar a economia de energia e água? Além de bonitos, eles são fabricados sem o PVC plástico, usado em adesivos que causam diversos problemas ambientais. Uma ótima maneira de embelezar e conscientizar! Veja mais modelos aqui.

Embalagens e latas podem se transformar em vasos super bacanas. Use sua criatividade e observe o que você joga no lixo, pois muito do que você descarta, pode se transformar em objetos de decoração.

Site Mundo para Morar – Divulgando ideias para morar melhor

Além de super divertidas, estas ideias viram exemplo e geram oportunidades para que outras pessoas se sensibilizem e também façam a diferença. Com certeza uma visita vai reparar nestes detalhes e levar as ideias para casa.

Todas as dicas acima vieram via Mundo para Morar, site da construtora Even, que apresenta as últimas ideias e iniciativas verdes para morar melhor. Se você também gosta de arquitetura, inovação e sustentabilidade, e quiser conferir mais dicas, visite o site.

Quanto mais ideias e iniciativas para incentivar a sustentabilidade pudermos espalhar, melhor para todos nós! Deixe sua dica nos comentários e vamos juntos =)

Mais dicas: Mundo para Morar
Links: Even

Sobre o Autor: Guilherme Augusti Negri ( @coletivoverde | G+ )

Guilherme Augusti Negri

Empreendedor com veia social e ambiental e músico por hobby. Fundador do Coletivo Verde.

Site: http://www.coletivoverde.com.br - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • Adoro essa idéia, desde pequena tenho mania de pegar coisas em caçambas pelas ruas, minha familia sempre pegou no meu pé,rsrsrsrs!!!!! Hoje em dia eles me compreendem pois o assunto “Reciclar” esta mais em alta, achei um aparador e uma moldura de espelho outro dia, dei um tapa no visual e olha que graça,pintei e colei residuo textil no aparador  e as florzinhas do espelho são residuo textil também…. Eu apoio essa ideia…

  • Toiaalves

    amei os imãs!!!! :)

  • Ola Thais, como esta?
    ahahahahah!! Imaginei a cena de você criança dentro na caçamba vasculhando
    por materiais e seus pais brigando com você!!
    É incrível o que a criatividade pode transformar né? Mande fotos para
    conhecermos o aparador e a moldura do espelho!!!
    Abraços e parabéns

  • Ola Toia, demais né??
    Dá para usar a criatividade e brincar com as letras e números montando
    palavras e frases.
    Além de divertido fica super bonito!!!
    Abraços

  • Ficaram lindos!! Parabéns =))

  • Ficaram lindos!! Parabéns =))

  • Kthais2

    Ola Guilherme, estou bem…!!!!
    Pois é , o pior é ou melhor né é que isso continua ate hoje, tenho uma cristaleira linda, mesas de centro, de tv de telefone…estou fazendo agora uma mesinha de computador com taboas que achei no lixo aqui na porta do prédio,rss!!!
    Sem falar no projetode acessórios femininos , bolsas, cachecol  up cycle que te falei quando entrei na comunidade, é resíduo têxtil por todo lado aqui e o meu resíduo vai para dentro de puffs transparentes, vou mandar umas fotinhos tb…fiz aquele joguinho 5 marias de lembrancinha para o aniver do meu sobrinho tb, com residuo têxtil e o recheio de resíduos de material que era lixo tb, bem legal…como faço para mandar essas fotos??? é só postar aqui?? queria conhecesse o projeto tb, fiz uma breve apresentação dele, se eu puder envio para seu e-mail para dar uma olhadela para nós e se possível sua opinião…
    abraços…eu adoooooroooooooo essa comunidade…Parabéns querido

  • Ola Thais que fantástico! Parabéns!!

    Me manda um e-mail no guilherme@coletivoverde.com.br e batemos um papo por lá sobre as criações!! Abraços =))