• FEED

Nadia Cozzi

Pic-Nic Promove Trocas de Sementes, Mudas e Idéias Sustentáveis

26 abr 2012 - Por em Saúde e Alimentação


O Parque da Luz em São Paulo, o mais antigo jardim da cidade, recebeu neste domingo, dia 22 de abril, um pessoal bem especial que organiza já pelo 2º ano um Pic-Nic de troca de sementes e mudas que saúdam a nova estação que chega.

Desta vez eram as sementes de outono e fui recebida pela simpatia da Juliana que explicou que a cada troca de estação eles organizam esse evento. Trata-se de uma rede de amigos interessados em cuidar, cultivar e semear mais verde na vida e nas cidades.

Um Pic-nic por um mundo mais verde


Se preferir veja um “video-artigo” sobre o evento, assista abaixo. (Se estiver lendo via e-mail ou RSS clique aqui para ver)


Estavam felizes porque desta vez somavam com o pessoal do movimento dos Hortelões Urbanos, um grupo que nasceu no HUB Escola de Inverno em 2011 e tem cultivado sabedorias e trocado informações no grupo do Facebook. Finalmente muitos iriam se conhecer pessoalmente.

Chama-se Pic-Nic, porque é para levar amigos e família e também nossas receitinhas especiais para experimentar e trocar. A preocupação com o Meio Ambiente está nas recomendações para participar do encontro: Tragam canecas, bonés, repelente natural, banquinhos portáteis, podem ir de bicicleta ou metrô (ao lado da estação da Luz e Tiradentes), alegria e carinho com a Natureza e os participantes, cuidado com nosso próprio resíduo e cadernetas para anotar as informações e aprendizados trocados. Também adoramos quem opta por vir de bicicleta ou a pé!

Participe da próxima edição!

As próximas edições já estão marcadas para 22 de julho de 2012, saudando o inverno e 23 de setembro, quando chega a primavera. Os organizadores são Árvores Vivas (Ju Árvore Cor-Amores), Viveiro Arborizando (Daniela Pastana Cuevas) e Hortelões Urbanos (Tatiana Achcar e Claudia Visoni).

Um passeio para conhecer o Parque da Luz


Paulistana que sou, fiquei encantada com o Encontro e com o Parque da Luz, que fica em frente à Estação da Luz e foi inaugurado no Século XIX, no mais puro estilo francês. Lá também fica a Pinacoteca. Não conhecia sua história e nem sabia que lá ficava uma gruta, linda por sinal, com uma cascata e um caminho de pedras que leva a um mirante.


Na frente da gruta cai uma cascata, que não sei porque não estava funcionando e ao lado tem uma entrada para se ver a gruta por dentro.

Caminho lateral de pedras que leva ao Mirante, que você pode ver na foto abaixo.De lá avisto um lago. È o Lago de Diana, a deusa da caça, bem no estilo europeu antigo, com formato da cruz de Malta e uma série de estátuas greco – romanas. Recentemente descobriu-se que embaixo do lago haviam ruínas de um aquário subterrâneo.

Um lago e cheio de carpas em pleno centro de São Paulo! E é só bater palmas que elas vêm nos saudar com suas cores vibrantes.

Coretos, banquinhos com pessoas papeando e mais a frente um ônibus muito azul anunciava uma peça de teatro de Shakespeare, a Noite de Reis. Era a Cia das Graças com seu teatro circulante e uma platéia atenta e participante.

As árvores chamam a atenção por suas espécies exóticas e nativas, muito gostoso caminhar por suas alamedas e observar uma infinidade de pássaros. Dizem até que lá mora um filhote de bicho preguiça, mas eu não encontrei. A preocupação com os resíduos também estava presente com as 3 lixeiras enormes e informações sobre os materiais recicláveis.

São Paulo é uma cidade muito grande, generosa e não a conhecemos como deveríamos. Parabéns ao pessoal do Pic-Nic, parabéns Hortelões por proporcionarem um domingo no parque de graça, tranqüilo e diferente. E ainda por cima cuidando da Natureza.

