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Sushi: comida fácil, rápida e nem por isso menos saudável

sushi

O sushi, o prato que melhor representa a culinária japonesa no Brasil, é um superalimento. É saboroso, uma comida fácil e rápida (ideal para as noites de domingo, quando você pode pedir um delivery de sushi em vez de um pizza bem mais calórica e menos saudável), e por conter ingredientes em sua maioria benéficos, é uma opção perfeita para quem quer seguir uma dieta balanceada.

Quase todos os ingredientes tradicionalmente consumidos no sushi estão repletos de benefícios à saúde: do arroz que serve como base à poderosa pasta de wasabi. Neste post, vamos contar um pouco mais sobre as propriedades de três dos principais ingredientes do sushi e, ao final, teremos uma receita simples e deliciosa de nigiri de salmão.

Arroz

O arroz é o alimento básico da dieta japonesa. É uma boa fonte de energia e proteínas. Muito utilizado por naturopatas para tratar distúrbios digestivos, o arroz pode ser de grande ajuda para tratar diarreias, por exemplo. O arroz branco altamente refinado tem menos nutrientes do que o arroz integral, mas isso não o transforma em um vilão.

Wasabi

Esta pasta verde, muitas vezes servida com o sushi é o equivalente japonês da mostarda. Pensado para limpar o paladar, o wasabi também pode ter benefícios para a saúde: há alguns compostos na pasta que podem ajudar a prevenir a cárie dentária. Além disso, também pode ajudar na prevenção do câncer e de coágulos sanguíneos.

Algas marinhas

Há séculos os japoneses consomem vegetais marinhos (1/4 dos pratos da culinária japonesa levam algum tipo de alga na receita). O consumo em grande quantidade fornece importantes minerais concentrados nas plantas. As algas são ricas em iodo, uma substância vital para a saúde da glândula tireoide, além de conter cobre, ferro, cálcio e magnésio.

Para que você comece preparar seu próprio sushi e assim garantir a boa procedência dos produtos, ensinaremos uma receita de nigiri de salmão, um tipo de sushi muito comum, que consiste em um pequeno monte de arroz com um fina fatia de peixe por cima. O tempo de preparo é de cerca de 20 minutos e a receita rende 10 porções.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de arroz para sushi cozido e temperado (se quiser deixar tudo mais fácil, vale investir em uma panela de arroz)
  • Salmão fresco, cortado em 10 fatias finas
  • Wasabi
  • Molho de soja para temperar
  • Gengibre em conserva para servir

 

Instruções:

Molhe as mãos e dê forma ao arroz temperado em 10 montes não muito grossos. Coloque um pouco de wasabi em cada fatia de salmão e, em seguida, coloque-os em cima do arroz de modo que o wasabi sirva para grudar o peixe no arroz. Pressione bem com as mãos para moldá-lo. Sirva imediatamente com o molho de soja e gengibre em conserva ao lado.

 

Sobre o Autor: Daniel Belalian ( | G+ )

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