• FEED

Renato Ribeiro

Obras de Silvio Alvarez em exposição na cidade de São Paulo

13 set 2012 - Por em Arte e Design

a_invaso_dos_pinguins colagem Silvio Alvarez

Há 22 anos, Silvio Alvarez (http://www.silvioalvarez.com.br), durante sua crise pessoal, em meio a seus dramas descobriu na colagem a forma de “externar sua realidade”, o que ele mesmo chamou de “arte-terapia intuitiva”. No processo reconheceu, além de sua sanidade, uma expressão artística democrática, “qualquer um pode recortar uma velha revista e sair colando”. Esta “democracia” poderia ser um incômodo ou uma desvalorização de seu trabalho artístico na verdade era o seu veículo de transformação, para ele e para qualquer um que tem o prazer de participar de uma de suas oficinas.

Silvio Alvarez colagem

Seus elementos recortados compõe um mosaico de paisagens que refletem “a relação do homem com o meio ambiente, com as grandes cidades e consigo mesmo”. São obras de uma plasticidade própria, cores vivas e um equilíbrio visual realmente interessante e surpreendente para alguém que diz que não sabe desenhar nem pintar. Ele pode não dominar a técnica da pintura em si, mas podemos observar o nítido domínio estético e informacional em suas obras, ele deixa claro ao que veio.

As revistas são repletas de signos younguianos.” “São catálogos universais de expectativas” e é colhendo e reorganizando estas imagens que o indivíduo consegue se expressar.

Silvio Alvarez colagem

Por outro lado, o artista afirma que há uma “psiquiatralização” da vida, que transforma questões pessoais em transtornos e síndromes. No meu entendimento, uma outra leitura da necessidade de rótulos que os produtos tem que ter para serem vendidos.

Sobre a sustentabilidade

Silvio Alvarez colagem

Desde moleque escuto falar de meio ambiente, agora quem nunca fez nada, vai continuar não fazendo. A única esperança esta na criança” que desde cedo pode ser educada e permeada por este conceito. Silvio ainda cita o exemplo de Dona Nega, uma cidadã de Joanópolis, cidade onde mora, que complementa a aposentadoria recolhendo recicláveis; ao mesmo tempo em que gera renda, faz algo útil para o planeta. “Se ela sozinha está fazendo algo, porque outros também não podem?” Esta prática ambiental correta levou suas oficinas para a Rio+20, atividade realizada no Planetário da Gávea.

silvio alvarez colagem

No trabalho de recortes de revistas ele está reusando o descartado de outra forma, o que por si só é um dos conceitos da sustentabilidade. Apesar dele não parar por aí e deixar claro em várias de suas obras a provocação, por exemplo, de pinguins desgarrados invadindo as praias tropicais ou ainda animais selvagens em meio a armamentos de guerra. O conjunto da obra guarda em si uma boa dose de provocação, humor e até cinismo.

Para manter seu trabalho vivo ele vende suas obras para “pessoas que não estão querendo comprar um quadro para combinar com o sofá” e ministra oficinas em universidades e empresas que reconhecem sua obra de “Consciencialização Ambiental” e assim proporcionam momentos de criatividade e expressão. Seja nas aulas de arte-terapia ou dentro das empresas, para funcionários e familiares, Silvio se diverte com o próprio trabalho e os processos pessoais.

Silvio Alvarez Colagem

Empresas como a Escola Bosque, Pirelli, Abril, Infraero e o Metrô de São Paulo, que alavancou a carreira do artista, já reconheceram e deram visibilidade ao trabalho de Silvio, agora só falta você.

Exposição em São Paulo

Até o dia 20 de setembro, seu trabalho está exposto no Conjunto Nacional, Av. Paulista, em São Paulo.  Neste momento conta com o apoio da Gaia Brasil, que montou esta exposição com nosso colaborador Jeff Celophane (Celophane Cultural) e ainda recebeu a ajuda da Cantina Província de Lucca, Java Contábil e Prefeitura de Joanópolis.

festa_na_cidade Silvio Alvarez colagem

Sobre o Autor: Renato Ribeiro ( @renatocenografo | G+ )

Renato Ribeiro

Formado em Comunicação Social pela FAAP, sempre mergulhado no trabalho cenográfico,Renato Ribeiro realiza direção de arte para cinema e vídeo, organiza equipes e coordena trabalhos de cenografia em todos os campos, dos estúdios de produção aos mais diversos ambientes temáticos, além de desenvolver peças exclusivas, principalmente com material reciclado e ambientalmente correto. Especialista em Ecologia, Arte e Sustentabilidade pela UNESP e UMAPAZ, Renato acredita que resguardar as condições de vida no planeta é responsabilidade de todos os seres humanos, em especial artistas, comunicadores, empresários, homens públicos e todos aqueles que têm condições de influenciar pessoas e de modificar e interferir no meio ambiente de forma positiva.

Site: http://www.cenografiasustentavel.com.br - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • Jarbas

    parabéns pelo trabalho. 
    veja dicas de economia de energia:
    http://energiamaiseficiente.blogspot.com.br/ 

  • Rosemeusburger

    Sou suspeita para dizer alguma coisa a respeito de Silvio Alvarez. Sei que é artista plástico mais do que competente e que tem um coração maior do que ele mesmo. Compartilha seus descobrimentos e sua técnica com públicos os mais diversos (crianças de todas as idades, adultos, empresários, idosos, portadores de necessidades especiais, surdos, etc etc etc). Amo o trabalho que ele faz e por isso estamos juntos na empreitada de mostrar ao mundo tudo isso! Sorte amigo! E agradecemos ao COLETIVO VERDE a oportunidade de partilhar!

  • Pingback: Silvio Alvarez na Avenida mais famosa do Brasil! | Gaia Brasil()

  • Trabalho fenomenal Silvio, parabéns!!! Parabéns pela matéria também Renato!! =)))

  • Trabalho espetacular Silvio, parabéns!

  • Rose

    Parabénssssssssssssss espetacular sues trabalhos.

  • juliana alves

    uma merda essa bosta de trabalho um cu de ruim vao tudo se fode

  • juliana alves

    a isabel mando fala que isso ẽ uma merda,mais vamo faze sobre ele,pq n tem otro mais podre,era pra escolhe o pior….

  • juliana alves

    ela ainda falo que vcs sao tudo gay

  • juliana alves

    que n erguem mais a piroca

  • juliana alves

    o diogo mando fala que vcs pagaram uma pra ele….

  • Rose Meusburger

    Infelizmente há pessoas que não tem o que fazer! Postar bobagens merece bloqueio imediato! Agradecemos ao Coletivo Verde se puder de alguma forma eliminar os comentários impróprios!

  • MARA GAUDIOZO

    ESTOU FAZENDO UMA PESQUISA PARA MEU NETO, TRABALHO DE ESCOLA. E VENDO OS COMENTÁRIOS ABAIXO, FICO COM GRANDE DESGOSTO, EM VER O NÍVEL DE INTELECTO, QUE ESSES JOVENS ADOLECENTES TEM. NÃO ADIANTA O PROFESSOR ENSINAR, ONDE PROCURAR SOBRE CULTURA, ARTES, ETC… ELES NÃO TEM BASE FAMILIAR EM CONDIÇÕES DE DAR EDUCAÇÃO. INFELISMENTE ELES SÃO A MAIOR PARTE DOS JOVENS DA SOCIEDADE. PESSOAS SEM CONDIÇÕES DE APRENDER, LIMITADAS. DIGNAS DE DÓ.