Pois é um Pic-Nic, há quanto tempo não pensava nisso, e o que levar se queremos manter uma alimentação saudável e consciente?Sanduiche? Torta? Boas pedidas, um suco orgânico, frutas e de sobremesa um bolo! Que tal, topam?

O pão da hora recheado com azeitonas e queijo parmesão é prático, rápido e fica uma delícia, mesmo frio. Vejam a receita neste link.

Torta Vapt Vupt

Ingredientes:

  • 3 ovos caipiras
  • 1 e ½ xícara (chá) de leite fresco
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo orgânica
  • ½ xícara (chá) de óleo de girassol
  • ½ xícara (chá) de queijo ralado na hora
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (café) de sal marinho

Modo de Preparar
Bata tudo no liquidificador e coloque em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca. Coloque o recheio por cima e salpique queijo ralado.

Sugestão de Recheio:
Palmito / Queijo /Legumes na Manteiga.

Nota: esta torta pode também ser feita doce é só trocar o queijo ralado por 1 xícara de açúcar. Rechear com banana, maçã, geléias diversas.

Bolo de Cenoura

Ingredientes:

  • 3 cenouras ORGÂNICAS grandes
  • 4 ovos caipiras inteiros
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo ORGÂNICA
  • 2 xícaras de açúcar ORGÂNICO
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 xícara (chá) de óleo de girassol

Modo de Preparar:
Bata as cenouras cruas, os ovos, o óleo e açúcar no liquidificador. Depois em uma tigela misture a farinha e o fermento peneirados delicadamente. Asse em forma untada e enfarinhada.

Calda: 3 colheres de leite fresco, 1 xícara de açúcar Orgânico e 2 colheres de sopa da cacau em pó. Leve ao fogo e mexa. Quando ferver jogue por cima do bolo ainda quente.

Sobre o Autor: Nadia Cozzi ( @nadiacozzi | G+ )

Nadia Cozzi

* Consultora de Alimentação Consciente e Desenvolvimento Pessoal. * Pesquisa desde 1994 a Agricultura livre de Agrotóxicos e o Ato de se alimentar e a Consciência de quanto ele interfere na Saúde Física, Emocional e Mental do Ser Humano e os efeitos da produção de alimentos para o Meio Ambiente. * Idealizadora do Instituto Pedro Cozzi - Espaço DAR VIDA – (institutopedrocozzi.blogspot.com.br) * Livros sobre uma nova consciência ecológica: (http://alimentopuro.synthasite.com/livros.php) * Blogs: Alimento Puro: alimentopuro.blogspot.com Bio Culinária: bioculinaria.blogspot.com

Site: http://nadiacozzi.yolasite.com - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • cristiane iannacconi

    oi,
    eu tb organizo picnics ecologicos aqui no Rio p conscientizar as pessoas… dá uma olhadinha aqui e me diz o q achou… http://ciclicca.blogspot.com.br/search/label/3%20ECOPICNIC
    Bjão
    Cris

  • NadiaCozzi

    Puxa Cris muito legal seu picnic, organizado, bonito, cheio de crianças. Parabéns. Adorei sua iniciativa. Bjo. Quando fizer outro me manda que eu divulgo nos meu Blogs: 
    http://alimentopuro.blogspot.com.br/ e 
    http://institutopedrocozzi.blogspot.com.br/

  • Cida

    Parabéns pelo trabalho adorei. Trabalho com o Projeto APE “Ações Preventivas na Escola” dentro do Programa Escola da Família, do Governo do Estado de São Paulo , escolas abertas nos finais de semana para a comunidade com ações contemplando quatro eixos: cultura, esporte, qualificação para o trabalho e saúde onde o APE atua. Gostaria de compartilhar com vocês esta ação dentro das escolas nos finais de semana. As escolas que atuo ficam no sub distrito do Ipiranga.
    Desde já agradeço
    Maria Ap. Miranda
     

  • NadiaCozzi

    Oi Cida, obrigada querida, compartilhe sim, vou gostar muito. Se puder quero até mesmo visitar seu Projeto, ok? Bjo

  • Pingback: Pic-Nic promove trocas de sementes, mudas e ideias ecológicas | CONTEM()