• FEED

Dan Lima e Carol Guilen

Tecnologias sociais contribuem para a criação de produtos ecológicos

28 set 2012 - Por em Vida Verde

Você já ouviu falar em tecnologia social?

velopresso tecnologia social

Segundo a Wikipedia, um produto, método, processo ou técnica pode ser classificado como “tecnologia social” quando atender aos requisitos: simplicidade, baixo custo, fácil (re)aplicabilidade e impacto social comprovado.

É quando uma pessoa inventa uma forma simples de solucionar um problema social, facilitando a vida de muita gente, especialmente a população mais carente em termos financeiros.

solarkiosk tecnologia social

Os requisitos ‘baixo custo’ e ‘fácil (re)plicabilidade’ têm tudo a ver com o primeiro: ‘simplicidade’! Muita gente acredita – e somos dessas pessoas! – que ser genial tem tudo a ver com simplicidade. As idéias brilhantes são sempre simples em sua essência. E isso geralmente se consegue quando você pensa fora da “caixa”: Einstein já dizia que não se pode resolver um problema com a mesma mentalidade que o criou. A gente tem que procurar sair do paradigma (ou mapa mental) dominante para ter idéias realmente inovadoras. Mas isso não é fácil – por isso é considerado genial! haha, – e é por isso que é comum uma pessoa que não é da área solucionar um problema de forma mais genial que o profissional do ramo (veja uma pequena história que ilustra muito bem isso).

giradora maquina de lavar

Soluções simples são a grande sacada para resolvermos muitos problemas ecológicos e sociais. Um grande exemplo, que acabamos de encontrar e achamos o máximo, é essa máquina de lavar roupas movida a pedal! Super barata e fácil de fazer. A tecnologia social não deve ser patenteada, para atender a todos e todos poderem construir com o que tiverem em casa. Agora imagine quantas pessoas que não tem dinheiro para comprar máquinas e tanquinhos podem ser beneficiadas construindo ou conseguindo em ONGs esse produto!

Outra idéia brilhante, que, quem sabe, no futuro se torne viável, é a bicicleta de papelão!

O soro caseiro, as cisternas no semi-árido brasileiro, o projeto mães-cangurus e várias técnicas ensinadas pela Emater para agricultura familiar são bons exemplos aqui do Brasil.

Aqui também em terras brazucas, a Fundação Banco do Brasil tem um banco online muito legal de tecnologias sociais: http://www.fbb.org.br/tecnologiasocial/

Para quem lê inglês, várias idéias bacanas também podem ser encontradas no site http://www.springwise.com/ideas/
Inspire-se, crie, recrie e espalhe as boas idéias!

Sobre o Autor: Dan Lima e Carol Guilen ( @carol_guilen | G+ )

Dan Lima e Carol Guilen

Ele, advogado, ela, bióloga. Um casal de consultores em Sustentabilidade: dentro de casa é que começa o exemplo!

Site: http://donossoquintal.wordpress.com - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • parabéns pelo excelente artigo. a conscientização das pessoas em relação a sustentabilidade é muito difícil, mas é um caminho que deve ser seguido. temos que trabalhar para incluir o cuidado com o meio ambiente na nossa cultura. infelizmente até hoje as pessoas jogam lixo na rua. 
    http://energiamaiseficiente.blogspot.com.br/