• FEED

Guilherme Augusti Negri

A Mata Atlântica em todo o seu esplendor – Conheça a Reserva Natural Salto Morato

25 jan 2012 - Por em Vida Verde

Reserva Natural Salto Morato

A Mata Atlântica originalmente percorria o litoral brasileiro de ponta a ponta, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul e ocupava uma área de aproximadamente 1,3 milhão de quilômetros quadrados.

Era considerada a segunda maior floresta tropical em ocorrência e importância na América do Sul, sendo comparável apenas a Floresta Amazônica.

Em função do desmatamento, mais de 90% da Mata Atlântica foi destruída e encontra-se hoje extremamente reduzida. É considerada uma das florestas tropicais mais ameaçadas do globo.

Apesar disto nas áreas que não foram devastadas a biodiversidade de seu ecossistema é uma dos maiores do planeta.

Reserva Natural Salto Morato


Localizada na Mata Atlântica, a Reserva Natural Salto Morato é um lugar onde você pode conhecer de perto as belezas desse bioma e desfrutar de suas paisagens naturais em um passeio no qual o contato com a natureza encanta e ensina.

Reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, a Reserva Natural Salto Morato está localizada no mosaico de áreas protegidas Lagamar, entre o litoral paranaense e o litoral sul de São Paulo que representa o maior e mais conservado remanescente contínuo de Mata Atlântica do Brasil.

Em seus 2.253 hectares, a Reserva protege lindas paisagens como o Salto Morato, uma queda d’água de aproximadamente 100 metros e a Figueira do Rio do Engenho, cuja raiz forma um “portal” sobre os seis metros de largura do rio.

Assista o vídeo acima e conheça um pouco mais sobre a reserva (caso esteja lendo este artigo via RSS ou E-mail clique aqui para ver o video)

Confira algumas belas imagens da reserva:





Que tal visitar a reserva e presenciar estas imagens ao vivo?


Você quer ver bem de pertinho toda esta beleza? A Reserva Natural Salto Morato está aberta à visitação de terça a domingo e é uma ótimo opção de passeio para quem curte:

  • Caminhadas
  • Cachoeiras
  • Piscinas naturais
  • Acampar
  • Ter contato com a natureza

As opções de lazer agradam a todos os gostos: desde os aventureiros, que podem fazer trilhas e acampar em meio à floresta, até os mais sossegados que preferem desfrutar de piscinas naturais e cachoeiras. Tudo sempre com a companhia de plantas e animais de grande beleza e importância para nosso ecossistema.

E o bacana é que ainda é um passei barato! A entrada custa apenas R$7,00. Para os que preferirem acampar a diária custa R$10,00. Bacana né?

Como chegar e maiores informações

A Reserva está localizada a cerca de 20 quilômetros da sede da cidade de Guaraqueçaba e a 160 quilômetros partindo de Curitiba.

Horários: De terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h30
Telefone: (41) 3381-9671
E-mail: morato@fundacaogrupoboticario.org.br
Mais informações: Fundação Boticário

Sobre o Autor: Guilherme Augusti Negri ( @coletivoverde | G+ )

Guilherme Augusti Negri

Empreendedor com veia social e ambiental e músico por hobby. Fundador do Coletivo Verde.

Site: http://www.coletivoverde.com.br - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • Elzaclericuzi

    Com toda certeza esta Reserva é magnífica, tudo de bom, exemplo de como podemos desfrutar da natureza sem agredi-la, eu já me imagino aí, curtindo todos estes passeios e visualizando de perto a natureza intacta e preservada. 
    Todos os brasileiros precisam conhecer esta maravilhosa Reserva de Salto Morato, mesmo que seja só no virtual. Eu farei a minha parte, enviando este vídeo para os meus amigos.

    Nós agradecemos a natureza por este divino presente.

    Elza Clericuzi

  • Mare_htinha20

    ola meu nome e mare  eu moro em pgua vila gurani
    bom, ja estive ai no salto morato e so tenho uma coisa pra dizer e maravilhoso esse lugar
    incrivel…

  • Marciojose_jose

    Vamos proteger,quem sabe um dia todas as  pessoas tenham esta mesma conciencia

  • Dóris

    Pelo que pude ver com certeza e um lugar maravilhoso mesmo,temos que proteger a natureza ela e que nos faz  estarmos vivos.

  • Semírames

    Foi maravilhoso fazer este passeio virtual , algum dia estarei neste lugar sentindo esta natureza divina !