• FEED

Nadia Cozzi

Obesidade, doença do século!

30 jul 2015 - Por em Saúde e Alimentação

Obesidade a doença do século, causada pela alimentação errada e o sedentarismo entre outras coisas. Mais uma vez pergunto: porque insistimos em dar guloseimas sabidamente nefastas à saúde e causadoras da obesidade aos nossos filhos?

Quantas vezes você já viu bebês com a mamadeira cheia de refrigerante? Lambuzados de chocolate ou comendo um “petit suisse” com sabor falso de morango daquela propaganda enganosa que “vale por um bifinho”?

E quantas mães são criticadas por não dar brigadeiros ou coisas açucaradas às crianças mesmo sabendo que a Organização Mundial da Saúde recomenda não dar açúcar até os 3 anos de idade? E elas ainda tem que ouvir: “ Você é xiita, coitadinha, ela vai ficar aguada!!!”; e outras coisas do gênero.

Porque fazemos isso com nossas crianças se vivemos na pele as consequências desse “boom” dos industrializados nos últimos 50 anos?

 

info_pag4

Alimentos ricos em açúcar e gordura, mas pobres em nutrientes, antigamente eram oferecidos às crianças em ocasiões especiais. Hoje fazem parte da rotina alimentar e hábitos saudáveis como andar a pé ou brincar na rua, foram substituídos por televisão, videogame, computador e andar de carro.

Ansiedade, tristeza, alegria, estresse viraram motivos para se comer em excesso, o resultado é uma verdadeira epidemia de obesidade infantil.

Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF 2008–09, em 2009, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos estava acima do peso recomendado pela OMS.

As consequências são crianças com doenças antes típicas de adultos, como colesterol alto, hipertensão, diabetes tipo 2, aumento do risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC) em idades precoces. O excesso de peso pode ainda causar doenças articulares, que provocam dores e apneia do sono. Também podem ocorrer transtornos ­alimentares como bulimia e anorexia.

O que contribui para isso:

  • Consumo exagerado de calorias vazias como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerante e fast-food.
  • Sedentarismo, estimulado pelo medo da violência urbana.
  • Alimentação nas escolas: falta estímulo e desconhecimento sobre alimentação saudável.
  • Produtos alimentícios que parecem ser nutritivos pela embalagem, mas que enganam o consumidor: sobremesas lácteas cheias de gordura vegetal hidrogenada, biscoitos “integrais” carregados de sódio e gordura, sucos de caixinha à base de soja ou néctares de fruta com excesso de açúcar
  • Falta de conscientização ou até mesmo teimosia em não ler os ingredientes dos rótulos e cobrar mudanças, com alerta sobre os ingredientes não saudáveis presentes na composição de cada produto.

É preciso mudar hábitos para não encurtar a vida 

Vamos brincar com a comida? Sim, sabe aquilo que você ouvia quando era criança? “Não brinque com a comida!!!!”

Agora eu digo o contrário, deixe que elas brinquem, experimentem, peguem. Elas precisam sentir o aroma, a textura, o sabor, ver o alimento, saber o nome. Hoje as crianças sabem o que é um pacote de batata frita, mas se você mostrar a batata elas não identificam.

Faça com elas, brinque com elas!

480208_371605659626523_86754979_n            1493259_10152106731369400_498465357_n

 

10155003_10151910104340895_1474399010_n

 

Café da manhã 3

Imagens: Google

Pessoal! Estamos elaborando um E-book com informações sobre os produtos alimentícios industrializados e os problemas causados pelo consumo constante e muitas dicas e receitas fáceis e rápidas para fazer essas delícias em casa. Gostaríamos de ter a sua participação, qual o industrializado que você gostaria de ter a receita? Participe do nosso grupo Virando a Mesa no Facebook.

Sobre o Autor: Nadia Cozzi ( @nadiacozzi | G+ )

Nadia Cozzi

* Consultora de Alimentação Consciente e Desenvolvimento Pessoal. * Pesquisa desde 1994 a Agricultura livre de Agrotóxicos e o Ato de se alimentar e a Consciência de quanto ele interfere na Saúde Física, Emocional e Mental do Ser Humano e os efeitos da produção de alimentos para o Meio Ambiente. * Idealizadora do Instituto Pedro Cozzi - Espaço DAR VIDA – (institutopedrocozzi.blogspot.com.br) * Livros sobre uma nova consciência ecológica: (http://alimentopuro.synthasite.com/livros.php) * Blogs: Alimento Puro: alimentopuro.blogspot.com Bio Culinária: bioculinaria.blogspot.com

Site: http://nadiacozzi.yolasite.com - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário