
Nestes três dias aconteceram desfiles de moda, exposições, workshops, conferências… Onde se viam estilistas, designers, artesãos, jornalistas, especialistas em sustentabilidade e estudantes de moda trocando conhecimento e experiências.
O Instituto Colibri está de parabéns pela organização impecável!! Colocaram a mão da massa por um sonho que se tornou uma realidade muito maior do que a esperada….Estar durante estes três dias rodeada de uma paisagem deslumbrante, em uma cidade encantadora que respira cultura e arte… Não me permite palavras para descrever a quantidade de aprendizados e vivências que tive no primeiro (de muitos!) Paraty Eco Fashion…
Segundo as idealizadoras do evento, Bernadete Passos e Carminha Santos, o Paraty Eco Fashion vem tomando forma há quase dois anos. Primeiro foram às longas conversas sobre o sonho de realizar um evento sobre moda; depois, o diferencial da sustentabilidade pela via da educação; na sequência, o arregaçar as mangas: pesquisa para valer e muito trabalho, com a constatação de que estava na hora de fazer o sonho acontecer.

Participam do evento 18 equipes de cinco Estados brasileiros, todas de excelente qualidade e afinadas em suas propostas de uma produção inovadora. São elas: Alecrim/Amanda Mol, Ana Carolina da Mata Araújo, Anjo da Moda, Grife Criolê, Oficina Callicore, UFRJmar Paraty, Impacto!, Libertas, Lírio Lê, Michelle Ramos Victório, Nêga, Produtos em Rede, Ecomoda Udesc, Equipe Reciclada, Rumaos Atelier, Trama Feminina, Tramas Sustentáveis e Mulheres de Fibra/Patrícia Moura.
Uma das principais propostas do Paraty Eco Fashion foi a integração entre estudantes de design e comunidades tradicionais. O trabalho originado por este intercâmbio foi apresentado através de desfiles e da exposição “Novo Olhar”, onde foi possível conferir durante o evento o que os novos talentos e comunidades locais propõem em sua moda eco friendly e sustentável. A exposição na Tenda Eco Fashion foi a prova mais concreta do quanto essa chamada economia criativa é capaz de produzir com capricho, beleza e qualidade.

Exposição Novo Olhar – Libertas
Exposição Novo Olhar – Libertas
Exposição Novo Olhar – Alecrim
Exposição Novo Olhar – Alecrim
Instalação Têxtil “Sol Diário”, por Flávia Vanelli
Além da exposição “Novo Olhar” com os trabalhos das equipes, os visitantes também puderam conferir a instalação têxtil “Sol Diário” da estilista Flávia Vanelli.
Abaixo algumas fotos do desfile da Lírio lê (infelizmente não consegui estar presente nos outros desfiles pela correria por trás dos bastidores…) com roupas de meu Trabalho de Conclusão de Curso no SENAC (que você pode conferir aqui, aqui e aqui!)
Importande ressaltar que os desfiles do evento questionaram o esquema atual de modelos magérrimas que vemos nas semanas de moda do mundo inteiro. Os modelos eram jovens de Paraty que desfilaram de forma voluntária: Corpos normais vestindo uma proposta que tende a se tornar normal também.

Coquetel de abertura do 1º Paraty Eco Fashion – Pousada do Ouro – Da esquerda para a direita: Lena Santana (estilista), Ivanilde (liderança indígena da aldeia Paraty Mirim), Bernadete Passos e Carminha Santos (criadoras e organizadoras do evento) e Celina de Farias (do Instituto Zuzu Angel).
Além das equipes inscritas, o evento contou com alguns convidados especiais: Patrícia Moura (designer de biojóias), LenaSantana (estilista), Caio Von Vogt (criador do primeiro tecido 100% ecológico e orgânico do mundo), Roberto Meireles (Instituto Rio Moda), Nina Braga (Instituto-e); Luiza Marcier (estilista e consultora do Projeto Museu da Moda pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro) ; a professora Lilyan Berlim (faculdades Veiga de Almeida e La Salle) , Celina de Farias (vice- presidente do Instituto Zuzu Angel), Emilia Duncan (figurinista), entre outros.



Em seu workshop a estilista fez a defesa da roupa atemporal, feita com qualidade, que dura muitas estações, e vai contra a lógica do fast fashion que vem consumindo o mundo. Isso é sustentabilidade! Lena, além da bandeira da consciência ecológica, também mostrou a técnica de moulage, que consiste em construir a roupa no próprio manequim. Ao final do workshop, cada participante ganhou o livro “Um pedaço de tecido”, escrito pela própria Lena Santana, em que ela propõe para o leitor maneiras práticas de criar e modelar as próprias peças de roupa.



Outro ponto alto no sábado foi a Conferência Moda Eco e Sustentabilidade, com a participação de Nina Braga (Instituto-e); Luiza Marcier (estilista e consultora do Projeto Museu da Moda pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro) ; e a professora Lilyan Berlim (faculdades Veiga de Almeida e La Salle) , com mediação de Celina de Farias (vice- presidente do Instituto Zuzu Angel). O principal tema discutido foi a questão da estética do artesanato aliada à moda e a ética na moda. O encontro gerou um debate produtivo a respeito da moda brasileira e também sobre políticas públicas que facilitem e promovam a sustentabilidade.


Depois da palestra, o Paraty Eco Fashion seguiu com um debate onde foi possível refletir o porquê de estarmos ali e o que poderá ser feito daqui para frente. O principal objetivo do evento foi o de provocar debates, gerar a troca de idéias e experiências, além de refletir sobre o papel do profissional da moda e, também, do consumidor nesta nova era consciente. Em seus três dias de realização, comprovou na prática, com belas peças de vestuário, além de acessórios e artesanato, que sim: é possível. Que esta seja a primeira de muitas edições do Paraty Eco Fashion, pois ainda há muito o que se fazer pela moda ecológica e sustentável, a Moda do FuturoI! Conforme anunciou com entusiasmo Carminha Santos, “está plantada a semente”. Que o evento floresça e contribua efetivamente para um novo olhar sobre o mundo da moda!


Designer Juliana Foz e agricultora, poeta e artesã Josefa Donadon, residente do assentamento Reunidas da Reforma Agrária, localizado na cidade de Promissão, interior de São Paulo.
Pingback: Lançamento Nacional – Coletivo Brasil Moda Sustentável | Coletivo Verde - Produtos Ecológicos()
Pingback: Lançamento Nacional – Coletivo Brasil Moda Sustentável |()
Pingback: Lançamento Nacional – Coletivo Brasil Moda Sustentável – Revista Linha Ecológica()
Pingback: Lançamento Nacional – Coletivo Brasil Moda Sustentável | Coletivo Verde()