• FEED

Nadia Cozzi

Se as garrafas PET poluem o Meio Ambiente e os refrigerantes “poluem” o organismo, porque em vez de programas de reciclagem não temos programas de educação alimentar e sustentabilidade?

17 out 2016 - Por em Saúde e Alimentação

Muitas vezes já me perguntei isso. Todo mundo sabe que as garrafas PET poluem e cada vez mais se criam maneiras de reciclar e reutilizar esse material em peças que muitas vezes são … como dizer … de extremo mau gosto…

Eu fico pensando se eu ganhasse um troço desses o destino seria com certeza o lixo, ou seja voltaria a poluir mesmo, apesar do trabalho e do tempo perdido de quem promoveu ou criou a reciclagem..

Por outro lado como vocês estão cansados de saber, a maioria das bebidas que vem nessas garrafas são refrigerantes e sucos com quantidades alarmantes de açúcar, que fazem muito mal à saúde das pessoas. Ah …mas tem a água mineral que também vem nas PETs, são práticas de carregar, afinal precisamos tomar bastante água para que nosso corpo funcione bem.

Também já sabemos que as garrafas de água são feitas de plástico chamado politereftalato de etileno, o PET que quando aquecido solta dois compostos químicos: o antimônio e o bisfenol A. O primeiro é reconhecido como cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde. O segundo está relacionado à desregulação hormonal e a sérios problemas de desenvolvimento infantil.

Pesquisadores da University of Flórida testaram dezesseis marcas de água engarrafada mantidas a 70ºC por quatro semanas.Eles verificaram aumentos significativos nos níveis de antimônio e BPA que se transferiram do plástico para a água. “É preciso também prestar atenção em outras bebidas embaladas com PET, como o leite e o suco”, disse a pesquisadora-chefe Lena Ma, professora de ciências da água da universidade.Fonte: Huffpost Brasil

A cidade norte-americana de São Francisco, na Califórnia, baniu a venda de garrafas de água de uso individual a partir do dia 1º de outubro, depois de votação realizada no começo de março. Anteriormente, o município já havia proibido a utilização de sacolas plásticas.Após protestos e cobranças de ativistas, São Francisco se tornou a primeira grande cidade dos Estados Unidos a se mover em direção à proibição das garrafas plásticas.

A França também já proibiu a venda de copos, taças, pratos, talheres e outros utensílios descartáveis de plástico.As sacolinhas também já saíram de circulação. E no Brasil ainda continuamos utilizando montes de descartáveis nas escolas, empresas e festas em geral.

agua-saborizada-2

Porque não melhorar de uma só vez a alimentação e nossa consciência sobre a sustentabilidade? Aqui mesmo no Coletivo Verde já falamos sobre as águas aromatizadas, que matam a sede, são lindas e saborosas. Em vários lugares encontramos sucos naturais ou água de coco geladinha, do próprio coco. Porque não levar uma fruta? Uvas por exemplo.

Você pode fazer um carinho especial para o pessoal do escritório, que tal algumas jarras com água geladinha e ervas como hortelã, fatias de limão e laranja por exemplo. Quer levar no carro? Tem garrafinhas térmicas pequenas especiais para isso, ou então coloque em garrafas de vidro e leve ao freezer à noite (não esqueça de deixar um espaço para a bebida expandir quando gelada). Quando sair pela manhã tire do freezer que na hora de beber estará bem gelada.

Promova em sua Empresa o movimento “traga a sua caneca ou a sua xícara”, vamos ver quem tem o modelo mais diferente! Aposto que o dono da empresa vai adorar porque além de preservar o Meio Ambiente haverá uma redução considerável nos gastos com a manutenção da Empresa. Vai ter festinha? Providencie descartáveis sustentáveis feitos com fécula ou amido, ou mesmo aqueles tipo cristal que podem ser reutilizados.

Lembre-se quem vai mudar o Mundo é você, nossos filhos são nossos espelhos. Ninguém vai fazer no seu lugar, o futuro do nosso corpo e do nosso planeta dependem das nossas atitudes do presente. #partiumudança?

Imagens: Google e Pixabay

Sobre o Autor: Nadia Cozzi ( @nadiacozzi | G+ )

Nadia Cozzi

* Consultora de Alimentação Consciente e Desenvolvimento Pessoal. * Pesquisa desde 1994 a Agricultura livre de Agrotóxicos e o Ato de se alimentar e a Consciência de quanto ele interfere na Saúde Física, Emocional e Mental do Ser Humano e os efeitos da produção de alimentos para o Meio Ambiente. * Idealizadora do Instituto Pedro Cozzi - Espaço DAR VIDA – (institutopedrocozzi.blogspot.com.br) * Livros sobre uma nova consciência ecológica: (http://alimentopuro.synthasite.com/livros.php) * Blogs: Alimento Puro: alimentopuro.blogspot.com Bio Culinária: bioculinaria.blogspot.com

Site: http://nadiacozzi.yolasite.com - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário